Pegando carona na última postagem onde falei de suportes e resistências importantes podendo gerar oportunidades de entrada contrárias ao movimento principal, estou notando também diversas outras operações rompendo esses pontos importantes sugerindo que o movimento principal de fato dará continuidade com um candle de confirmação no dia da suposta entrada.
Ocorre que no dia seguinte acaba acontecendo movimento contrário à suposta entrada do dia anterior e inicia repique e ainda, por utilizar stops mais curtos, a suposta compra ou venda acaba acionando-os sem que a tendência principal de fato reverta.
E por que isso acontece? Análise técnica não funciona mais?
Em primeiro lugar, análise técnica não é bola de cristal, apenas indica o lado mais provável para onde os preços devem se movimentar.
Porém, diferentemente do passado, onde não havia computadores e nem plataformas gráficas e muito menos robôs, os movimentos eram mais previsíveis.
Hoje com tudo isso à disposição para nos facilitar a vida e ampla disseminação da análise técnica em si, "todos" querem ganhar. Só que se todos apostarem em uma única direção os negócios não saem porque não existirá a outra ponta para fechar o negócio.
Qual a saída então? Burlar a conhecida AT do conhecimento da maioria dos traders e criar falsas entradas com falsos rompimentos através da tecnologia disponível e desde que se disponha de capital para isso, grande, de modo a fazer com que os preços em um curtíssimo prazo tendam à direção desejada.
Uma vez "plantada" a armadilha e acionada, faz-se justamente o contrário no dia seguinte e começa um movimento inverso ao do dia anterior. Quem entrou acreditando que o movimento principal da tendência daria segmento, começa a ver os preços se movimentarem em sentido contrário, se desfazendo de suas posições e fazendo com que os preços continuem a caminhar na direção contrária (repique).
Em determinado ponto, é claro, este movimento perde força e retorna à direção original, mas aí quem entrou lá embaixo ou lá em cima já consegue sair com um bom lucro.
E como nós, muitas vezes chamados de "sardinhas" podemos não cair nessas armadilhas?
Não tenho a resposta pronta, mas estou estudando.
Em primeiro lugar fica difícil distinguir se é um rompimento real ou falso. Ainda mais porque se tiver "robô" na "parada", os indicadores podem corroborar a falsa entrada.
Assim, melhor evitar entrar no dia do rompimento deixando para entrar no dia seguinte, mas assim mesmo fazendo um detalhado acompanhamento no gráfico intradiário. Começou a trabalhar em sentido contrário pode ser um indício que as coisas poderão fluir de forma oposta ao pensamento do dia anterior.
Análise técnica continua válida, mas precisa de alguns ajustes sutis, mas que podem fazer a grande diferença.