Mercado continua complicado por aqui, falando do ibovespa. Índice segue setado na venda, em tendência de baixa e cada vez mais ganhando corpo com a figura de baixa desenhada no gráfico semanal.
Na última sexta-feira consolidou a perda do suporte de 47.800, dando mais corpo à figura de queda, que pode nos levar ao suporte de 35.720, de março de 2009.
No curto prazo, até tenta reagir. Tem deixado algumas sinalizações de fundo recentes, mas a forte linha de tendência de baixa (ltb) que formou, não dá chance para que os repiques se efetivem.
A última tentativa de fundo ocorreu na quinta-feira (20/06), onde apresentou ótima recuperação intradiária, mas novamente foi remetido pra baixo pela mesma ltb nesta sexta.
Assim fica difícil, mas mesmo com o mercado complicado pra operar ainda é possível encontrar ativos bem configurados, como por exemplo SUZB5, que fez bom rompimento de congestão no último pregão e retomou a tendência de alta.
Pode ser por exemplo uma alternativa de compra, mas cada um deve avaliar para tomar as suas próprias decisões.
E tem mais ativos, só que precisa "garimpar" e ser bastante seletivo nas escolhas, não esquecendo também que dá pra operar vendido, através do aluguel de ações (BTC).
Bem, ainda não sabemos onde está o fundo do poço, mas sabemos que este já está fundo. Saídas existem e alternativas também. Como não podemos individualmente impor este ou aquele rumo, temos que remar conforme a correnteza e com olhos atentos.
Sigam-me no twitter @lima_Evandro
Até a próxima! Ah e não esqueçam de conferir a seção de análises do site com as principais blue chips do índice!