Hoje começo a postagem de uma maneira diferente da habitual. Coloquei um tema forte que mexe com a cabeça de todo mundo.
O conceito de Rico pode ser interpretado de muitas formas distintas, mas independente da interpretação de cada um, riqueza, falando em termos monetários só se torna completa se vier acompanhada de saúde, amor, harmonia e daí resulta em felicidade plena.
E qual o primeiro passo para ficar Rico, falando ao pé da letra, em termos monetários, sem considerar aqueles que já nasceram ricos, ganharam na loteria, vamos dizer, por sorte?
O primeiro passo começa aqui na nossa mente, o desejo de ficar rico, ou seja, o emocional.
Aí surgem várias alternativas, como por exemplo abrir um negócio próprio, diferenciado daqueles que existem no mercado, inovar em sua empresa se for um colaborador, o que vai resultar em ascensão profissional.
Mas tem uma outra maneira também de começar a ganhar dinheiro, investindo e não simplesmente poupando. Precisa assumir riscos, mas riscos que possam ser mensurados e calculados em troca de um bom retorno, ou seja, joga as chances maiores de sucesso a seu favor.
Um veículo excelente para isto é a bolsa de valores, BM&F Bovespa de São Paulo, conhecido como mercado de ações, renda variável.
Com disciplina, trabalho emocional e estudo de técnicas operacionais podemos conseguir ganhos consistentes no mercado.
O primeiro passo falei acima, o segundo é procurar entender o que está acontecendo com o mercado, não digo noticiário em si, embora seja também bom estar informado de tudo o que está se passando, mas quero dizer olhar para um gráfico de preços, onde estão refletidas todas as opiniões em um determinado momento, consenso do mercado e "ouvir" o que o mercado está dizendo para não "andar na contramão".
Na última sexta-feira o ibovespa fechou em baixa. O que isso significa? Vai continuar a cair? Vai subir? Veja o vídeo abaixo:
Quem nunca operou, talvez tenha assistido ao vídeo sem entender absolutamente nada ou quase nada, mas isso não é importante agora e sim, o recado principal, que é: o mercado nos diz o que está acontecendo e como "médicos" entre haspas mesmo, a partir dos sintomas, conseguimos fazer um diagnóstico do que está se passando.
Entendendo o mercado, podemos ir adiante e começar a olhar os ativos que são negociados individualmente, olhar para onde estão seguindo e procurar "pegar carona" em seu movimento.
Veja um exemplo de como analisar um ativo e poder traçar uma estratégia jogando as chances de sucesso a seu favor:
Não tenho bola de cristal, o mercado é soberano e a decisão final é sempre dele, mas aprendendo a enxergar e interpretar o que está se passando aumenta as chances de acertar o lado certo e aí, vai começar a ganhar dinheiro e lá na frente ... vai ficar Rico.
Na minha forma de enxergar, conhecimento tem e deve ser compartilhado. Na corretora em que trabalho, Rico.com.vc, onde sou o analista responsável pelo fórum, tenho uma planilha com as operações que vou identificando diariamente e divulgo-as lá, não é uma carteira.
Tenho o controle delas desde 21/05/2012 e está com uma rentabilidade acumulada de mais de 400% até o último fechamento do mercado, soma algébrica de todas as operações encerradas entre positivas e negativas. Sorte? Não, chamo de estratégia, disciplina e controle emocional.
E quero te passar a minha experiência, a minha forma de analisar e interpretar o mercado. E você não vai precisar sair de casa.
Estarei ministrando um curso online pela internet nos próximos dias 29 e 30/10/2012 das 20h às 22h. Tem o link abaixo a partir da imagem:
Vou sair expert após o curso? Seria hipócrita se dissesse que com apenas 4h de curso, vai conseguir a experiência de meses ou principalmente anos de mercado, mas tenha a certeza que estará dando um grande passo nesse sentido. Vai sair de lá com aquele start, aquele click que precisa para começar a planejar e executar suas operações com segurança e tranquilidade emocional. O resto virá depois.
Um grande abraço,
Evandro Lima
Te espero lá!