quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Europa Apreensiva

Hoje o tom foi ditado pela Europa. Os mercados, principalmente por lá, permaneceram o dia todo em compasso de espera, apreensivos pela reunião de líderes nos próximos dias 08 e 09 de dezembro. A cautela maior ainda foi aumentada depois que membros do governo alemão admitiram que estão pessimistas com o resultado do encontro. Ainda sob pressão a agência de classificação de risco Standard & Poor´s colocou em observação todos os países da zona do euro para possível rebaixamento. Deverá comunicar a decisão tão logo termine a reunião.

Por aqui tivemos um dia negativo puxado pela saída de estrangeiros. Na contramão, o índice Dow Jones, da bolsa americana, acabou fechando no campo positivo.

Vamos aos números:

Europa:

- Alemanha: -0,57%
- França: -0,11%
- Grécia: +0,78% (na contramão)
- Inglaterra: -0,39%
- Itália: -1,24%

EUA:

- Dow Jones: +0,38%, aos 12.196 pontos

Brasil:

- Índice Bovespa: -1,47%, aos 58.662 pontos
 
Do ponto de vista gráfico não mudou muita coisa: por aqui, sugerindo uma realização e desenhar o segundo ombro que venho comentando, da figura de alta OCOi (ombro-cabeça-ombro invertido), para depois voltar a subir e retomar o quadro de alta e o Dow Jones, mais propenso a querer romper direto, mas também deixando uma dúvida no final do dia de hoje.
 
De qualquer forma, a perspectiva ainda é positiva por aqui com a retomada do cenário de alta; está tudo preparado para isto, mas o mundo (Europa) precisa ajudar.
 
Boa Noite e Até Amanhã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário