segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

"M" batendo na Porta

Tentamos, tentamos, tentamos mas não conseguimos afastar o fantasma do "M"; pelo contrário, está ele aí materializado. Volto neste ponto depois.

Tivemos mais um dia de fraqueza pelas bolsas mundiais. O clima de incerteza que ronda a Europa contribuiu para a performance negativa do dia.

Vamos ver como fecharam as bolsas pelo mundo:

Europa:

- Alemanha: -0,54%
- França: +0,06%
- Grécia: -0,48%
- Inglaterra: -0,41%
- Itália: -0,16%

Brasil:

- Índice Bovespa: -1,42%, aos 55.298 pontos

EUA:

- Dow Jones: -0,84%, aos 11.766 pontos
- S&P 500: - 1,17%, aos 1.205 pontos

A semana que passou encerrou com o iBovespa fechando em cima de um importante divisor em 56.000 pontos. Disse que caso voltasse a ceder e encerrasse abaixo deste patamar teríamos de encarar a figura gráfica de queda em forma de "M", aquele que falei logo no início, que termina de desenhar em 54.500 pontos.

Foi o que aconteceu, perdemos o divisor e agora caminhamos para fechar a figura de queda.

Nem tudo está perdido ainda, pois pode chegar nos 54.500, segurar e reverter, desfazendo a figura de queda. Mas estamos caminhando para pelo menos fazer um teste nele.

Pelo quarto pregão seguido fechamos em baixa. Vai ter que parar para respirar em algum momento. Minha expectativa é que o alívio venha justamente no suporte tão importante em 54.500.

Até lá o importante é manter os stops acionados; já começam a aparecer oportunidades na ponta de venda, mas nem quero adentrar muito no assunto pois sei da dificuldade de muitos em operar desta forma.

Amanhã tem mais! Vamos aguardar!

Boa Noite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário