sexta-feira, 29 de junho de 2012

Análise Semanal (25 a 29/06/2012)



Semana complicada com fortes perdas ao longo da semana, puxadas pelas ações do grupo EBX, destaque para OGX, mas que foram amenizadas nesta última sexta-feira, com o acordo de líderes europeus trazendo ânimo aos mercados.

Vamos aos números desta sexta-feira, tudo no azul:




Parte Gráfica:


Dow Jones:




Começa a desenhar uma linda tendência de alta. Falta muito pouco para consolidá-la. Basta o rompimento da resistência de 12.900; fechou muito próximo dela.




Índice Bovespa:


Afastou o perigo imediato da perda do suporte. Conseguem ver o imenso OCO (ombro-cabeça-ombro) desenhado?

Na quinta estávamos à beira do precipício. Felizmente o noticiário internacional ajudou e tivemos boa alta, fechamos com um forte marubozu de alta na máxima do dia.

Mas para consolidar o processo de melhora precisamos vencer a resistência da linha de tendência de baixa (LTB), linha inclinada desenhada em vermelho, antes da resistência principal de 57.600.

Vamos ver como se comporta no teste, mas já trouxe ânimo por aqui e um viés mais positivo.

Como todos sabem, estou começando a aprimorar a minha especialização e iniciando estudos para a parte fundamentalista a fim de complementar o meu CNPI, hoje como analista gráfico. Estou com a disponibilidade de tempo reduzida, mas estou passando várias informações e dicas ao longo do pregão via twitter. Sugiro que me sigam lá @lima_evandro



Bom fim-de-semana a todos!




sexta-feira, 22 de junho de 2012

Análise Semanal - Ibov e Dow



Dow Jones e Ibovespa trouxeram expectativa positiva para a próxima semana. Confiram as análises:




Dow Jones:


Deixou sinalização de fundo; confirma acima de 12.675 podendo iniciar uma nova pernada de alta, iniciando onda 3 e buscar a resistência de 13.300.



Índice Bovespa:


Deixou um estratégico doji em cima do segundo suporte de fibonacci de 55.000, que corresponde à retração de 50% do movimento iniciado em 52.485 até 57.600.

Caso confirme como novo fundo, acima de 56.000, pode iniciar onda 3 também, assim como o dow, e buscar a resistência de 59.500.

Como mencionei na última semana, estou começando a me preparar para a parte fundamentalista e complementar o meu CNPI, hoje como analista gráfico. Estou com a disponibilidade de tempo reduzida, mas estou passando várias informações e dicas ao longo do pregão via twitter. Sugiro que me sigam lá @lima_evandro


Bom Fim-de-Semana a todos!



sexta-feira, 15 de junho de 2012

Tudo Azul

Das bolsas que normalmente acompanho, todas fecharam no azul.

Com as eleições gregas no final de semana e expectativa de medidas de estímulo às economias europeias e americana pelos bancos centrais mundiais, os mercados responderam positivamente.

Vejam como fecharam:






Parte Gráfica:



Dow Jones:


Montou importante pivot de alta rompendo em um único pregão duas resistências. Mostra sinais de reversão de tendência e sugere brigar pelos 13.300 mais a frente.



Índice Bovespa:


Fez também um importante rompimento dos 55.700. Poderia ter feito como o dow e romper os 56.600, mas foi mais comedido.

De qualquer forma mostra também sinais de reversão e encerra a semana de forma positiva trazendo boa expectativa para a próxima semana.

Conforme comentei ontem, estou reduzindo as atualizações do Invista em Ações para semanais, a fim de poder me preparar para as provas de análise fundamentalista e poder complementar o meu CNPI; já consegui o CNPI-T de analista gráfico e pretendo me especializar também na parte fundamentalista.

Podem continuar me acompanhando no twiter: @lima_evandro



Bom fim-de-semana!



quinta-feira, 14 de junho de 2012

Informe

Pessoal, vou ter que puxar o freio de mão aqui no site.

Estou começando a me preparar para complementar o meu CNPI; já consegui o CNPI-T, (analista gráfico).

Parto agora para os preparativos para a parte fundamentalista e me tornar pleno.  Um analisa os efeitos e o outro as causas.

Assim sendo, as análises a partir de hoje passam a ser feitas semanalmente. Mas vocês não vão ficar na mão. Deixo aqui o meu twitter @lima_evandro que durante o pregão vou colocando aquilo que estou enxergando no dia, como também potenciais entradas na compra e venda do ponto de vista gráfico.

O dia de hoje terminou positivo com o dow e o ibov novamente alinhados e brigando pelo rompimento da resistência. Ibov se afastou um pouco, mas tá logo ali também perto.

Amanhã faço o balanço da semana!


Obrigado a todos!


quarta-feira, 13 de junho de 2012

Descolamento Positivo

Em um dia marcado por falta de medidas concretas na Europa, proximidade das eleições na Grécia e dados abaixo do esperado no mercado americano tivemos queda nas bolsas americanas, resultados mistos na Europa e alta por aqui, descolando positivamente com os mercados externos.

Confiram:





Parte Gráfica:



Dow Jones:


Devolveu parte da alta do pregão anterior.se afastando da resistência de 12.650 e deixando tudo indefinido. Tem suportes em 12.330 e 12.035.



Índice Bovespa:


Pregão de força com um bom volume financeiro e pressionando a resistências de 55.700. Mercado deixou o seu recado: "quer subir", mas sem ajuda lá de fora fica difícil progredir.

Neste momento a expectativa é positiva, mas ainda recomendo cautela até termos uma definição mais clara.


Até amanhã!






terça-feira, 12 de junho de 2012

Reação Positiva

A ausência de notícias negativas e rumores de medidas de estímulo adicionais pelos Bancos Centrais impulsionaram os mercados nesta terça-feira.

Vejam os números:





Parte Gráfica:



Dow Jones:


Voltou a apontar para cima se aproximando da resistência de 12.650. Mesmo que volte a recuar, tem um suporte interessante em 12.330. Caso deixe um fundo nessa região abre a possibilidade de montar um OCOi (ombro-cabeça-ombro invertido), figura de impulsão com implicação altista, ou seja, duas possibilidades positivas: rompimento da resistência de 12.650 e OCOi a partir de 12.330 contra uma negativa, que seria na perda de 12.330, onde volta a buscar 12.035.



Índice Bovespa:




Também voltou a apontar para cima e briga novamente pelo rompimento da resistência de 55.700, mas por enquanto só temos o viés positivo, pois enquanto não romper a resistência ou perder o suporte de 52.485, está indefinido.

Enquanto estiver nesta faixa, recomendo a manutenção da cautela e "tiros curtos" defendendo os trades com stops apertados.

BVMF3, OGXP3, PETR4 e VALE5 já estão analisadas. Confiram no site.


Até amanhã!




segunda-feira, 11 de junho de 2012

Topo ... Topo

Mercados abriram bem na segunda-feira, impulsionados pela notícia de ajuda à Espanha, mas ao longo do dia, preocupações acerca da eficácia das medidas fizeram com que os mercados virassem de mão. Europa ainda fechou dividida, mas EUA e Brasil fecharam em queda.

Vejam os números:




Parte Gráfica:


Dow Jones:


Fechou com um candle de topo e formou nova resistência em 12.650. Sugere iniciar uma congestão. Viés negativo e busca 12.035.



Índice Bovespa:


Chegou a se aproximar da resistência de 55.700 e deixou um candle de topo. Sugere congestionar entre 52.485 e 55.700. Viés negativo.


Mercado está difícil. Não tem uma direção clara definida; ora é comprador, ora vendedor. Trades curtos com stops apertados, mercado de trincheira até definir melhor, ou abaixo de 52.485, onde retoma a tendência de baixa buscando o suporte de 49.400, ou acima de 55.700, com um viés mais positivo.

Até lá, cautela nas operações.



Até amanhã!





sábado, 9 de junho de 2012

Compasso de Espera

Nesta última sexta-feira Europa devolveu um pouco da alta da sessão anterior, EUA ainda com pressão compradora e o nosso ibovespa meio em compasso de espera, apesar da alta, aguardando uma definição melhor dos mercados externos.

Vejam como os mercados mundiais encerraram a semana:





Parte Gráfica:



Dow Jones:


Voltou a pressionar a resistência de 12.575 praticamente anulando o candle de topo do pregão anterior, mas ainda não conseguiu rompê-la. Caso volte a ceder pode vir a se transformar em uma grande congestão, mas por enquanto a expectativa é de seu rompimento.



Índice Bovespa:


Pouca movimentação, esperava-se mais pelo ajuste do dia anterior em que esteve fechado. Ainda permanece em tendência de baixa, embora apresente um viés de alta neste momento. Dow Jones rompendo a resistência pode ajudar a dar um gás no ibov.

Por outro lado, se voltar a ceder pode remetê-lo de volta para baixo, retomando a tendência de baixa em curso.


Bom fim-de-semana a todos!


quarta-feira, 6 de junho de 2012

Forte Repique

Bom humor prevaleceu nos mercados nesta quarta-feira com as medidas de estímulo e liquidez anunciadas pelos principais bancos centrais mundiais.

Confiram os números do dia:




Parte Gráfica:


Dow Jones:


Forte marubozu de alta confirmando com convicção o sinal de fundo deixado na segunda-feira. Está indo buscar a resistência de 12.575. Permanece ainda em tendência de baixa, mas demonstrou forte pressão compradora.



Índice Bovespa:


Forte repique, mas não um simples repique. Notem que nas últimas sinalizações de fundo, em 31/05 e nesta quarta-feira a alta foi acompanhada de volume acima da média, o que é um sinal positivo para o ibov. Reversão à vista? Os preços ainda não sinalizaram, mas o volume começa a demonstrar a entrada de pressão compradora.

Amanhã, bolsa fechada pelo feriado de Corpus Christi, só retornamos na sexta-feira.


Bom feriado a todos!



terça-feira, 5 de junho de 2012

Decepção

Um clima de decepção pela falta de decisão dos líderes do G7 amenizado por indicadores acima das expectativas do setor de serviços do mercado americano deu o tom dos mercados, que operaram mais uma vez com pouco volume e direções opostas.

Vejam o comportamento das bolsas no mundo:




Parte Gráfica:


Dow Jones:

 

Tentou, mas ainda não conseguiu confirmar o sinal de fundo deixado no pregão anterior, mas ainda mantém essa expectativa e pode tentar um repique.


Índice Bovespa:


Depois de uma série de testes no suporte de 53.200, acabou perdendo-o hoje e já está pressionando o suporte seguinte em 52.300. Retomou a tendência de baixa e está muito próximo de entrar na região de vendas mais pesadas, caso perca este próximo suporte. Se isso acontecer, o próximo somente está em 49.400.

Novamente estão favorecidas as vendas e compras requerem uma atenção redobrada.



Até amanhã!

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Sentidos Opostos

Mercados nesta segunda-feira fecharam em direções opostas e com um volume abaixo da média.

Alguns fatores contruibuíram para isso:

  • indefinição na Zona do Euro
  • indicadores americanos abaixo do esperado
  • feriado no Reino Unido
  • rebaixamento da nota de rating do próprio Reino Unido pela Egan-Jones
Vejam como ficaram as bolsas pelo mundo:




Parte Gráfica:



Dow Jones:



Acabou deixando um sinal de fundo (martelo) e pode iniciar um repique dentro de sua tendência de baixa. Caso confirme pode ajudar a impulsionar o ibov, analisado a seguir.


Índice Bovespa:


Começou bem, chegou a estar subindo pouco mais de 1% tentando se afastar do suporte de 53.200, mas acabou cedendo no final fechando no zero-a-zero.

De qualquer forma demonstra que não quer perder o suporte e tentar alguma recuperação. A confirmação do martelo deixado no dow poderia ajudar o ibov neste sentido.

Todavia quero lembrar que a tendência principal continua sendo de baixa e uma precipitação mais forte pode romper de uma só vez dois suportes seguidos: o próprio 53.200 e o seguinte em 52.300, pela sua proximidade deixando um grande espaço aberto até 49.400 que seria o suporte na sequência.

Até que se tenha uma definição melhor do quadro recomendo cautela nas operações.



Até amanhã!





sexta-feira, 1 de junho de 2012

Dia Pesado

Pessimismo reinou nesse último pregão da semana derrubando as bolsas mundiais com os indicadores refletindo o desaquecimento da economia global na China, EUA e Europa, além das preocupações com Grécia e Espanha.

Vejam o comportamento das bolsas pelo mundo:




Parte Gráfica:


Dow Jones:



Perdeu em um único pregão dois suportes seguidos, retomando a tendência de baixa e com um forte marubozu de queda. Tem agora o suporte intermediário em 11.950 e o principal em 11.770.



Índice Bovespa:



Está tentando se agarrar com unhas e dentes no suporte de 53.200. Se perdê-lo ainda tem o suporte seguinte próximo em 52.300. Perigo mesmo vem a partir deste ponto. A partir daí só tem suporte em 49.400.

Sem sinal de fundo, só mesmo com uma boa ajuda externa para tentar reagir. Se o mau humor persistir nos mercados externos na próxima semana provavelmente vai refletir no ibovespa.

E assim encerramos a semana. Gostaria de trazer boas notícias ou melhores expectativas, mas a situação mundial segue complicada e ainda sem uma solução razoável negociada.


Bom fim-de-semana!