Fiz uma pausa na atualização dos posts. Estava de férias após a passagem da época de festas e estou retornando agora.
Janeiro se foi e foi um mês negativo para a bolsa brasileira, que já acumula no ano 7,5% de perdas, mas para os seguidores de tendência, tudo normal. Desde 2010 o ibovespa se apresenta dentro de uma leve tendência de baixa e o gráfico mensal ao final de 2013 sugeria a sua retomada após um processo de repique.
A expectativa é de termos um primeiro semestre difícil podendo voltar a testar o patamar de 44.000 pontos, marca atingida em julho de 2013.
O momento difícil contudo é favorável a 02 tipos de investidores: o de longo prazo, que pode começar a encontrar ativos de boas empresas com preços descontados e também o investidor de curto prazo, apostando na venda alinhado com a atual tendência.
Neste sentido montei uma carteira gráfica direcional pela corretora em que atuo, Rico, convido-os a conhecerem. Esta já acumula no ano 4,5% de ganhos (posição de 31/01/2014) ao contrário do nosso índice ibovespa.
O último fechamento deixa a possibilidade de fazer algum repique, mas nada por enquanto que sugira reversão de tendência, apenas movimento corretivo da tendência.
Vou retomar o twitter novamente @lima_evandro colocando a minha visão de momento do mercado bem como assuntos relacionados a ele.
Fico por aqui.
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário