Hoje vou dedicar esta postagem falando exclusivamente sobre o Índice Bovespa. Temos apenas uma semana até o Natal e considero importante uma análise mais aprofundada do nosso índice nesse momento específico de decisão que estamos passando.
De antemão peço desculpas para a parte de análises individuais de ativos, que costumo fazer semanalmente; ficarão adiadas para a próxima semana.
Vou começar colocando o gráfico do ibov:
Notam alguma coisa? Vou ajudar.
De janeiro até o início de agosto deste ano é nítido o movimento de baixa. A partir daí começamos a nos recuperar: alta em agosto, setembro caiu mas um pouco menos, nova alta em outubro superando a do início de setembro, depois novembro caindo, mas logo voltando a subir; expectativa de superar o último nível de alta e aí ... falhou, não superou e voltou a cair.
O que isso significa? Perdeu o rumo, não sabe mais pra onde vai.
O nome de tudo isso aí: indefinição, congestão, falta de tendência. Sem tendência não há movimento. Os preços ficam batendo pra lá e pra cá e não saem do lugar.
É o que dá pra ver agora.
Terminamos a semana em cima de um importante divisor: 56.000. Se conseguirmos frear a queda e começar a reverter, ainda há esperança de quem sabe ultrapassar os 59.600/60.000 e marcar mais um "tracinho" que ficou faltando acima do último topo. O nome desse "tracinho" chama-se pivot, no caso, pivot de alta.
Por outro lado se vier abaixo, o que acontece? Pensando no alfabeto: A, B, C, D, ..., M, M de novo. Opa! Emperrou na letra M. É isso mesmo: a letra M; termina de desenhá-la em 54.500.
Na análise gráfica, M ou topo duplo é uma figura de queda e tem uma bem nítida, é só olhar no gráfico em cima. Se perder esse divisor e terminar de desenhar o M, as projeções sugerem mais queda, mas não é só isso; pode ser um prenúncio de um novo ciclo de baixa. Lembram do que aconteceu antes do subprime? Primeiro desenhou-se a figura de baixa, depois veio aquele desastre que todos se lembram. A crise na Europa tá aí; a zona do euro em forte risco.
Nem quero me alongar muito nesse assunto. Ainda existe um fio de esperança e enquanto tiver algo em que se apegar vou agarrar e estou me agarrando agora nesse divisor em 56.000.
Última semana antes do Natal! Papai Noel, estamos em cima da hora! Nossas crianças estão esperando os presentes!
Bom fim-de-semana!
Nenhum comentário:
Postar um comentário