Mas um dia nervoso para as bolsas mundiais. Temores com a perspectiva de rebaixamento da nota de rating da França pela agência Moody´s somados com a aparente falta de progresso para redução da dívida americana, fizeram as bolsas desabar pelo mundo.
Vamos aos números:
Europa:
- Alemanha: -3,35%
- França: -3,41%
- Grécia: -4,96%
- Inglaterra: -2,62%
- Itália: -4,74%
EUA:
- Dow Jones: -2,11%, aos 11.547 pontos (perdeu importante suporte em 11.639)
- Nasdaq: -1,90%, aos 2.524 pontos
Brasil:
- Índice Bovespa: -0,79%, aos 56.284 pontos (manteve-se acima do suporte em 56.099)
Por que falei Ficamos Sozinhos no título da postagem?
Se entrarmos na parte gráfica, dentro das possibilidades apresentadas, o Índice Bovespa foi o único que ainda pode respirar, tecnicamente não reverteu a tendência para baixa; precisaria fechar abaixo do suporte citado, embora o desenho gráfico já induz esse cenário como factível.
Não podemos dizer o mesmo do índice americano Dow Jones; fechou abaixo do suporte em 11.639, montou pivot de baixa e reverteu a tendência para baixa.
Conseguiremos segurar a corda sozinhos?
Acreditava muito que poderíamos ter um cenário de melhoras, pelo menos até o Natal, na verdade era mais um desejo, porque os números apontam para um mercado vendedor.
Bem, só nos resta agora apertar os stops e ter muita, mas muita cautela mesmo com novas entradas, principalmente na ponta de compra. Se o mercado se afirmar mesmo como vendedor; caminha para isso, só nos resta colocar o gráfico de ponta-cabeça e operar na ponta de venda.
Para os traders, dá para ganhar dinheiro assim. Para os investidores e para a economia mundial, significa perda de capital e recessão.
Na alta, todos ganham. Na baixa, apenas alguns.
Amanhã é um novo dia e vamos ver como a novela continua ...
Boa Noite!
Nenhum comentário:
Postar um comentário