sábado, 28 de julho de 2012

Sexta-Feira Gorda

Depois de um início de semana complicado, tivemos forte melhora nos dois últimos dias da semana, com o cenário externo ajudando, pela declaração de que o Banco Central Europeu fará o que for preciso para a manutenção da Zona do Euro.

Vejam como fecharam as bolsas nesta sexta-feira:





Parte Gráfica:


Dow Jones:



Finalmente retomou com força a tendência de alta com um forte rompimento da resistência de 12.960 e já se aproximou da seguinte, em 13.130. Fez um forte pivot de alta.



Índice Bovespa:



Em um único pregão fez dois importantes rompimentos: a linha de tendência de alta, linha inclinada desenhada em vermelho e a resistência de 55.490. E foi além, testou a resistência seguinte de 56.900, antes da principal em 57.600

Retomou com força o otimismo, embora ainda permaneça dentro de uma grande congestão entre 52.490 e 57.600, mas já com cara de acumulação, que seria o primeiro passo para começar a pensar em reversão de tendência para uma nova tendência de alta.

Lembro novamente que estou com disponibilidade de tempo reduzida, estudando análise fundamentalista. Quero complementar o meu CNPI, hoje CNPI-T, como analista técnico, para pleno e ampliar a minha capacidade de análise, entrando também nos fundamentos da empresa.

Convido a todos a me seguirem via twitter @lima_evandro onde passo dicas e informações sobre o mercado ao longo da semana.


Bom Fim-de-Semana a todos!

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Espanha Puxou Tudo para Baixo

O que estava traduzido em otimismo até a quinta-feira, virou novamente para pessimismo nesta última sexta-feira.

O mau humor dos mercados se concentrou em três pontos:

- pedido de socorro da cidade de Valência por Madri;
- previsão de PIB negativo para a Espanha em 2012;
- rebaixamento dos títulos soberanos espanhois.

Confiram como fecharam as bolsas pelo mundo:





Parte Gráfica:


Dow Jones:


Poderia estar bem melhor, mas se complicou. Teve a chance de montar pivot de alta na quinta-feira fechando acima de 12.960, onde consolidaria a sua tendência de alta.

Mas não o fez. Sentiu a resistência da mesma voltando forte nesta sexta-feira, confirmando topo e podendo iniciar uma grande congestão.



Índice Bovespa:


 
Lembrou-se nesta sexta-feira de uma velha conhecida, a linha de tendência de baixa principal do ibov, linha inclinada desenhada em vermelho.

Não bastasse a grande congestão em que se encontra, entre 52.270 e 57.600, tem ainda mais este obstáculo a superar.

E esta LTB novamente falou mais forte mandando o índice para baixo. O que era otimismo até quinta-feira voltou novamente a pessimismo. Situação bastante complicada de novo.

Quero lembrar mais uma vez que estou com disponibilidade de tempo reduzida, estudando análise fundamentalista. Quero complementar o meu CNPI, hoje CNPI-T, como analista técnico, para pleno e ampliar a minha capacitação.

Convido a todos a me seguirem via twitter @lima_evandro onde passo dicas e informações sobre o mercado durante a semana.


Bom fim-de-semana!

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Ufa!

Depois de uma semana complicada testando perigosos suportes na quinta-feira, finalmente um dia de alívio nesta sexta-feira ajudados pelos bons indicadores mundiais divulgados.

Vejam como fecharam as bolsas neste último pregão da semana:





Parte Gráfica:


Dow Jones:



Confirmou sinalização de fundo com convicção e sugere a retomada da tendência de alta. É uma tendência suave, quase uma congestão, pelos topos e fundos levemente ascendentes, mas está fazendo os zigue-zagues normais da tendência.



Índice Bovespa:


Já por aqui não temos tendência, estamos dentro de uma grande congestão entre 52.270 e 57.600, mas assim como o dow, confirmamos sinalização de fundo e adquirimos um viés de alta novamente.

Quero lembrar mais uma vez que estou começando os estudos para aprimorar a minha especialização, hoje na parte técnica, como analista gráfico, partindo para a parte fundamentalista, a fim de complementar o meu CNPI.
 
Estou com a disponibilidade de tempo reduzida, mas estou passando várias informações e dicas ao longo do pregão via twitter. Sugiro que me sigam lá @lima_evandro.


Bom fim-de-semana!
 
 

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Tudo Indefinido, Pelo menos por Aqui

Mercados pesaram no dia de hoje. Pessimismo com o desaquecimento da economia global somado aos dados fracos de emprego do mercado americano, que vieram abaixo das projeções, derrubou as bolsas mundiais.

Vejam os números:





Parte Gráfica:



Dow Jones:



Este segue tranquilo. Mesmo cedendo neste último dia da semana, já tem tendência de alta consolidada, com topos e fundos ascendentes, fazendo os zigue-zagues normais da tendência.




Índice Bovespa:



Já não dá para dizer o mesmo do ibov. Não conseguiu superar a resistência de 57.600 e deixou tudo indefinido, dentro de uma grande congestão, entre 52.270 e 57.600 e ainda com uma resistência intermediária em 56.700.

Não preocupa muito por enquanto. Está com certa distância do perigoso suporte de 52.270, cuja perda "dispara" um grande OCO (ombro-cabeça-ombro), figura de queda com implicações baixistas.

Gostaria que a correção tivesse se iniciado pós-rompimento dos 57.600, mas não foi o que ocorreu e temos que "dançar conforme a música".

Quero lembrar mais uma vez que estou começando os estudos para aprimorar a minha especialização, hoje na parte técnica, como analista gráfico, partindo para a parte fundamentalista, a fim de complementar o meu CNPI.

Estou com a disponibilidade de tempo reduzida, mas estou passando várias informações e dicas ao longo do pregão via twitter. Sugiro que me sigam lá @lima_evandro.



Bom fim-de-semana a todos!