quinta-feira, 14 de março de 2013

Eventos Adiados

Na última postagem fiz um convite a vocês para ensiná-los a entender o sobe e desce das ações e também como operar com pouco capital.
 
Tinha reservado duas datas para os eventos, 16/03 e 23/03, mas as datas terão que ser revistas e provavelmente ficarão para meados de abril. Aviso oportunamente quando tiver-las definido.
 
Aproveitando o embalo, o que acharam do spinning top do ibov neste último pregão, em cima do suporte e da linha de tendência de alta?
 
 
Dá pra confiar nessa "tendência de alta"? Entre haspas mesmo porque os movimentos foram muito suspeitos, em cima de ações que não passam confiança.
 
Ademais as médias curtas começam a cruzar na venda e todo o movimento principal está abaixo da média de 200 tendo esta como resistência.
 
E se pegarmos o gráfico semanal tem uma simetria bem feia que se for confirmada tem implicações bastantes baixistas.
 
 
Mercado não está pra peixe!
 
 
Até a próxima!
 
 

segunda-feira, 11 de março de 2013

Recado Importante

Normalmente tô aqui fazendo uma análise do índice, discutindo o mercado ou falando de alguma coisa relacionada aos mercados.
 
Quem nunca operou acha que esse sobe e desce das ações é um cassino, sem lógica e é loucura tentar fazer qualquer coisa.
 
Outros que tão começando querem "comprar", mas o que e de que forma?
 
Quem nunca operou ou quem tá começando, saiba que esse zigue-zague tem uma lógica e entendendo essa lógica você pode aumentar muito as chances de ganhar. Como? Entrando no lado certo da operação.
 
E tem outros que até entendem um pouco desses movimentos, mas tem pouca grana e acham que não dá pra fazer nada. Pois saibam que dá e quero te mostrar como.
 
Faço um convite. Veja o vídeo abaixo:
 
 


Se vai entrar na arena, tem que estar preparado!


Até!

 

sábado, 9 de março de 2013

Reviravolta na Bolsa

Quando parecia que tudo que iria desabar, sem aviso de forma repentina, a bolsa brasileira, representada pelo ibovespa fez uma reviravolta e bastaram apenas dois dias para virar tudo de ponta-cabeça e reverter a tendência de baixa para alta.
 
O movimento repentino foi puxado por ações de grande peso e liquidez que estavam bastante depreciadas e reagiram muito forte. Um exemplo foram as ações do grupo EBX com expressivas valorizações.
 
Este movimento forte acabou indiretamente prejudicando ações menos líquidas, mas que vinham performando bem, com a migração de recursos destas para as mais líquidas, acabando distorcendo um pouco os movimentos.
 
Tudo deve se ajeitar e encontrar um ponto de equilíbrio. O mais importante é que a lição de casa foi feita e o índice bovespa finalmente conseguiu se alinhar com os mercados mundiais iniciando uma nova tendência de alta.
 
Ainda há muito a recuperar e boas oportunidades de compra devem aparecer, mas até que a transição esteja completa e os ativos tenham achado os seus pontos de equilíbrio, novas entradas devem ser vistas com calma.
 
Sigam-me no twitter @lima_evandro
 
 
Até a próxima!
 
 
 

sexta-feira, 1 de março de 2013

Segunda Pior Bolsa do Mundo?

Esta semana li uma matéria que mostrava o ranking das bolsas mundiais no ano de 2013.
 
Estamos em segundo lugar entre as piores, só perdendo para a Jamaica. Faz sentido?
 
Os números mostram isso, mas por que isto acontece?
 
Que temos problemas aqui, inflação em alta, juros ameaçando subir, retração nos investimentos, PIB encolhendo, é sabido, mas não é pra tanto.
 
A bolsa normalmente reflete a economia do país e temos consciência de que estamos muito melhor do que vários países considerados grandes.
 
Ocorre que o nosso índice está atrelado a ações de grande liquidez e peso alto em sua composição e estas têm sofrido muita interferência governamental e quando não, falta de resultados concretos.
 
Pode estar na hora de reformularmos a carteira teórica do índice colocando ações que representem melhor a nossa economia e que reflitam de fato a nossa situação interna.
 
O risco que corremos a permanecer como está é acabar desvalorizando ações de boas empresas puxadas por um "carro-chefe" que não espelha nossa economia.
 
Sigam-me no twitter @lima_evandro
 
 
 
Até a próxima!