Na sexta-feira comentei que tanto o Índice Bovespa quanto o Dow Jones haviam deixado sinais de fundo e que poderíamos iniciar a semana com um repique.
Foi o que ocorreu hoje. uma boa reação em todas as bolsas mundiais, processo natural em mercados com tendência, os movimentos ocorrem em zigue-zagues.
Estamos em tendência de baixa no curto prazo. Depois de alguns dias de queda é natural um respiro. Pode reverter, claro que pode, primeiro vem o repique, depois recua de novo. Se esta nova queda não ultrapassar o nível de recuo anterior e segurar mais acima, temos um fundo ascendente. Se depois voltar a subir e ultrapassar o nível do repique anterior, aí poderemos dizer que iniciamos uma tendência de alta.
Por que subiu hoje? Em termos de noticiário foi divulgado que os líderes europeus estavam progredindo nas negociações da crise europeia.
Vamos aos números de hoje:
Europa:
- Alemanha: +4,60%
- França: +5,46%
- Grécia: -0,06%
- Inglaterra: +2,87%
- Itália: +4,60%
Brasil:
- Índice Bovespa: +2,05%, aos 56.017 pontos
EUA:
- Dow Jones: +2,59%, aos 11.523 pontos
- Nasdaq: +3,50%, aos 2.527 pontos
O que esperar ainda? Nosso gráfico está muito parecido com o do Dow Jones. Para o Dow ainda tem espaço até 11.630 pontos, pode andar mais, no nosso caso já atingiu o valor equivalente em 56.099.
Vamos ficar parados então? Não necessariamente, apenas estou mostrando que os dois índices estão com comportamentos muito parecidos. Um tempo atrás o Dow andou na frente e depois nos puxou, ficamos atrasados. Por que não acontecer o contrário agora?
O Índice Bovespa pode continuar seguindo em seu processo de repique, subir mais um degrau, próximo em 57.200 e o Dow depois ir atrás.
Vamos aguardar o pregão de amanhã!
Até lá!
Nenhum comentário:
Postar um comentário