Semana começou bem, deixando um sinal de fundo no ibovespa, sugerindo a retomada da alta, mas foi aquele "me engana que eu gosto".
Anulamos o sinal na sexta e prosseguimos descendo a ladeira intensificando a correção ao longo da semana.
Nesta sexta-feira não foi diferente: notícias ruins vinda dos bancos espanhóis, que vão precisar de ajuda extra somado aos indicadores fracos americanos, que vieram abaixo das expectativas, derrubaram a maioria das bolsas mundiais como podem ver abaixo:
Vamos ver agora como estão os gráficos dos dois principais mercados: dow jones e o nosso ibovespa:
Começando pelo dow:
Percebam que o dow, apesar da sinalização negativa deixada no último pregão ainda mantém a tendência de alta principal, com topos e fundos ascendentes e está tentando deixar um fundo em 13.410. Se ceder um pouco mais, tem logo abaixo o primeiro suporte em 13,330 e ainda um pequeno fundo em seguida em 13.250 que também serve de suporte, ou seja, o que não faltam são pontos de sustentação para interromper a correção e retomar o movimento altista.
E agora vamos ao nosso ibovespa:
Já o ibov está mais pesado, ainda corrigindo forte, mas acima da linha de tendência de alta principal, linha inclinada desenhada em verde, que serve como primeiro suporte e 57.600, logo abaixo, como suporte seguinte. Embora ainda sem sinal de fundo, a expectativa é de que retome a tendência de alta a partir de um desses suportes.
Perceberam alguma coisa diferente? Como costumo ilustrar meus comentários com gráficos, aumentei a largura da página para que possa encaixá-los melhor e mostrando mais pontos. Os gráficos dos posts passados não tem como mexer mais, mas daqui pra frente passarei a mostrá-los nesse novo formato.
Comecei a segurar um pouco as sugestões de compra até que o mercado adquira um pouco mais de consistência retomando o movimento de alta, mas no final da última sexta-feira acabei vendo uma boa possibilidade de compra em Arezzo (ARZZ3) com entrada em 26,00, alvo em 40,00 e stop em 34,95 e também em CCR (CCRO3), que fez um belo rompimento de congestão além da linha de tendência de baixa de curto prazo, o que sugere retomar a tendência de alta de médio e longo prazo. Pode buscar 21,20 com stop em 17,40.
Não quero que tomem estes exemplos como uma indicação, mas apenas como mais uma opinião pessoal sob o meu ponto de vista. Sugiro que peguem os seus gráficos, analisem e aí sim, possam tomar suas decisões.
De segunda a sexta toco o fórum pela Corretora Rico, sugiro darem uma passada por lá para conhecer os seus diferenciais, estrutura de apoio e ferramentas disponibilizadas. Quem quiser me seguir pelo twitter aqui vai @lima_evandro.
Bom fim-de-semana!