sexta-feira, 26 de abril de 2013

Cenário de Fraqueza Pode Voltar

Depois de alguns dias de boa alta, ibovespa acabou confirmando dupla sinalização de topo e corrigiu forte sugerindo retomá-la, veja gráfico abaixo:
 

E agora? O que faço?
 
Bom, a primeira coisa a fazer se estiver comprado é apertar os stops, se possível.
 
E não dá pra operar?
 
Dá, mas não adianta querer brigar contra o mercado. Índice está em tendência de baixa e assim, operações na ponta de venda tendem a ser mais favorecidas.
 
Mas como posso vender algo que não comprei?
 
Resposta: Através do aluguel de ações é possível tomar ações emprestadas por um período, negociá-las no mercado e depois encerrar o aluguel e devolvê-las. As taxas de aluguel costumam ser bem atrativas e você só paga proporcional ao tempo que fica com o ativo. Converse com a sua corretora.
 
Pra operar só precisamos de uma coisa, tendência. Tendo tendência as operações saem. O que não dá pra fazer é ficar dando murro em ponta de faca em mercado congestionado.
 
Se quiser me seguir no twitter @lima_evandro
 
 
Até a próxima!
 

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Momento Difícil

De uns tempos pra cá tá muito difícil emplacar uma boa operação tanto de curto quanto de médio prazo.
 
Motivo: fortes inversões de direção no início da operação têm provocado o acionamento de stops.
 
Mercado está bastante nervoso e quando pensa que vai numa direção, inverte o sentido de um dia para o outro.
 
Assim, não emplaca nem compra nem venda e as poucas que sobram, depois de um tempo, ficam paradas ou começam a recuar "fugindo" do objetivo.
 
E o que fazer então?
 
Uma saída é ficar de fora do mercado, mas mesmo com toda essa inconsistência, tenho conseguido me defender bem com day-trades.
 
Assim mesmo, tem que ser rápido e muitas vezes zerar antes do objetivo quando "sentir" que pode começar a voltar.
 
Pra quem quiser conhecer um pouco mais do que estou fazendo ou mesmo aprimorar as suas técnicas de day-trade, vou fazer no próximo dia 20, um curso online de 4 horas de duração especialmente sobre day-trade.
 
Não quero ficar muito na teoria e sim ir logo para a parte prática mostrando nas situações reais dos últimos pregões em como se beneficiar delas.
 
Se interessou? Entre no site da Rico www.rico.com.vc e dentro da guia Aprenda, entre na parte de Cursos que tem todas as informações.
 
 
 
 
Fica o convite!
 
Um abraço!
 

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Teoria do Contrário

Tenho observado nos últimos pregões, aliás já faz um certo tempo, uma mudança no comportamento dos preços em muitos ativos dificultando muito aquelas operações conhecidas como swing-trade.
 
Por que estou dando este nome?
 
Primeiro vamos definir o que é swing-trade. É um tipo de operação visando retorno em poucos dias ou poucas semanas, mas normalmente inferior a 1 mês.
 
Por serem operações curtas baseiam-se em sinais de fundo ou topo, dependendo da direção da operação e normalmente pelo gráfico diário, ou rompimentos de suporte ou resistência.
 
A análise gráfica convencional nos dá esses sinais ou mostra os rompimentos e através de diversas técnicas conseguimos projetar objetivos e definir stops para minimizar perdas, caso o movimento não ocorra na direção que imaginamos.
 
Porém ultimamente têm ocorrido uma série de sinalizações falsas, ex.: papel sinaliza fundo sugerindo compra e no dia seguinte inverte o sentido ou vice-versa.
 
Também diversos rompimentos têm ocorrido corroborando tendências. Aprendemos através da análise gráfica que devemos operar a favor da tendência. Assim, ocorrendo o rompimento temos sinal verde para entrar na operação, mas no dia seguinte tudo vira de cabeça pra baixo de novo.
 
Qual a consequência pra tudo isso? Uma sucessão de stops seguidos e nada emplaca, pois estes movimentos tanto pra cima quanto pra baixo não ganham consistência.
 
Por tudo isso estou chamando situações como essas, que têm sido bastante comuns, de "Teoria do Contrário".
 
Gráfico manda vender, devemos comprar. Mandou comprar, vamos vender. Falar assim é fácil, mas na prática não é. Tendemos a respeitar e seguir o que o gráfico está nos mostrando.
 
E como nos prevenir dessas falsas entradas?
 
Não tenho a resposta pronta, mas tenho algumas sugestões:
 
1) trabalhar com períodos mais longos, como por exemplo o gráfico semanal e stops mais folgados para absorver melhor as oscilações de curto/curtíssimo prazo.
 
2) fazer day-trades, já que os swings não emplacam, mas assim mesmo tem que ser rápido no gatilho, pois mesmo no intraday, inversões radicais têm acontecido.
 
Acredito que em breve tenhamos algum indicador novo que nos sinalize mudanças potenciais de direção. Também estou pesquisando a respeito e fazendo minhas observações, mas enquanto isso, uma atenção a mais deve ser dada nos estudos.
 
Sigam-me no twitter @lima_evandro
 
 
Até a próxima!