Depois do tsunami que assolou as bolsas da Europa no dia de ontem, tivemos um dia mais calmo hoje, indicadores americanos ajudaram. Em outubro foram criados 110 mil empregos ante 100 mil esperados.
Na Europa, a recuperação não foi melhor porque ainda paira o receio do referendo grego. Hoje à tarde, o presidente Nicolas Sarkozy em reunião com a chanceler Angela Merkel anunciou que a União Europeia e o Fundo Monetário Internacional cogitam congelar o sexto pacote de ajuda à Grécia caso o referendo proposto pelo primeiro-ministro Giorgos Papandreou, siga em frente.
Amanhã começa a reunião do G-20 em Cannes onde os emergentes, principalmente China, tem papel de destaque, e serão convidados a participar do fundo de ajuda europeu, aprovado semana passada em 1 trilhão de euros.
Vamos aos fechamentos de hoje:
Europa:
- Inglaterra: +1,15%
- França: +1,38%
- Alemanha: +2,25%
- Itália: +2,31%
- Grécia: -1,34%
EUA:
- Dow Jones: +1,53%, encerrou em 11.836 pontos
- Nasdaq: +1,26%, encerrou em 2.640 pontos
Dependendo do humor do mercado amanhã, poderemos abrir com gap de alta para ajustar com as bolsas lá fora, uma vez que estivemos fechados por conta do feriado de finados.
Também poderemos ter um dia neutro ou menos negativo se o pessimismo vier à tona novamente; o dia positivo de hoje servirá como um amortecedor para o iBovespa.
Isto já nos dá uma perspectiva mais tranquila para o próximo pregão, pelo menos por aqui.
Até amanhã!
Nenhum comentário:
Postar um comentário