sábado, 29 de dezembro de 2012

O Que Esperar para o Início de 2013

O último pregão da semana, do ano para o mercado brasileiro trouxe bastante expectativa para o início do próximo ano.
 
A maioria das bolsas mundiais fechou no vermelho pela grande preocupação do abismo fiscal americano, como podem ver no quadro abaixo:
 
 
As últimas discussões serão feitas neste último final-de-semana do ano para se tentar costurar um entendimento entre democratas e republicanos nos EUA.
 
Se o acordo não sair, trará graves consequências para a economia americana, que com certeza afetará todo o mundo.
 
A bolsa brasileira demonstrou otimismo neste último pregão destoando positivamente da maioria das bolsas mundiais e embora permaneça em um quadro de congestão no curtíssimo prazo entre o suporte de 60.230 e a resistência de 61.275, continua em tendência de baixa e terminando o ano com um viés positivo.
 

 
 
Mas o lado americano sentiu o peso e principalmente na parte final do pregão onde aqui já estava fechado. Anulou sinalização de fundo da sessão anterior com forte barra de baixa e pressionando o suporte de 12.925.
 
Por ser um suporte forte e importante pode reagir a partir daí, mas já trás bastante expectativa e preocupação para este início de ano.
 
 
 
Mas independente de tudo, queria agradecer a vocês todos que me acompanham e desejar-lhes uma Ótima Passada de Ano.
 
Que 2013 lhes tragam tudo aquilo que Sonharam, com Muita Saúde, Paz, Amor e Harmonia!
 
São os meus Sinceros Votos!
 
 

sábado, 22 de dezembro de 2012

Feliz Natal

O último pregão antes do Natal, pode até não ter correspondido às expectativas, mas se recuperou bem no final, mesmo não conseguindo zerar totalmente as perdas.
 
Mas o Papai Noel até que foi generoso conosco. Conseguimos reverter um quadro bastante negativo até a primeira quinzena de novembro onde fizemos uma mínima em 55.125 e parecia que tudo iria desabar e viramos o jogo, iniciando tendência de alta a partir daí.
 
Deu tempo para encher o saco, literalmente e quem não conseguiu, ainda dá tempo, pois já temos tendência de alta no ibovespa e nada que indique reversão até o momento.
 
Quero agradecer a todos vocês que têm me acompanhado durante esse tempo. Gostaria de atualizar mais o site, mas com a disponibilidade de tempo escassa, muitas vezes as atualizações ficam aquém do que gostaria.
 
Desejo a todos vocês um Natal cheio de Luz, Esperança e Saúde e que o Espírito Natalino realmente encha os vossos Corações!
 
 
 
Feliz Natal a Todos!
 
 

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Reestudando a Análse Técnica - Parte 2

Pegando carona na última postagem onde falei de suportes e resistências importantes podendo gerar oportunidades de entrada contrárias ao movimento principal, estou notando também diversas outras operações rompendo esses pontos importantes sugerindo que o movimento principal de fato dará continuidade com um candle de confirmação no dia da suposta entrada.
 
Ocorre que no dia seguinte acaba acontecendo movimento contrário à suposta entrada do dia anterior e inicia repique e ainda, por utilizar stops mais curtos, a suposta compra ou venda acaba acionando-os sem que a tendência principal de fato reverta.
 
E por que isso acontece? Análise técnica não funciona mais?
 
Em primeiro lugar, análise técnica não é bola de cristal, apenas indica o lado mais provável para onde os preços devem se movimentar.
 
Porém, diferentemente do passado, onde não havia computadores e nem plataformas gráficas e muito menos robôs, os movimentos eram mais previsíveis.
 
Hoje com tudo isso à disposição para nos facilitar a vida e ampla disseminação da análise técnica em si, "todos" querem ganhar. Só que se todos apostarem em uma única direção os negócios não saem porque não existirá a outra ponta para fechar o negócio.
 
Qual a saída então? Burlar a conhecida AT do conhecimento da maioria dos traders e criar falsas entradas com falsos rompimentos através da tecnologia disponível e desde que se disponha de capital para isso, grande, de modo a fazer com que os preços em um curtíssimo prazo tendam à direção desejada.
 
Uma vez "plantada" a armadilha e acionada, faz-se justamente o contrário no dia seguinte e começa um movimento inverso ao do dia anterior. Quem entrou acreditando que o movimento principal da tendência daria segmento, começa a ver os preços se movimentarem em sentido contrário, se desfazendo de suas posições e fazendo com que os preços continuem a caminhar na direção contrária (repique).
 
Em determinado ponto, é claro, este movimento perde força e retorna à direção original, mas aí quem entrou lá embaixo ou lá em cima já consegue sair com um bom lucro.
 
E como nós, muitas vezes chamados de "sardinhas" podemos não cair nessas armadilhas?
 
Não tenho a resposta pronta, mas estou estudando.
 
Em primeiro lugar fica difícil distinguir se é um rompimento real ou falso. Ainda mais porque se tiver "robô" na "parada", os indicadores podem corroborar a falsa entrada.
 
Assim, melhor evitar entrar no dia do rompimento deixando para entrar no dia seguinte, mas assim mesmo fazendo um detalhado acompanhamento no gráfico intradiário. Começou a trabalhar em sentido contrário pode ser um indício que as coisas poderão fluir de forma oposta ao pensamento do dia anterior.
 
Análise técnica continua válida, mas precisa de alguns ajustes sutis, mas que podem fazer a grande diferença.
 
Sigam-me no twitter @lima_evandro


Até a próxima!


 

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Reestudando a Análise Técnica

Hoje quero mudar um pouco a minha colocação pessoal que ultimamente se resume em fazer o balanço da semana, ibov e dow. É importante falar deles? Sim, é,  mas quero falar hoje sobre um outro ponto que pode mexer com toda a forma que conhecemos para analisar os ativos.
 
O advento da era da informática, a popularização da bolsa de valores para todos através do home broker, plataformas gráficas cada vez mais sofisticados e robôs com algoritmos cada vez mais complexos, se por um lado facilitam a vida do trader, por outro, estão criando variáveis novas no mercado e criando falsos pontos de entrada nos ativos.
 
Conhecer somente a análise técnica em si não tem sido suficiente para ter sucesso no mercado de ações e pequenas e sutis adaptações estão sendo necessárias para conseguir trades vencedores.
 
Eu mesmo estou começando a sair um pouco da análise técnica clássica e começando a incorporar novos indicadores e desenvolvendo novos setups.
 
Começo a pensar e fazer os primeiros backtests do que estou batizando como "Teoria do Contrário". Baseia-se em comprar por exemplo um ativo em tendência de baixa quando bate em um suporte forte com uma forte barra de baixa que pela análise técnica convencional indicaria continuidade da tendência.`
 
Tem sido comum para quem opera timing, no intraday, ativo perde suporte, aciona venda e depois de poucos centavos abaixo do suporte começa a voltar, inverte o sinal para fundo indicando compra e começa a repicar depois, só que muitas vezes o movimento forte fica no intra mesmo e não se estende nos dias seguintes. Aparece aquele belo sinal de fundo e todos vão no dia seguinte comprar acreditando na continuidade do repique que às vezes prossegue e às vezes não, mas na maioria das vezes quando prossegue, vai com força muito menor do que no dia da invertida de venda para compra.
 
Comprar sem sinal de fundo então? A princípio sim e com sinalização oposta inclusive. E o stop? Aí vem a grande sacada. Antes de entrar, estima-se o potencial de repique se começar a voltar a partir desse suporte. Quem gosta de risco/ganho de 3:1, divide esse potencial por 3 e diminui do valor do suporte para o stop, r/r de 2:1, divide por 2 e daí sai o stop e assim por diante.
 
É uma ideia embrionária ainda e como falei, precisa de backtest e checar outras variáveis, mas o que quero dizer aqui é que a análise convencional pode não ser mais suficiente. Precisamos dar um passo além, reestudando ou reinventando a análise técnica.
 
Quem quiser me seguir pelo twitter @lima_evandro
 
 
Até a próxima!
 
 

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Balanço da Semana - 05 a 09/11/2012

Semana até que começou bem, até terça-feira, com a expectativa de reeleição do presidente Obama que acabou se confirmando.
 
A notícia foi bem recebida pelos mercados até o início da manhã de quarta, mas a partir daí, a divisão entre republicanos e democratas, o abismo fiscal dos EUA e mais os problemas comuns à Europa trouxeram à tona o pessimismo novamente.
 
Nesta sexta-feira, notícias de melhora da economia chinesa atenuaram um pouco as preocupações, mas não o suficiente para devolver o otimismo aos mercados, que apresentaram no geral muita volatilidade.
 
Confiram como fecharam as principais bolsas mundiais:
 
 
Vamos agora ver como estão os índices Dow Jones e Ibovespa na parte gráfica:
 
 
Dow Jones:
 
 
Está com a situação gráfica bastante complicada. Além de ter retomado a tendência de baixa com a perda do suporte de 13.040, acionou concomitantemente uma figura de queda, OCO (ombro-cabeça-ombro), que pode levar o índice americano até a região de 12.500.
 
Entretanto, depois de perder sucessivos suportes, conseguiu se segurar acima do suporte de 12.780 deixando um candle de indefinição, spinning top.
 
Por conta das fortes quedas e do suporte, pode eventualmente iniciar algum repique.
 
 
Índice Bovespa:
 
 
A situação do ibovespa é parecida com a do dow, pegando os últimos dias da semana. No entanto tem apenas a possibilidade de retomar a tendência de baixa e possível OCO, pois não não perdeu o suporte que confirmaria tal situação; precisaria vir abaixo de 56.580/56.200.
 
E ainda, caso o dow inicie repique e o ibovespa o acompanhe, tem até a possibilidade de iniciar tendência de alta mais à frente, pois confirmaria um fundo ascendente e rompendo na sequência a resistência de 59.500, confirmaria tal tendência.
 
Os próximos movimentos podem ser decisivos.
 
Sigam-me no twitter @lima_evandro
 
 
Bom fim-de-semana!
 
 
 

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Finados Aqui ... Sepultamento do Repique pelo Dow

Semana bem complicada, furacão Sandy nos EUA, dow fechado segunda e terça e aqui hoje por conta do feriado de finados com os mercados abertos lá fora. Tivemos surpresa e não foi boa.
 
Confira o vídeo:
 
 
Siga-me no twitter @lima_evandro
 
 
Até a próxima!
 
 
 
 
 

sábado, 27 de outubro de 2012

Receita para Ficar Rico

Hoje começo a postagem de uma maneira diferente da habitual. Coloquei um tema forte que mexe com a cabeça de todo mundo.
 
O conceito de Rico pode ser interpretado de muitas formas distintas, mas independente da interpretação de cada um, riqueza, falando em termos monetários só se torna completa se vier acompanhada de saúde, amor, harmonia e daí resulta em felicidade plena.
 
E qual o primeiro passo para ficar Rico, falando ao pé da letra, em termos monetários, sem considerar aqueles que já nasceram ricos, ganharam na loteria, vamos dizer, por sorte?
 
O primeiro passo começa aqui na nossa mente, o desejo de ficar rico, ou seja, o emocional.
 
Aí surgem várias alternativas, como por exemplo abrir um negócio próprio, diferenciado daqueles que existem no mercado, inovar em sua empresa se for um colaborador, o que vai resultar em ascensão profissional.
 
Mas tem uma outra maneira também de começar a ganhar dinheiro, investindo e não simplesmente poupando. Precisa assumir riscos, mas riscos que possam ser mensurados e calculados em troca de um bom retorno, ou seja, joga as chances maiores de sucesso a seu favor.
 
Um veículo excelente para isto é a bolsa de valores, BM&F Bovespa de São Paulo, conhecido como mercado de ações, renda variável.
 
Com disciplina, trabalho emocional e estudo de técnicas operacionais podemos conseguir ganhos consistentes no mercado.
 
O primeiro passo falei acima, o segundo é procurar entender o que está acontecendo com o mercado, não digo noticiário em si, embora seja também bom estar informado de tudo o que está se passando, mas quero dizer olhar para um gráfico de preços, onde estão refletidas todas as opiniões em um determinado momento, consenso do mercado e "ouvir" o que o mercado está dizendo para não "andar na contramão".
 
Na última sexta-feira o ibovespa fechou em baixa. O que isso significa? Vai continuar a cair? Vai subir? Veja o vídeo abaixo:
 
 
 
Quem nunca operou, talvez tenha assistido ao vídeo sem entender absolutamente nada ou quase nada, mas isso não é importante agora e sim, o recado principal, que é: o mercado nos diz o que está acontecendo e como "médicos" entre haspas mesmo, a partir dos sintomas, conseguimos fazer um diagnóstico do que está se passando.
 
Entendendo o mercado, podemos ir adiante e começar a olhar os ativos que são negociados individualmente, olhar para onde estão seguindo e procurar "pegar carona" em seu movimento.
 
Veja um exemplo de como analisar um ativo e poder traçar uma estratégia jogando as chances de sucesso a seu favor:
 
 
 
Não tenho bola de cristal, o mercado é soberano e a decisão final é sempre dele, mas aprendendo a enxergar e interpretar o que está se passando aumenta as chances de acertar o lado certo e aí, vai começar a ganhar dinheiro e lá na frente ... vai ficar Rico.
  
Na minha forma de enxergar, conhecimento tem e deve ser compartilhado. Na corretora em que trabalho, Rico.com.vc, onde sou o analista responsável pelo fórum, tenho uma planilha com as operações que vou identificando diariamente e divulgo-as lá, não é uma carteira.
 
Tenho o controle delas desde 21/05/2012 e está com uma rentabilidade acumulada de mais de 400% até o último fechamento do mercado, soma algébrica de todas as operações encerradas entre positivas e negativas. Sorte? Não, chamo de estratégia, disciplina e controle emocional.
 
E quero te passar a minha experiência, a minha forma de analisar e interpretar o mercado. E você não vai precisar sair de casa.
 
Estarei ministrando um curso online pela internet nos próximos dias 29 e 30/10/2012 das 20h às 22h. Tem o link abaixo a partir da imagem:
 
 
Vou sair expert após o curso? Seria hipócrita se dissesse que com apenas 4h de curso, vai conseguir a experiência de meses ou principalmente anos de mercado, mas tenha a certeza que estará dando um grande passo nesse sentido. Vai sair de lá com aquele start, aquele click que precisa para começar a planejar e executar suas operações com segurança e tranquilidade emocional. O resto virá depois.
 
 
 
Um grande abraço,
  
Evandro Lima
 
  
Te espero lá!
 
 
 


domingo, 21 de outubro de 2012

Momento do Mercado

As quedas fortes apresentadas na última sexta-feira (19/10/2012) pelo ibovespa e dow jones mudaram bastante as perspectivas positivas de retomada da alta.
 
Se antes estávamos próximos de retomada da tendência de alta, agora abriu a possibilidade de virar para baixa.
 
Veja a análise abaixo:
 
 
Aproveitando, gostaria de convidá-los a participarem do curso de análise técnica com fibonacci, on-line pela internet que farei nos próximos dias 29 e 30/10/2012 pela corretora Rico.
 
Inscrições pelo link Análise Técnica com Fibonacci
 
Sigam-me no twitter @lima_evandro
 
 
Até a próxima!
 
 

sábado, 13 de outubro de 2012

Reação Positiva. Dá para Confiar?

Estivemos fechados no último dia 12/10 por conta do feriado da padroeira do Brasil, mas lá fora os mercados funcionaram. Europa devolveu parte da alta, caiu em média 0,7%. Na quinta subimos a la Europa enquanto o dow fechou na mínima do dia.
 
No último pregão da semana o dow fechou praticamente zerado em cima do suporte de 13,330. Tá com um M muito feio armado. Se abrir em queda na segunda vai ficar bem difícil sustentar a alta por aqui.
 
Tem mais, mas desta vez resolvi documentar em vídeo.
 
 
Sigam-me no twitter @lima_evandro
 
 
Bom feriado a todos!
 
 
 

sábado, 29 de setembro de 2012

Descendo a Ladeira

Semana começou bem, deixando um sinal de fundo no ibovespa, sugerindo a retomada da alta, mas foi aquele "me engana que eu gosto".
 
Anulamos o sinal na sexta e prosseguimos descendo a ladeira intensificando a correção ao longo da semana.
 
Nesta sexta-feira não foi diferente: notícias ruins vinda dos bancos espanhóis, que vão precisar de ajuda extra somado aos indicadores fracos americanos, que vieram abaixo das expectativas, derrubaram a maioria das bolsas mundiais como podem ver abaixo:
 
 
Vamos ver agora como estão os gráficos dos dois principais mercados: dow jones e o nosso ibovespa:
 
Começando pelo dow:
 

Percebam que o dow, apesar da sinalização negativa deixada no último pregão ainda mantém a tendência de alta principal, com topos e fundos ascendentes e está tentando deixar um fundo em 13.410. Se ceder um pouco mais, tem logo abaixo o primeiro suporte em 13,330 e ainda um pequeno fundo em seguida em 13.250 que também serve de suporte, ou seja, o que não faltam são pontos de sustentação para interromper a correção e retomar o movimento altista.
 
E agora vamos ao nosso ibovespa:
 
 
Já o ibov está mais pesado, ainda corrigindo forte, mas acima da linha de tendência de alta principal, linha inclinada desenhada em verde, que serve como primeiro suporte e 57.600, logo abaixo, como suporte seguinte. Embora ainda sem sinal de fundo, a expectativa é de que retome a tendência de alta a partir de um desses suportes.
 
Perceberam alguma coisa diferente? Como costumo ilustrar meus comentários com gráficos, aumentei a largura da página para que possa encaixá-los melhor e mostrando mais pontos. Os gráficos dos posts passados não tem como mexer mais, mas daqui pra frente passarei a mostrá-los nesse novo formato.
 
Comecei a segurar um pouco as sugestões de compra até que o mercado adquira um pouco mais de consistência retomando o movimento de alta, mas no final da última sexta-feira acabei vendo uma boa possibilidade de compra em Arezzo (ARZZ3) com entrada em 26,00, alvo em 40,00 e stop em 34,95 e também em CCR (CCRO3), que fez um belo rompimento de congestão além da linha de tendência de baixa de curto prazo, o que sugere retomar a tendência de alta de médio e longo prazo. Pode buscar 21,20 com stop em 17,40.
 
Não quero que tomem estes exemplos como uma indicação, mas apenas como mais uma opinião pessoal sob o meu ponto de vista. Sugiro que peguem os seus gráficos, analisem e aí sim, possam tomar suas decisões.
 
De segunda a sexta toco o fórum pela Corretora Rico, sugiro darem uma passada por lá para conhecer os seus diferenciais, estrutura de apoio e ferramentas disponibilizadas. Quem quiser me seguir pelo twitter aqui vai @lima_evandro.
 
Bom fim-de-semana!
 
 
 

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Semana Parada

Sem muitas milongas, tivemos uma semana parada no ibovespa e dow jones. Ambos seguem com boa tendência de alta, mas fizeram um respiro na semana que está se encerrando.

Dow Jones:



Percebam que andou bem lateral entre 13,500 e 13.850. Pela sinalização deixada pode vir a buscar novamente 13.500.
 

Índice Bovespa:
 

Situação parecida, porém entre 60.960 e 63.430. Apesar da sinalização negativa neste último pregão sugere definir um fundo em 60,960 e retomar a tendência de alta principal.

Pelo sim pelo não, deixar as estratégias de compra preparadas e qualquer movimentação positiva colocá-las em prática.

Convido a todos a me seguirem pelo twitter @lima_evandro

Bom fim-de-semana!

 

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Semana Importante

Na semana que se encerrou, importantes decisões externas consolidaram uma mudança positiva no rumo dos mercados.
 
Tivemos a ratificação por parte da Alemanha da constitucionalização do fundo de ajuda aos países endividados da Europa somado ao programa de recompra de títulos por parte do governo americano.
 
A grande maioria das bolsas pelo mundo fecharam em alta nesta última sexta-feira. Confiram:
 
 
 
 
 
Parte Gráfica:
 
 
Dow Jones
 
 

Apesar da sinalização de topo deixada neste último pregão, já consolidou a retomada da tendência de alta e pode corrigir sem problemas.
 
 
 
Índice Bovespa
 
 

Conseguiu finalmente também retomar a tendência de alta com reflexo inclusive no gráfico semanal. Assim como o dow, deixou sinalizou de topo e pode iniciar correção sem problemas. Ajudaria na subida dos stops dos ativos que subiram forte nestes últimos pregões e ainda criaria oportunidades de entrada para os que estão de fora.
 
Continuem ligados. Convido-os a me seguirem no twitter @lima_evandro onde passo dicas e informações do mercado durante a semana.
 
 
Bom fim-de-semana!
 
 


sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Reação

Hoje vou ser um pouco mais sucinto na avaliação dos mercados. Estou passando um momento difícil pela perda de minha mãezinha no último dia 05/09.
 
Vou me concentrar apenas no ibov e dow passando um rápido overlook em seus gráficos.
 
Dow Jones:
 

Está muito próximo de retomar a tendência de alta principal já testando a resistência de 13.330. Basta apenas um fechamento acima dela.


Índice Bovespa:


Reagiu bem também, mas por enquanto conseguiu apenas um viés de alta. Para retomar a tendência de alta, precisaria ultrapassar a resistência de 60.200, ainda um pouco distante.


Sigam-me no twitter @lima_evandro


Bom Feriado!
 

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Bolsas Subiram pelo Mundo, Nem Todas

 
Nesta sexta-feira, o bom humor predominou nos mercados mundiais e em sua maior parte fecharam positivos com algumas poucas exceções. Advinhem ...
 
 
Pois é, mercado brasileiro destoou novamente.
 
 
 
 
Parte Gráfica:
 
 
Dow Jones:
 
 
Já tá com cara de reversão de tendência, pelo menos no curto prazo, embora ainda mantenha a tendência de alta de médio prazo.
 
Chegou quase a confirmar novo fundo em 12.980, mas no apagar das luzes cedeu e ficou apenas a sinalização de fundo.e enroscado logo acima na resistência de 13.120.
 
 
 
Índice Bovespa:
 
 
Está também com cara de tendência de baixa no curto prazo, embora o principal fundo esteja no suporte de 55.400, o que ainda mantém a esperança de retomar a tendência de alta principal.
 
Neste momento, ainda está muito próximo do suporte recém-perdido de 57.600, que já começa a funcionar como resistência e sem forças para precipitar mais forte.
 
O próximo pregão pode ser decisivo para trazer um pouco de otimismo novamente ou arrefecer de vez e apontar para baixo de olho no suporte de 55.400.
 
Grandes expectativas no ar.
 
Não esqueçam de conferir a minha avaliação pessoal sobre as principais blue chips do ibov na seção de análises do site e fiquem ligados durante a semana no twitter onde passo dicas e informações do mercado @lima_evandro
 
 
 
Bom fim-de-semana!
 
 
 

sábado, 25 de agosto de 2012

Destoou

Enquanto boa parte das bolsas pelo mundo fecharam em alta nesta última sexta-feira, a bolsa brasileira destoou e não acompanhou o bom humor externo.
 
Confiram:


Apesar disso, na parte gráfica, ibov e dow deixaram sinalização de fundo, dow bem mais convincente.
 
Dow Jones:
 

Segue firme em tendência de alta e sugere retomada da alta pelo sinalização deixada.


Índice Bovespa:

 
Segue ainda dentro da congestão de curtíssimo prazo entre 57.600 e 59.500, mas agora para consolidar a retomada da tendência de alta precisa, além de romper a resistência de 59.500, vencer também a resistência do último topo de 60.208.
 
Pelo menos deixou uma tímida sinalização de fundo e pode ao menos ganhar um viés positivo, enquanto dentro da congestão curta.
 
Sigam-me no twitter @lima_evandro. Passo todos os dias durante o pregão, minhas impressões sobre o mercado bem como possíveis oportunidades de trade que vou identificando, deixando claro que refletem apenas a minha visão. Cada um deve analisar e decidir se é viável ou não.
 
 
Bom fim-de-semana!
 
 

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Tinha tudo para Romper, mas não Rompeu


Mercado brasileiro preparou a festa na quinta-feira, deixando a bola parada na frente do gol, esperando algum jogador chutar para marcar o gol, mas tremeu e não marcou.

Enquanto lá fora, os mercados encerraram bem a semana com valorização, ajudados pelos indicadores americanos, que vieram acima do esperado, por aqui, ibovespa destoou.



Na parte gráfica, o Dow Jones segue com boa tendência de alta, saiu de sua congestão curta e vai seguindo para a resistência de 13.300.


Do lado de cá, ainda não saiu de sua congestão curta, entre 57.600 e 59.500, para consolidar a tendência de alta recém-iniciada.


Resolveu deixar a decisão para a próxima semana. Festa adiada!

Não esqueçam de conferir as análises de BVMF3, OGXP3, PETR4 e VALE5 na seção de análises do site e sigam-me no twitter @lima_evandro, onde passo dicas e impressões do mercado ao longo de todo o pregão durante a semana.


Bom fim-de-semana!



sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Semana Lateral

Após um importante rompimento de resistência na semana anterior, levando o Índice Bovespa finalmente a entrar em tendência de alta, tivemos uma semana mais lateral nos mercados americanos e também aqui no Brasil.

Especificamente nesta última sexta-feira, o desaquecimento da economia chinesa repercutiu de forma mais negativa na Europa e de forma positiva nas Américas com a expectativa de medidas de estímulo econômico por parte da propria China.


Vejam os números de hoje:




Parte Gráfica:


Dow Jones:




Segue em tendência de alta. O nível de 13.100 está se fixando como suporte. Iniciou pequena lateralização em cima do suporte, mas mantém a expectativa de buscar a resistência de 13.300.




Índice Bovespa:



Segue em tendência de alta, mas começa a lateralizar em cima do novo suporte de 57.600 e a resistência de 59.500. Mostrou boa recuperação neste último pregão e deixou expectativa positiva para rompê-la.

Caso o rompimento se efetive, pode ser o gatilho para uma série de novas oportunidades.

Continuem me seguindo no twitter @lima_evandro, onde passo diariamente uma série de dicas na semana ao longo do pregão, bem como sugestões de trades que vou identificando, para que cada um possa fazer a sua avaliação.

Por limitações de tempo, estou conseguindo fazer apenas atualizações semanais dos mercados, porém continuo analisando diariamente à noite: BVMF3, OGXP3, PETR4 e VALE5, na seção de análises do site.



Bom fim-de-semana a todos!




sábado, 4 de agosto de 2012

Mais uma Sexta Gorda

Semana começou decepcionando, mas deu a volta por cima na última sexta-feira, com os dados do mercado americano, criação de empregos, vindo bem acima do esperado, além de expectativas positivas por parte do Banco Central Europeu de medidas de estímulo à economia local.

Vejam os números desta sexta-feira:






Parte Gráfica:


Dow Jones:


Por muito pouco não montou um pivot de alta, fortalecendo ainda mais a sua tendência de alta. Está em cima da resistência de 13.130.



Índice Bovespa:


Virada importante no último pregão. Apesar de ainda permanecer dentro da congestão maior, confirmou novo e importante fundo ascendente e já está muito próximo da resistência principal de 57.600, cujo rompimento finalmente dá início a uma nova tendência de alta.

Estou com o tempo bem limitado ultimamente e por enquanto ainda mantenho as atualizações do ibov e dow, apenas semanais, mas podem conferir todos os dias no site à noite, as análise de BVMF3, OGXP3, PETR4 e VALE5.

Convido a todos a me seguirem no twitter @lima_evandro  onde passo as minhas impressões do mercado no dia além de diversas sugestões de compra e venda de ativos que vou encontrando.


Bom fim-de-semana a todos!


sábado, 28 de julho de 2012

Sexta-Feira Gorda

Depois de um início de semana complicado, tivemos forte melhora nos dois últimos dias da semana, com o cenário externo ajudando, pela declaração de que o Banco Central Europeu fará o que for preciso para a manutenção da Zona do Euro.

Vejam como fecharam as bolsas nesta sexta-feira:





Parte Gráfica:


Dow Jones:



Finalmente retomou com força a tendência de alta com um forte rompimento da resistência de 12.960 e já se aproximou da seguinte, em 13.130. Fez um forte pivot de alta.



Índice Bovespa:



Em um único pregão fez dois importantes rompimentos: a linha de tendência de alta, linha inclinada desenhada em vermelho e a resistência de 55.490. E foi além, testou a resistência seguinte de 56.900, antes da principal em 57.600

Retomou com força o otimismo, embora ainda permaneça dentro de uma grande congestão entre 52.490 e 57.600, mas já com cara de acumulação, que seria o primeiro passo para começar a pensar em reversão de tendência para uma nova tendência de alta.

Lembro novamente que estou com disponibilidade de tempo reduzida, estudando análise fundamentalista. Quero complementar o meu CNPI, hoje CNPI-T, como analista técnico, para pleno e ampliar a minha capacidade de análise, entrando também nos fundamentos da empresa.

Convido a todos a me seguirem via twitter @lima_evandro onde passo dicas e informações sobre o mercado ao longo da semana.


Bom Fim-de-Semana a todos!

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Espanha Puxou Tudo para Baixo

O que estava traduzido em otimismo até a quinta-feira, virou novamente para pessimismo nesta última sexta-feira.

O mau humor dos mercados se concentrou em três pontos:

- pedido de socorro da cidade de Valência por Madri;
- previsão de PIB negativo para a Espanha em 2012;
- rebaixamento dos títulos soberanos espanhois.

Confiram como fecharam as bolsas pelo mundo:





Parte Gráfica:


Dow Jones:


Poderia estar bem melhor, mas se complicou. Teve a chance de montar pivot de alta na quinta-feira fechando acima de 12.960, onde consolidaria a sua tendência de alta.

Mas não o fez. Sentiu a resistência da mesma voltando forte nesta sexta-feira, confirmando topo e podendo iniciar uma grande congestão.



Índice Bovespa:


 
Lembrou-se nesta sexta-feira de uma velha conhecida, a linha de tendência de baixa principal do ibov, linha inclinada desenhada em vermelho.

Não bastasse a grande congestão em que se encontra, entre 52.270 e 57.600, tem ainda mais este obstáculo a superar.

E esta LTB novamente falou mais forte mandando o índice para baixo. O que era otimismo até quinta-feira voltou novamente a pessimismo. Situação bastante complicada de novo.

Quero lembrar mais uma vez que estou com disponibilidade de tempo reduzida, estudando análise fundamentalista. Quero complementar o meu CNPI, hoje CNPI-T, como analista técnico, para pleno e ampliar a minha capacitação.

Convido a todos a me seguirem via twitter @lima_evandro onde passo dicas e informações sobre o mercado durante a semana.


Bom fim-de-semana!

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Ufa!

Depois de uma semana complicada testando perigosos suportes na quinta-feira, finalmente um dia de alívio nesta sexta-feira ajudados pelos bons indicadores mundiais divulgados.

Vejam como fecharam as bolsas neste último pregão da semana:





Parte Gráfica:


Dow Jones:



Confirmou sinalização de fundo com convicção e sugere a retomada da tendência de alta. É uma tendência suave, quase uma congestão, pelos topos e fundos levemente ascendentes, mas está fazendo os zigue-zagues normais da tendência.



Índice Bovespa:


Já por aqui não temos tendência, estamos dentro de uma grande congestão entre 52.270 e 57.600, mas assim como o dow, confirmamos sinalização de fundo e adquirimos um viés de alta novamente.

Quero lembrar mais uma vez que estou começando os estudos para aprimorar a minha especialização, hoje na parte técnica, como analista gráfico, partindo para a parte fundamentalista, a fim de complementar o meu CNPI.
 
Estou com a disponibilidade de tempo reduzida, mas estou passando várias informações e dicas ao longo do pregão via twitter. Sugiro que me sigam lá @lima_evandro.


Bom fim-de-semana!