Depois de muita pipocada pra lá e pra cá nosso índice IBOV finalmente se decidiu e foi pra baixo.
É verdade que nesses 02 últimos dias até subiu, mas já definiu o movimento principal, topos e fundos descendentes, ou seja, tendência de baixa.
Ruim? Depende. Se você olhar para a economia e para o país, sim, sem dúvida. Isto significa juros maiores, inflação mais alta, crise, desemprego, etc.
Mas o foco aqui é no mercado de ações e mais especificamente falando em trades.
E o que precisamos pra fazer boas operações e com mais consistência?
Simplesmente precisamos dela, da famosa tendência que tava difícil de chegar.
Sem tendência os movimentos são aleatórios, mudam muito de direção e daí pipoca stop pra todo lado.
Mercado finalmente mostra um rumo novamente, que desde 2010, infelizmente é de baixa, mas se trabalharmos a favor dela a chance de sucesso em nossas operações aumentam bastante.
E como trabalhar de forma inversa? Vender primeiro e comprar depois?
É simples. Através do aluguel de ações é possível fazer isso. Aluga-se o papel desejado através do BTC, mecanismo disponibilizado pela BM&F Bovespa para isso, vende-se o papel e depois o recompra, se possível mais barato. Encerra-se o aluguel, paga proporcionalmente ao período, normalmente as taxas são bem pequenas e embolsa-se a diferença venda - compra descontando o aluguel e mais as taxas normais de emolumentos e corretagem.
Mas deixo bem claro aqui que a minha torcida é e sempre será pra que o mercado suba, bom para o país, bom para a economia e bom para todos, mas remar contra a maré é mais difícil!
Sigam-me no twitter @lima_evandro
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário