quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Poderia ter Sido Melhor

Um pool de boas notícias envolvendo os bancos centrais fizeram literalmente bombar as bolsas mundiais.

Por aqui, também esteve subindo forte em uma parte do dia, depois arrefeceu, talvez à espera da decisão do COPOM (Comitê de Política Monetária) de hoje à noite.

Vamos aos números:

Europa:

- Alemanha: +4,98%
- França: +4,22%
- Grécia: +3,27%
- Inglaterra: +3,16%
- Itália: +4,38%

EUA:

- Dow Jones: 12.045 pontos (cravado na máxima do dia), +4,24%

Brasil:

- Índice Bovespa: tímidos 56.874 pontos, +2,85%


Deixei o índice da bolsa brasileira por último, de propósito para mostrar que poderia ter sido melhor.

Ontem, com praticamente o mundo todo subindo, mesmo que com altas modestas, caímos 1,28%. Hoje com tudo bombando era de se esperar que aqui explodisse.

Não foi o que aconteceu, mas me lembro que comentei recentemente, no último movimento de alta fomos puxados para cima depois. Parece que o mesmo movimento vai se repetir agora.

Se realmente o mercado consensar que os problemas da crise europeia estão de fato equacionados, a recuperação vai ser forte e rápida. O Dow, que acabou de fechar, e fechou por último, na máxima do dia, deixa boas chances da continuidade do movimento amanhã.

Tomara! O Natal tá chegando e seria um belo presente de Papai Noel!

Até amanhã!

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Acabou o Repique?

Nada mudou no dia de hoje. Apesar do enfraquecimento do índice brasileiro, Europa fechou bem, apostando em uma solução para a crise e o Dow, apesar de ter devolvido um pouco da alta no final, também fechou positivo.

Vamos aos números de hoje e depois quero falar um pouco da parte gráfica:

Europa:

- Alemanha: +0,95%
- França: +0,46%
- Grécia: -0,70%
- Inglaterra: +0,46%
- Itália: +0,34%

Brasil:

- Índice Bovespa: -1,28%, aos 55.299 pontos

EUA:

- Dow Jones: +0,28%, aos 11.556 pontos
- Nasdaq: -0,46%, aos 2.516 pontos

Tenho comentado nas últimas postagens e análises da estreita correlação recente entre o Índice Bovespa e o Dow Jones.

Ontem falei que tínhamos um objetivo de repique para o nosso índice em 56.099 e 11.630 para o Dow. Chegamos em 56.099 ontem mesmo, enquanto o Dow ficou abaixo. Hoje o Dow se aproximou dos 11.630, na máxima do dia chegou em 11.623, e depois recuou.

E agora, acabou o repique?

Bom, dois cenários se passam agora. Vamos nos balizar pela bolsa brasileira:

  • Acima de 56.443 ganha mais espaço para repique até 57.200
  • Abaixo de 54.537 monta novo pivot de baixa e declara mais venda
Terminamos o dia no meio do caminho, ou seja, indefinição. O cenário externo vai nos responder se seguimos para cima ou para baixo. Enquanto estivermos dentro desses extremos não tem muita coisa a fazer!

Até amanhã!

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Repique

Na sexta-feira comentei que tanto o Índice Bovespa quanto o Dow Jones haviam deixado sinais de fundo e que poderíamos iniciar a semana com um repique.

Foi o que ocorreu hoje. uma boa reação em todas as bolsas mundiais, processo natural em mercados com tendência, os movimentos ocorrem em zigue-zagues.

Estamos em tendência de baixa no curto prazo. Depois de alguns dias de queda é natural um respiro. Pode reverter, claro que pode, primeiro vem o repique, depois recua de novo. Se esta nova queda não ultrapassar o nível de recuo anterior e segurar mais acima, temos um fundo ascendente. Se depois voltar a subir e ultrapassar o nível do repique anterior, aí poderemos dizer que iniciamos uma tendência de alta.

Por que subiu hoje? Em termos de noticiário foi divulgado que os líderes europeus estavam progredindo nas negociações da crise europeia.

Vamos aos números de hoje:

Europa:

- Alemanha: +4,60%
- França: +5,46%
- Grécia: -0,06%
- Inglaterra: +2,87%
- Itália: +4,60%

Brasil:

- Índice Bovespa: +2,05%, aos 56.017 pontos

EUA:

- Dow Jones: +2,59%, aos 11.523 pontos
- Nasdaq: +3,50%, aos 2.527 pontos

O que esperar ainda? Nosso gráfico está muito parecido com o do Dow Jones. Para o Dow ainda tem espaço até 11.630 pontos, pode andar mais, no nosso caso já atingiu o valor equivalente em 56.099.

Vamos ficar parados então? Não necessariamente, apenas estou mostrando que os dois índices estão com comportamentos muito parecidos. Um tempo atrás o Dow andou na frente e depois nos puxou, ficamos atrasados. Por que não acontecer o contrário agora?

O Índice Bovespa pode continuar seguindo em seu processo de repique, subir mais um degrau, próximo em 57.200 e o Dow depois ir atrás.

Vamos aguardar o pregão de amanhã!

Até lá!

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Balanço da Semana

A semana terminou. O quadro, que até a semana passada estava indefinido, acabou se definindo nesta semana. Fiz até uma brincadeira e chamei para votação:

  • alternativa A: bandeira com saída para cima e retorno da alta
  • alternativa B: perda de suporte e início de uma tendência de baixa
Falei brincadeira só para descontrair, mas eram os dois cenários factíveis até a semana passada. Infelizmente prevaleceu o pior cenário, seguimos pelo segundo caminho.

A Europa está pesada, os discursos e ações dos líderes europeus não estão convencendo os investidores de que a situação está sob controle e o quadro vai reverter.

Hoje, ela até que fechou positiva. Também, depois de seis quedas seguidas, tinha que parar pelo menos 1 dia para respirar.

A semana também ficou bastante comprometida com o Thanksgiving Day, Dia de Ação de Graças nos EUA, na quinta-feira e hoje com a Black-Friday, dia que normalmente é comemorado pelos lojistas americanos e dá um prenúncio das compras do Natal. O pregão americano terminou mais cedo hoje.

Vamos ao balanço do dia e da semana:

Europa:

- Alemanha: +1,19%, na semana: -0,81%
- França: +1,23%, na semana: -0,48%
- Grécia: -2,17%, na semana: -2,99%
- Inglaterra: +0,72%, na semana: -0,82%
- Itália: +0,12%, na semana: -2,50%

EUA:

- Dow Jones: -0,23%, aos 11.232 pontos, na semana: -2,33%
- Nasdaq: -0,77%, aos 2.442 pontos, na semana: 3,29%

Brasil:

- Índice Bovespa: -0,70%, aos 54.894 pontos, na semana: -1,79%

O que esperar da próxima semana? Vou responder pelo lado dos gráficos. Deixamos dois sinais de fundo, um no Índice Bovespa e outro no Dow Jones. Assim, temos a possibilidade de um repique na próxima semana, eu disse repique e não retomada da alta. Para retomar a alta muita coisa precisa acontecer.

Quando começarmos a equacionar de verdade os problemas econômicos que afligem a Europa e o mundo der o OK, o reflexo da volta de confiança estará espelhada nos gráficos.

Bom fim-de-semana!

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Volume Pífio

Com o mercado americano fechado hoje, por conta do Dia de Ação de Graças e discursos pouco convincentes dos líderes europeus, tivemos um dia chato no pregão de hoje.

Logo pela manhã ainda parecia que teríamos um dia de repique: bolsas da Europa subindo, Dow Futuro, que funcionou hoje, também em alta, ou seja, a manhã estava mais animadora. Mas durou pouco. Tão logo abrimos por aqui, o mercado lá fora já havia esmorecido.

Fomos contagiados em uma parte do dia pelo mau humor, mas acabamos revertendo e fechando com leve alta de 0,56%, aos 55.279 pontos. Europa acabou fechando no vermelho, mas nada muito gritante: em média perdas de 0,5%.

Aí vocês vão me perguntar: Confirmou fundo? Vamos respirar um pouco? Não consigo responder a essa pergunta. Até deixou um sinal de fundo, mas com um volume de pouco menos de 3 bilhões de reais, pífio para a bolsa brasileira, não passa nenhuma consistência; podíamos ter caído que também não daria força na venda.

Ou seja, somente amanhã, com o retorno do Dow Jones e todas as bolsas abertas poderemos dizer se vamos ou não vamos ter alguma melhora, mesmo que momentânea.

Em algumas partes do dia de hoje não saiam negócios, devagar quase parando. Parecia after-market, aquele pregão com horário reduzido e limitação de ativos e oscilação de preços, após o pregão normal. Aliás, tenho curiosidade em saber como foi o de hoje. Depois me contem!

De bom, apenas uma operação de day-trade que identifiquei com EMBR3; superou as expectativas.

Amanhã tem mais, é sexta-feira e encerramento da semana. Vamos ver o que nos reserva!

Até lá!

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Repique não Veio

Comentei ontem que não estranharia um repique no dia de hoje. O mercado parecia que não estava com vontade de cair. Na realidade, era mais um desejo; os indicadores gráficos estavam todos apontando para baixo.

Prevaleceu a indicação gráfica. Tivemos novamente um dia de perdas aqui, na Europa e nos EUA. Como sempre tem que ter algum culpado para dizer por que caiu. Desta vez ficou por conta da venda de títulos alemães, a crise atingiu o centro da Europa e dados fracos da economia chinesa.

Números de Hoje:

Europa:

  • Alemanha: -1,44%
  • França: -1,68%
  • Grécia: -1,20%
  • Inglaterra: -1,29%
  • Itália: -2,59%

EUA:

  • Dow Jones: -2,05%, aos 11.257 pontos (perdeu mais um suporte: 11.296). Próximo está em 10.930 e depois 10.800.

Brasil:

  • Índice Bovespa: -1,62%, aos 54.972 pontos. O suporte equivalente ao Dow (11.296 que acabou de perder) para o iBov está em 53.188.

Amanhã, feriado americano ficaremos sem o nosso principal balizador. Teremos que nos guiar pelo Dow Futuro e pelo que vier da Europa. Estaremos sozinhos depois das 15/16h quando a Europa já estiver fechada. Acredito que o mercado deverá dar uma parada tão logo as bolsas se encerrem por lá.

O que esperar daqui pra frente?

Não dá para negar. O mercado se definiu vendedor. Assim as operações com maior probabilidade de sucesso estarão neste sentido: aluguel de ações, travas de baixa, operações de financiamento, etc.

Até amanhã! 

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Alinhamos com os Nossos Pares

Tudo remete para baixo. Amanhecemos o dia parecendo que teríamos um dia mais calmo com a perspectiva não mais de rebaixamento da nota de rating americana. Europa amanheceu no azul, futuros americanos também apontavam nesse sentido.

Tão logo começaram a sair os indicadores do dia, os mercados começaram a ceder e acabaram fechando em sua maioria no vermelho. Qual a desculpa de hoje? Confiança do consumidor na zona do euro abaixo da expectativa bem como crescimento da economia americana no terceiro trimestre aquém do previsto.

Vamos aos números:

Europa:

- Alemanha: -1,22%
- França: -0,84%
- Grécia: -0,13%
- Inglaterra: -0,30%
- Itália: -1,54%

EUA:

- Dow Jones: -0,46%, aos 11.494 pontos
- Nasdaq: -0,07%, aos 2.522 pontos

Brasil:

- Índice Bovespa: -0,76%, aos 55.878 pontos (perdemos o suporte em 56.099)

Assim, ao contrário de ontem, acabamos alinhando com os nossos pares internacionais, para baixo.

Mas, mesmo entrando em tendência de baixa, pelo menos do lado de cá, Américas, a descida parece começar com o freio de mão puxado. Não acharia estranho se tivéssemos um repique amanhã.

Tanto o dia de hoje, no ibov quanto o dow passaram quase que desapercebidos em relação ao pregão de ontem.

Amanhã tem mais. Vamos ver o que nos aguarda!

Boa Noite!

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Ficamos Sozinhos

Mas um dia nervoso para as bolsas mundiais. Temores com a perspectiva de rebaixamento da nota de rating da França pela agência Moody´s somados com a aparente falta de progresso para redução da dívida americana, fizeram as bolsas desabar pelo mundo.

Vamos aos números:

Europa:

- Alemanha: -3,35%
- França: -3,41%
- Grécia: -4,96%
- Inglaterra: -2,62%
- Itália: -4,74%

EUA:

- Dow Jones: -2,11%, aos 11.547 pontos (perdeu importante suporte em 11.639)
- Nasdaq: -1,90%, aos 2.524 pontos

Brasil:

- Índice Bovespa: -0,79%, aos 56.284 pontos (manteve-se acima do suporte em 56.099)

Por que falei Ficamos Sozinhos no título da postagem?

Se entrarmos na parte gráfica, dentro das possibilidades apresentadas, o Índice Bovespa foi o único que ainda pode respirar, tecnicamente não reverteu a tendência para baixa; precisaria fechar abaixo do suporte citado, embora o desenho gráfico já induz esse cenário como factível.

Não podemos dizer o mesmo do índice americano Dow Jones; fechou abaixo do suporte em 11.639, montou pivot de baixa e reverteu a tendência para baixa.

Conseguiremos segurar a corda sozinhos?

Acreditava muito que poderíamos ter um cenário de melhoras, pelo menos até o Natal, na verdade era mais um desejo, porque os números apontam para um mercado vendedor.

Bem, só nos resta agora apertar os stops e ter muita, mas muita cautela mesmo com novas entradas, principalmente na ponta de compra. Se o mercado se afirmar mesmo como vendedor; caminha para isso, só nos resta colocar o gráfico de ponta-cabeça e operar na ponta de venda.

Para os traders, dá para ganhar dinheiro assim. Para os investidores e para a economia mundial, significa perda de capital e recessão.

Na alta, todos ganham. Na baixa, apenas alguns.

Amanhã é um novo dia e vamos ver como a novela continua ...

Boa Noite!


sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Descemos a Ladeira. Chegamos em Baixo?

Sexta passada embarcamos no teleférico. Desembarcamos no topo da montanha na segunda, pegamos os esquis e iniciamos a descida. A semana acabou. Chegamos em baixo?

Teremos a resposta semana que vem. A situação na Europa está conturbada. Mesmo com as trocas dos primeiros-ministros de Grécia e Itália, paira a dúvida de que os líderes europeus conseguirão controlar a crise.

Do lado de cá, nas Américas, estamos nos esforçando para que a doença europeia não atravesse o continente. Se chegar, que pelo menos venha em forma de gripe ou resfriado, sem febre.

Vamos aos números da semana:

Europa:

- Alemanha: -0,85%, na semana: -2,29%
- França: -0,44%, na semana: -1,74%
- Grécia: -1,61%, na semana: -3,44%
- Inglaterra: -1,11%, na semana: -2,88%
- Itália: +0,23%, na semana: -0,43%

EUA:

- Dow Jones: +0,22%, aos 11.796 pontos, na semana: -2,54%
- Nasdaq: -0,63%, aos 2.573 pontos, na semana: -4,38%

Brasil:

- Índice Bovespa: -0,45%, aos 56.731 pontos, na semana: -3,22%

O que esperar para a próxima semana?

Eu, particularmente espero alta, repique. Nas últimas semanas parece que estamos sofrendo de transtorno bipolar: alegria em uma semana e tristeza na seguinte. Como esta foi triste, logo ...

O que dizem os gráficos? Venda, mas estou apostando numa figura de bandeira para o iBov e para o Dow e pode vir repique.

Então não acredita em venda? Sim, mas não neste nível. Tem um fundo importante tanto aqui, no iBov quanto lá fora, no Dow que precisa perder para precipitar. Estamos próximos mas ainda acima.

E por que falou em repique? Porque estou apostando na repetição do movimento das últimas semanas.

Vou encerrando por aqui.

Bom fim-de-semana!

Que os ventos se acalmem e tragam serenidade aos mercados!

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Não é o Fim-do-Mundo


Hoje vou procurar ser mais técnico do que fundamentalista.

Vou direto ao ponto porque sei que muitos de vocês devem estar preocupados com a queda de hoje.

Perguntas como: Vai afundar? 2008 de novo? O mundo vai acabar? etc, devem estar passando pela cabeça de muitos.



Vamos começar pelo Índice Bovespa:


A queda de hoje nos remete a dois cenários distintos:

  • O primeiro sugere uma canalização dentro de um leve canal de baixa para depois ganhar força e romper para cima; seria o que chamamos de bandeira na análise gráfica;
  • Já o segundo cenário bem mais pessimista projeta uma queda até 49.432, caso perca os 56.099. Vai até lá? Se perder os 56k tem uma série de suportes pelo caminho que podem segurar o índice antes e mandá-lo de volta para cima, ou seja, pode cair, mas vai ter uma briga boa pelo caminho.


E agora vamos ao Dow Jones:



Alguém vai dizer: Esqueceu de trocar o gráfico. Parece. Não parece?

Pois é, mas é o gráfico do Dow. Este deixo para vocês analisarem, OK?



Vou estudar agora. Como comentei ontem estou me preparando para me certificar junto à Apimec, órgão que controla e fiscaliza a atividade de analista de valores mobiliários.

Com a certificação poderei passar informações mais abalizadas e fundamentadas dentro da ética, transparência e responsabilidade que a atividade exige.

Até amanhã!

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Nadando contra a Correnteza

Depois de um início tranquilo pela manhã, Europa no azul, futuros americanos em leve baixa, quase estáveis e por aqui também abrindo no zero a zero, depois de estarmos fechados ontem por conta do feriado, parecia que iríamos ter um dia tranquilo.

E tivemos, pelo menos do lado de cá; os outros nadadores ficaram pelo caminho. O índice bovespa fechou em alta de 0,52% aos 58.559 pontos.

Na Europa, as principais bolsas fecharam em direções opostas, preocupadas com o aumento do risco de rolagem da dívida da zona do euro.

- Alemanha: -0,33%
- França: +0,52%
- Grécia: -2,61%
- Inglaterra: -0,15%
- Itália: +0,79%

Nos EUA, quando fechamos por aqui, o índice Dow Jones ainda operava em leve baixa. No entanto, na última hora, acelerou a queda depois que a agência de classificação de risco Moody´s rebaixou a nota de 10 bancos públicos alemães; fechou em baixa de 1,58% aos 10.905 pontos.

Provavelmente iremos repercutir a notícia no próximo pregão.

Hoje comentei no encerramento do fórum da corretora onde realizo minhas operações que, salvo não apareça mais nenhuma bomba pelo caminho temos tudo para garantir o Natal das crianças, pelo menos aqui nas Américas, isto porque falta muito pouco para retomar a tendência de alta, tanto aqui no Brasil, quanto lá fora nos EUA.

Fiz este comentário assim que encerrou o pregão da bolsa brasileira e o Dow ainda operava em leve baixa. Veja o que aconteceu na última hora.

Difícil operar desta maneira. No mercado brasileiro temos muitos papeis armados, prontos para andar, se o iBovespa ajudar.

Hoje consegui identificar três operações vencedoras em day-trade (operações que iniciam e terminam no mesmo dia). Foram elas: TAMM4, ELET6 e GGBR4.

Entrei um pouquinho na parte gráfica nesta postagem porque a partir de hoje, por algum tempo, a parte de análises e identificação de novas oportunidades serão atualizadas semanalmente e não mais de forma diária como vinha acontecendo.

Estou me preparando para me certificar junto à Apimec, órgão que controla e fiscaliza a atividade de analista de valores.

Tenho certeza de que, tão logo consiga a certificação poderei contribuir ainda mais oferecendo a vocês investidores opiniões mais abalizadas, dentro do conceito de ética, transparência e responsabilidade que a atividade exige.

Até amanhã!

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Mais Incertezas

Europa está pesada.

No dia de hoje tivemos:

-  divulgação do PIB da Grécia: encolheu 5,2%
-  zona do euro: PIB cresceu 0,2%
-  títulos de 10 anos italianos: em nível preocupante superando 7%
-  títulos espanhois com prazo acima de 12 meses: superou 5%

Nem preciso dizer como fecharam as bolsas na Europa, todas no vermelho.

- Alemanha: -0,87%
- França: -1,92%
- Grécia: -2,84%
- Inglaterra: -0,03%
- Itália: -1,08%

Logo cedo os futuros americanos também refletiam o mau-humor europeu. Felizmente vieram dados econômicos favoráveis na economia americana que conseguiram melhorar o quadro. Na Europa, em determinado momento, chegou a reverter um pouco o cenário, mas não o suficiente para se manter o fechamento.

Nos EUA, por conta destes indicadores, o Dow Jones acabou fechando levemente positivo com 0,14% de alta aos 12.096 pontos.

Pelo menos assim, não teremos ajuste pelo pregão de hoje; nosso balizador Dow Jones não andou.

Ficaremos à mercé exclusivamente das notícias do dia, amanhã.

Por enquanto recomendo cautela com novas entradas.

Até amanhã!

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Recessão à Vista?

Pois é, quando não é uma coisa é outra. Primeiro foi o cavalo de Troia grego, depois veio à tona os problemas berlusconianos. Equacionado estes dois itens vem agora o medo de uma recessão na União Europeia.

Hora, faz tempo que estamos percebendo o iceberg que está emergindo. O que precisamos de fato, é vontade política de resolver os problemas e literalmente por a mão no bolso. Se um desses países quebra, literalmente não vai sozinho; arrasta um monte junto. Não adianta querer deixar para os "outros" resolverem. Vivemos em uma economia globalizada e os problemas de uns afetam todos.

As bolsas só estão refletindo a insegurança que estamos atravessando.

Hoje, especificamente, estamos mais próximos de retomar o bom humor do mercado, mesmo com o dia negativo que tivemos.

Se amanhã ou depois tivermos mais correção estaremos preocupados novamente com um cenário negativo.

Por isso precisamos logo que os líderes políticos, não só os europeus, arregacem as mangas e digam ao mundo o que de fato irão fazer. A reunião do G20 terminou e ninguém assumiu um compromisso concreto.

Até quando o mundo pode esperar?

Reflitam sobre isso!

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Conseguimos Alinhar

Depois de um descasamento com o mercado lá de fora, nos últimos dois dias, conseguimos nos alinhar junto aos pares internacionais e encerramos a semana com expectativas positivas para a próxima.

Na Grécia, tomou posse hoje o novo primeiro-ministro Lucas Papademos, em substituição a George Papandreou. Na Itália, o Senado aprovou as medidas orçamentárias, sugerindo aos investidores que o país fará o que for necessário para superar os problemas de endividamento.

Tudo isso corroborou para um dia positivo pelo mundo. Vamos aos números:

Europa:

Alemanha: +3,22%
França: +2,76%
Grécia: -1,09% (na contramão). Muita coisa ainda precisa ser feito
Inglaterra: +1,85%
Itália: +3,68%

Brasil:

iBovespa: +2,14%, aos 58.546 pontos

EUA:

Dow Jones: +2,19%, aos 12.153 pontos

O único ponto negativo que vejo do nosso lado para a próxima semana é que teremos um dia com baixo volume na segunda em função do feriado de 15 de Novembro, na terça. Ficaremos a mercé do que acontecer lá fora para ajustar na quarta.

O que poderia atrapalhar no curto prazo seria uma reviravolta nos problemas da Itália, a princípio equacionados, ou vir a foco mais algum país da zona do euro.

Entretanto estou otimista para a próxima semana e acredito que poderemos consolidar a retomada da alta.

Bom fim-de-semana!

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Cadê o Repique?

Esperava mais do dia de hoje. Depois do derretimento das bolsas pelo mundo ontem, pelo menos um repique era esperado e todo mundo fechando no azul.

Não foi o que aconteceu, indefinição total: bolsas divididas na Europa, umas caindo outras subindo, por aqui caimos e o Dow, até agora vai se sustentando; vamos ver como termina: pregão encerra as 19h.

O mercado refletiu exatamente a falta de direção que estamos passando, sem tendência.

Na dúvida, cai, ou sobe pouco. Tá todo mundo com medo!

Complicado dar murro em ponta de faca.

Por isso espero que venha logo uma definição, para cima ou para baixo, mas que o mercado se defina.

Somente com tendência vamos programar melhor nossas operações.

Precisamos de alguém para nos mostrar o caminho: Quem?

Resposta: Nossos carros chefes, iBovespa e Dow Jones.

Até amanhã!

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Dupla de Peso

Ô duplinha de peso: Giorgios Papandreou versus Silvio Berlusconi.

É só entrarem em cena, que o mercado desanda.

Semana passada foi o Cavalo de Troia Grego. Hoje, o primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, disse que sai se o parlamento aprovar medidas de austeridade, quer dizer voltaram as preocupações com a solvência da Itália.

Não caiu como no dia do anúncio do referendo grego, mas fez um belo estrago.

Vamos aos números de hoje:

Europa:

Alemanha: -2,21%
França: -2,17%
Grécia: -1,64%
Inglaterra: -1,92%
Itália: -3,78%

Brasil:

iBovespa: -2,50%, aos 57.549 pontos

EUA:

Dow Jones: faltando pouco mais de 30 minutos para o encerramento, cedia 2,89% aos 11.818 pontos.

E amanhã?

- Boa pergunta: mercados estão sem tendência. Pode abrir bombando, derretendo ou não sair do lugar.

Até ontem, parecíamos que estávamos a caminho de retomar a alta. Hoje, essa ducha de água fria!

Mercado de trincheira até definir!



Boa Noite e Até Amanhã!

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Descolamos de Novo

Hoje as atenções se voltaram para a Itália. O mercado está apostando na saída do primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, para facilitar as reformas internas e quase todas as bolsas da Europa fecharam em alta, impulsionadas pelas ações dos bancos.

Hoje o descolamento ficou por aqui, passamos boa parte do pregão em baixa chegando quase a recuperar próximo do encerramento mas terminamos no vermelho.

Vamos aos números de hoje:

Europa:

Alemanha: +0,55%
França: +1,28%
Grécia: +2,16%
Inglatera: +1,03%
Itália: +0,74%

Brasil:

iBovespa: 0,29%, aos 59.026 pontos

EUA:

Até o encerramento desta edição o Dow subia 0,72% aos 12.155 pontos

Apesar de algumas turbulências, susto com o Cavalo de Troia grego, aos trancos e barrancos caminhamos para um final-de-ano mais otimista.

Espero que permaneça assim até lá.

2012, vamos deixar para pensar depois do reveillon!

Até amanhã!


segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Descolamos do Resto

Bons ventos sopraram do lado de cá no dia de hoje. Depois do fechamento positivo na sexta, nova alta no dia de hoje, descolado da Europa e do Dow Jones, este durante boa parte do dia.

Na Europa depois do equacionamento da saída do primeiro-ministro da Grécia, Giorgios Papandreou e cancelamento do referendo, as atenções recaíram sobre o primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi deixar o poder.

Vamos aos números de hoje:

Europa:

Alemanha: -0,63%
França: -0,64%
Grécia: +-1,12%
Inglaterra: -0,30%
Itália: +1,32%

Brasil:

iBovespa: +0,90%, 59.198

EUA:

Faltando 15 minutos para o encerramento o Dow Jones subia 0,52%

Teremos que conviver com esse descasamento por um bom tempo!

Até amanhã!

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Balde de Água Fria

Ninguém se comprometeu, ou seja, ninguém aceitou formalmente participar do rateio do fundo de ajuda europeu. A reunião do G20 acabou e de novo, muito blá-blá-blá e pouca ação concreta.

A decepção tomou conta dos mercados que terminou novamente com baixas acentuadas na Europa. Os EUA sentiram os reflexos também, porém em menor escala. Por aqui, talvez compensando o ajuste que ficou devendo no dia de ontem, por conta do feriado de finados, a bolsa brasileira acabou fechando no campo positivo.

Vamos aos números:

Europa:

- Alemanha: - 2,72%
- França: - 2,25%
- Grécia: - 1,42%
- Inglaterra: - 0,33%
- Itália: - 2,66%

EUA:

- Dow Jones: -0,51%, 11.983 pontos
- Nasdaq: -0,41%, 2.686 pontos

Brasil:

- iBovespa: +0,81%, 58.670 pontos

Ainda terminamos o dia com a expectativa do voto de confiança do governo no parlamento grego.

A partir de segunda temos mais um complicador. Termina o horário de verão nos EUA, ou seja, o Dow Jones funcionará das 12:30h às 19:00h.

E daí? Podem perguntar?

Nossa referência mais próxima para direcionar o iBovespa é o Dow Jones, o que significa que das 11h até o meio-dia e meia ficaremos sem referência. 18h encerramos por aqui e o Dow continuará até as 19h. Imaginem em um dia negativo com recuperação no final e abrindo em baixa no dia seguinte de novo. Será que vamos compensar ou vai afundar direto?

Já dá para imaginar a confusão, mas precisamos nos acostumar porque será assim por um bom tempo.

Bem, pelo menos terminamos a semana e nos recuperamos do susto na terça.

Semana que vem tem mais emoções!

Vamos ver o que os gregos nos reservam! Espero que mais nada! Chega de Cavalo de Troia!

Bom Fim-de-Semana!


quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Grécia Recuou, Bolsas Subiram

Finalmente um dia mais calmo. Depois da tormenta de terça-feira, quando a Grécia anunciou que faria um referendo para que a população votasse se aprovaria ou não o pacote de ajuda com as medidas de austeridade, o ministro de finanças grego, Evangelos Venizelos, fez um pronunciamento em nome do governo, que não levará adiante a proposta do mesmo.

Assim, tivemos mais um dia de recuperação. Por aqui ainda ficou um pouco a desejar em virtude do feriado de ontem; não ajustou totalmente. Em contrapartida, tivemos perdas menores na terça.

Vamos aos números:

Europa:

- Alemanha: +2,81%
- França: +2,73%
- Grécia: +1,80%
- Inglaterra: +1,12%
- Itália: +3,23%

EUA:

- Dow Jones: +1,76%, 12.044 pontos
- Nasdaq: +2,16%, 2.697 pontos

Brasil:

- iBovespa: +1,52%, 58.196 pontos

Amanhã continua a reunião do G-20 em Cannes. Tomara que recebamos mais boas notícias, como por exemplo, a China entrando no fundo de ajuda.

Boa Noite!

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Depois do Tsunami, o Mar Acalmou!

Depois do tsunami que assolou as bolsas da Europa no dia de ontem, tivemos um dia mais calmo hoje, indicadores americanos ajudaram. Em outubro foram criados 110 mil empregos ante 100 mil esperados.

Na Europa, a recuperação não foi melhor porque ainda paira o receio do referendo grego. Hoje à tarde, o presidente Nicolas Sarkozy em reunião com a chanceler Angela Merkel anunciou que a União Europeia e o Fundo Monetário Internacional cogitam congelar o sexto pacote de ajuda à Grécia caso o referendo proposto pelo primeiro-ministro Giorgos Papandreou, siga em frente.

Amanhã começa a reunião do G-20 em Cannes onde os emergentes, principalmente China, tem papel de destaque, e serão convidados a participar do fundo de ajuda europeu, aprovado semana passada em 1 trilhão de euros.


Vamos aos fechamentos de hoje:

Europa:

- Inglaterra: +1,15%
- França: +1,38%
- Alemanha: +2,25%
- Itália: +2,31%
- Grécia: -1,34%

EUA:

- Dow Jones: +1,53%, encerrou em 11.836 pontos
- Nasdaq: +1,26%, encerrou em 2.640 pontos


Dependendo do humor do mercado amanhã, poderemos abrir com gap de alta para ajustar com as bolsas lá fora, uma vez que estivemos fechados por conta do feriado de finados.

Também poderemos ter um dia neutro ou menos negativo se o pessimismo vier à tona novamente; o dia positivo de hoje servirá como um amortecedor para o iBovespa.

Isto já nos dá uma perspectiva mais tranquila para o próximo pregão, pelo menos por aqui.



Até amanhã!

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Sexta-Feira 13, ou Será Cavalo de Troia?

Sexta-feira 13, ou Cavalo de Troia?

Difícil decidir. Hoje pareceu um filme de terror nas bolsas. E olhem que não é sexta-feira, nem dia 13.

Presente de Grego? É, o mundo recebeu de presente um verdadeiro "Cavalo de Troia", ninguém sabe o que está dentro.

A notícia do referendo para saber se a população grega apoia ou não as medidas de austeridade, levaram as bolsas a desabar pelo mundo, principalmente na Europa que está bem no olho do furacão.

Vamos ver como fecharam:

Europa:

- Londres: -2,21%
- Paris: -5,38%
- Frankfurt: -5,00%
- Milão: -6,80%
- Atenas: -7,03%

EUA:

- Dow Jones: -2,48%, 11.658 pontos
- Nasdaq: -2,87%, 2.607 pontos

Brasil:

- iBovespa: -1,74%, 57.323 pontos


Se observarmos, passou um tsunami pela Europa, atingindo com menor intensidade os EUA e mais fraco por aqui, mas chegou até aqui!

Amanhã, o presidente Nicolas Sarkozy e a chanceler Angela Merkel vão tentar convencer o governo grego a aprovar as medidas sem fazer o referendo. Estaremos fechados por conta do feriado de finados.

Em parte é até bom pois abriremos na quinta-feira quem sabe com um rumo mais definido.

Minha opinião é a de que ainda vamos ter muita turbulência, mas pelo menos já temos uma luz no fim do túnel. Falta equacionar os problemas e até lá vamos brincar um pouco de montanha russa!

Bom feriado a todos!