Dados ruins no mercado de trabalho americano aliados com as eleições de França e Grécia no final-de-semana trouxeram pessimismo ao mercado.
Confiram o fechamento das bolsas mundiais:
Parte Gráfica:
Dow Jones:
Apesar da correção mais forte, esta ainda é considerada normal, na faixa entre 13.130 a 13.000 e está pouco acima de sua linha de tendência de alta de curto prazo; permanece em tendência de alta.
Índice Bovespa:
Retomou a tendência de baixa do diário.
Vamos desenvolver um pouco mais o tema:
- Primeiro quero lembrar um pouco o conceito de suporte e resistência. São regiões onde o gráfico de preços costuma reverter o movimento; quanto maior o número de toques mais forte é o suporte ou a resistência. Assim seguindo esse critério temos a resistência em 63.040 e o suporte real ou mais forte em 61.290; 60.900 ou 61.000 e 63.300 são também suportes e resistências, porém mais fracos. Concentro-me nos mais fortes.
- Tendência: tendência é feita de topos e fundos, no caso da de baixa, descendentes. Se olharem atentos o gráfico vão perceber um movimento de zigue-zagues descendentes. Vou detalhar os últimos movimentos que mostram que retomamos a tendência de baixa no diário. Topo em 65.500, fundo em 61.290, topo em 63.300, fundo em 60.900, topo em 62.500 e hoje fechando ao nível de 60.800 montando um pivot de baixa e retomando a tendência de baixa. Perceberam?
Ibov definindo o movimento fica melhor para alinhar nossas operações. Está definindo na venda; preferiria na compra, mas o mercado está mostrando esta direção. Com esse cenário as operações na ponta de venda ficam mais favorecidas. Vários papeis com figuras de queda desenhadas estão acionando entrada nesta direção. Exs.: com PETR4 e GGBR4 que perderam suportes importantes no dia de hoje. Tem mais ativos com figuras pesadas de queda desenhadas.
Não adianta querer brigar contra o mercado, este é soberano e se quisermos obter maior chance de sucesso em nossas operações devemos trabalhar a favor da tendência.
Compras devem ser vistas com mais cautela e estopes mais apertados nas operações em curso. Para operar só precisamos de um ingrediente, tendência e esta está voltando novamente.
Não esqueçam de conferir as análises com BVMF3, OGXP3, PETR4 e VALE5 na seção de análises do site.
Bom fim-de-semana a todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário