Semana até que começou bem, até terça-feira, com a expectativa de reeleição do presidente Obama que acabou se confirmando.
A notícia foi bem recebida pelos mercados até o início da manhã de quarta, mas a partir daí, a divisão entre republicanos e democratas, o abismo fiscal dos EUA e mais os problemas comuns à Europa trouxeram à tona o pessimismo novamente.
Nesta sexta-feira, notícias de melhora da economia chinesa atenuaram um pouco as preocupações, mas não o suficiente para devolver o otimismo aos mercados, que apresentaram no geral muita volatilidade.
Confiram como fecharam as principais bolsas mundiais:
Vamos agora ver como estão os índices Dow Jones e Ibovespa na parte gráfica:
Dow Jones:
Está com a situação gráfica bastante complicada. Além de ter retomado a tendência de baixa com a perda do suporte de 13.040, acionou concomitantemente uma figura de queda, OCO (ombro-cabeça-ombro), que pode levar o índice americano até a região de 12.500.
Entretanto, depois de perder sucessivos suportes, conseguiu se segurar acima do suporte de 12.780 deixando um candle de indefinição, spinning top.
Por conta das fortes quedas e do suporte, pode eventualmente iniciar algum repique.
Índice Bovespa:
A situação do ibovespa é parecida com a do dow, pegando os últimos dias da semana. No entanto tem apenas a possibilidade de retomar a tendência de baixa e possível OCO, pois não não perdeu o suporte que confirmaria tal situação; precisaria vir abaixo de 56.580/56.200.
E ainda, caso o dow inicie repique e o ibovespa o acompanhe, tem até a possibilidade de iniciar tendência de alta mais à frente, pois confirmaria um fundo ascendente e rompendo na sequência a resistência de 59.500, confirmaria tal tendência.
Os próximos movimentos podem ser decisivos.
Sigam-me no twitter @lima_evandro
Bom fim-de-semana!
Nenhum comentário:
Postar um comentário