sábado, 24 de agosto de 2013

Como Desenvolver Estratégias Vencedoras

Este ano estamos atravessando muita turbulência no mercado. O ano começou bem, mas logo começou a fraquejar, ameaçou se recuperar, fraquejou de novo e assim está seguindo.
 
Já estamos terminando o mês de agosto e até atravessando um bom momento no curto prazo, mas ainda não o suficiente pra dizer que começa a reverter o quadro de fato.
 
A bolsa continua no terreno negativo com 14,36% de perdas acumuladas e parece difícil acreditar numa virada até o final do ano.
 
Para um ano em queda o tipo de operação recomendada é na ponta de venda, mas para muitos é complicado operar neste sentido.
 
Na cabeça da maioria o natural é comprar alguma coisa, esperar se valorizar pra depois revender com lucro.
 
Muitos que operam então desta maneira têm sentido dificuldade em auferir ganhos na bolsa, pois estão na contramão do mercado, mas saibam que mesmo com o mercado difícil e fazendo apenas operações na ponta de compra é possível conseguir um resultado favorável.
 
Tenho uma carteira gráfica que só opera neste sentido e no ano de 2013, até o dia 23/08/2013, acumula 20,89% de ganhos, rentabilidade bruta entre operações abertas e encerradas.
 
E como conseguir isso? Através do desenvolvimento de estratégias vencedoras como tenho chamado.
 
Neste ano difícil que estamos atravessando não basta simplesmente traçar uma estratégia com objetivo e stop e deixá-la correr por si só até o fim.
 
É preciso fazer ajustes depois que a operação se iniciou e rever os parâmetros iniciais. O mercado está instável e muitas vezes uma operação que começa bem muda repentinamente de direção e é aí que temos de atuar pra não deixar lucro se transformar em prejú.
 
A análise técnica já não é mais privilégio de poucos e assim temos muitos traders apostando na mesma direção e os grandes players detectam essas movimentações e acabam plantando armadilhas. Se não ficarmos atentos a elas caímos que nem patinhos e aí nosso lucro que estava começando a se formar vai todo pelo ralo.
 
Precisamos enxergar o algo mais e sentir o mercado.
 
Pra quem já opera no mercado e tá tendo essa dificuldade faço um convite, dia 31 de agosto agora, vou ministrar um curso: Aprenda a Desenvolver Estratégias Vencedoras de Trade
 
 
 
Será online, assim ninguém precisará sair de casa.
 
Quem tiver interesse clique no link acima onde fiz um vídeo de chamada do curso.
 
Quero passar pra vocês esse algo mais.

Não esqueçam de conferir a seção de análises do site onde atualizo diariamente os principais papeis do IBOV e quem quiser também pode me seguir pelo twitter @lima_evandro
 
 
Até a próxima pessoal!
 
 

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Repique ou Tendência de Alta?

Nas duas últimas sessões da semana que se encerrou Ibovespa subiu forte e montou um importante pivô de alta conseguindo um fechamento acima da resistência de 49.670.

 
Repique ou tendência de alta?
 
A resposta depende da lupa que utilizar. Olhando pelo gráfico diário iniciou tendência de alta, mas pegando o semanal é repique.


Independente de como quiser classificar, ambos passam o mesmo recado, liberam espaço pra cima.
 
Voltando ao gráfico diário, tem espaço pra buscar a faixa entre 53.000 a 54.000, mais ou menos onde passa a média móvel de 200 períodos, que costuma funcionar como um divisor de longo prazo.
 
Pode favorecer a abertura de posições compradas no curto prazo com acompanhamento de perto, esquecendo das vendas por enquanto.
 
Ultimamente não tenho conseguido muito tempo pra atualizar os posts, mas tenho sempre atualizado o desempenho das principais blue chips do índice, na sessão de análises.
 
Convido-os a passarem por lá diariamente. Também costumo postar no twitter. Quem quiser me seguir é só clicar @lima_Evandro
 
 
Até a próxima pessoal!