O dia de hoje começou pressionado com a notícia de que um banco franco-belga, Dexia, estaria a beira de um colapso.
Abrimos o dia com as bolsas da Europa já sangrando e com os índices futuros, tanto nos EUA como aqui indicando forte pressão vendedora.
Passamos boa parte do dia com quedas superiores a 2,00%, tanto no iBov quanto no índice Dow Jones, mas conseguimos nos recuperar na última hora do pregão com notícias de que os governos francês e belga estariam costurando um acordo para salvar o banco Dexia e ainda, de que os líderes da Europa estariam examinando maneiras coordenadas para recapitalizar as instituições financeiras.
O índice Dow Jones, nos EUA, reverteu a queda e fechou no azul, com ganhos de 1,44% aos 10.808 pontos próximo à máxima do dia.
Por aqui, conseguirmos reduzir as perdas, mas não o suficiente para nos tirar do vermelho; fechamos com leve baixa de 0,21% aos 50.686 pontos.
Na Europa, as bolsas não conseguiram pegar essa recuperação, pois já estavam fechadas e encerraram com fortes quedas; deverão ter um ajuste amanhã. Londres fechou com 2,6% de queda aos 4.944 pontos, Paris recuou 2,6% fechando aos 2.850 pontos e Frankfurt fechou com 3,0% de queda aos 5.216 pontos.
Amanhã saberemos se essa melhora é consistente ou se foi apenas um alívio momentâneo, caso o noticiário não se confirme.
Nenhum comentário:
Postar um comentário