segunda-feira, 30 de abril de 2012

Alta no Finalzinho

Em um dia mais fraco com dados mistos nos EUA e notícias vindas da Espanha tivemos um dia negativo nas bolsas mundiais, aqui virando de mão no finalzinho.

Vejam o comportamento das bolsas no dia de hoje:




Parte Gráfica:


Dow Jones:


Segue sinalizando topo em cima da resistência de 13.300, mas sem comprometer em nada a recèm-tendência de alta no curto prazo.


Índice Bovespa:


Segue ainda pressionando o suporte de 61.000. Deixou no apagar das luzes mais um sinal de fundo, pequeno martelo no leilão de fechamento.


Amanhã feriado por aqui, dia do trabalho, bolsas funcionando lá fora. Poderemos ter algum ajuste na quarta.


Não esqueçam de conferir as análises de BVMF3, OGXP3, PETR4 e VALE5 na seção de análises do site.


Bom feriado a todos!


Até quarta!

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Novo Descasamento

Enquanto o mundo lá fora tenta mostrar alguma recuperação; mercados americanos fizeram importantes rompimentos no pregão de ontem e hoje nova alta, por aqui estamos cada vez mais descasados.

Vejam os números de hoje:




Parte Gráfica:


Dow Jones:


Apesar da alta, sentiu a resistência dos 13.290 e deixou um candle de topo podendo iniciar alguma correção, mas ainda tranquilo dentro de sua recém-tendência de alta. Caso corrija pode até ganhar mais força para romper a resistência.


Índice Bovespa:


Mesmo com o bom-humor dos mercados lá de fora e com o sinal de fundo deixado no pregão anterior não conseguiu evoluir. Mercado por aqui está muito descasado e não consegue prosseguir.

A pergunta que fica é: quando lá fora começar a corrigir, aqui vai subir ou vai acompanhar?

Para complicar um pouco mais, deveremos ter um pregão fraco na segunda e fechados na terça por conta do feriado. Pode ainda abrir com gap na quarta. É mole?


Não esqueçam de conferir também as análises de BVMF3, OGXP3, PETR4 e VALE5 na seção de análises  do site.



Bom fim-de-semana e bom feriado!

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Dia Importante nos Mercados Americanos

Hoje passo logo o foco na parte gráfica começando pelo índice Dow Jones, que fez um importante rompimento no dia de hoje, assim como o S&P 500 também.

Vou ilustrar com o Dow Jones:


O dow hoje deu um importante passo que, além de afastar o perigo da figura de queda que estava se desenhando, abriu uma perspectiva bem positiva para o índice.

Rompeu a resistência de 13.130, montou pivot de alta e melhor, iniciou tendência de alta no curto prazo. Parte agora para a resistência de 13.290, onde novo rompimento estende a tendência também para o médio prazo.


Índice Bovespa:


Do lado de cá estamos bem mais tímidos. Só quando consolidou mesmo o rompimento lá fora conseguimos sair do vermelho e virar para o azul deixando um sinal de fundo em cima do suporte de 61.000.

A expectativa que se segue, continuando o bom humor lá de fora, é de pelo menos um repique. Temos o topo da congestão em 63.300 e depois a resistência de 64.000. A partir daí podemos dizer que ganhamos um viés mais positivo.

Último pregão da semana amanhã, vamos ver o que nos aguarda.

Não esqueçam de conferir as expectativas de BVMF3, OGXP3, PETR4 e VALE5 na seção de análises do site. Chamando a atenção a formação de VALE5.



Até amanhã!

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Descolamento por Aqui

Enquanto a maior parte das bolsas tiveram um dia de alta impulsionadas pelos bons balanços corporativos do primeiro trimestre e hoje especificamente, com o forte resultado da Apple nos Estados Unidos, além do presidente do FED (Federal Reserve), Ben Bernanke, anunciar que pretende adotar medidas para estimular a economia anericana, caso necessário, por aqui, andamos na contramão e fechamos em baixa.

Vejam os números de hoje:





Parte Gráfica:


Dow Jones:



Apesar do bom desenvolvimento no dia, fechou próximo da resistência de 13.130. Passando, ótimo, afasta o risco da figura de baixa e segue para o topo da congestão em 13.290.

Mas uma outra possibilidade também se passa. Continua formando um segundo ombro de OCO (ombro-cabeça-ombro), só que de maior complexidade. Assim como temos duas cabeças nessa figura, surge a possibilidade de um segundo ombro duplo também.

O teste na resistência vai definir se rompe e afasta o perigo ou se "bate-e-volta" voltando a preocupar.



Índice Bovespa:


Depois de assustar bastante no intraday onde parecia que deixaria um candle de topo, recuperou parte das perdas e fechou com um spinning top, candle de dúvida, em cima do suporte.

Ponto negativo: foi um dia de queda com volume acima de R$ 7 bi o que aumenta o viés negativo.



O próximo pregão ganha novamente uma importância maior para trazer algum alívio ou retomar as preocupações.


Continua a recomendação de cautela nas operações dando preferência aos tiros curtos e ser mais cuidadoso e criterioso com aquelas iniciadas antes da primeira hora do pregão. Hoje começamos bem o dia e viramos de mão.


Não esqueçam de conferir as expectativas de BVMF3, OGXP3, PETR4 e VALE5 na seção de análises do site.



Até amanhã!

terça-feira, 24 de abril de 2012

Alívio Momentâneo

Dia positivo pelo mundo. Apesar dos dados mistos, positivos e negativos da economia americana, o setor bancário na Europa deu o tom do dia puxando as bolsas mundiais, que puderem receber algum respiro.

Vejam como fecharam a maior parte das bolsas:




Parte Gráfica:


Dow Jones:


O nível de 13.000 começa a ser um balizador no curto prazo, ora fecha acima, ora abaixo. Hoje fechou cravado em cima, mas resumindo, começa a lateralizar em seu entorno com mais volatilidade, mas dando mais simetria e consistência ao perigoso OCO (ombro-cabeça-ombro) que está sendo desenhado. Afasta o perigo acima de 13.130, mas o cenário de compras só volta acima de 13.290 e fica muito ruim perdendo o nível de 12.700 onde, além de terminar de desenhar a figura, sinaliza reversão de tendência acionando vendas mais pesadas.


Índice Bovespa:


Alívio momentâneo. Deixou um harami, que caso confirmado dá espaço para algum repique, mas melhora mesmo, só acima dos 63.000 e preferencialmente acima de 64.000, onde teríamos um viés mais positivo para compras.

Por enquanto, o suporte de fibonacci em 61.000 está segurando o índice, mas se vier abaixo, monta pivot de baixa e pode vir forte em cima dos 60.000, talvez não conseguindo conter a queda pela proximidade do suporte.

Cautela continua e ainda sugiro manter as operações mais curtas.

Exceção: ELPL4 tá formando até agora um belo candle de fundo de semanal. Caso mantenha a formação até o final da semana, pode dar uma entrada pensando em posição (compra para um prazo mais longo).

Não deixem de conferir também as expectativas de BVMF3, OGXP3. PETR4 e VALE5 na seção de análises do site.



Até amanhã!



segunda-feira, 23 de abril de 2012

Dia Pesado

O dia hoje foi de perdas mundiais. Europa fechou pesada, 3% de baixa em média, mas vamos nos atentar ao lado de cá, Américas.

Dow Jones:


OCO (ombro-cabeça-ombro) tá ganhando corpo e seguindo perigosamente para o nível de 12.700.


Índice Bovespa:


Suporte de 61.300 foi testado hoje, mas não foi o único. Testamos também o suporte projetado por fibonacci desde lá de cima pegando a partir do nível de 68.900.

Ibov permanece fraco e sem sinal de fundo. Ainda temos o nível de 60.000/59.600, suporte de semanal para tentar conter a queda, mas o viés continua negativo.



Por enquanto, tiros curtos são mais indicados, até termos uma definição melhor do quadro, ou acima de 64.000 ou abaixo de 60.000.


Não esqueçam também de conferir as análises de BVMF3, OGXP3, PETR4 e VALE5 na seção de análises.


Até amanhã!


sexta-feira, 20 de abril de 2012

Dia Positivo ... Lá Fora

Alemanha deu o tom nos mercados no dia de hoje, com a confiança empresarial do mês de abril atingindo o nível mais alto dos últimos nove meses.

Com a agenda fraca de hoje, os mercados mundiais tomaram fôlego e baseados nesse indicador fecharam em sua maioria em alta.

Confiram o fechamento dos mercados:



Parte Gráfica:


Dow Jones:



Risco de OCO (ombro-cabeça-ombro) ainda persiste. O dia de hoje começando a arrastar o índice um pouco de lado em cima da resistência dos 13.000, começa a dar um pouco mais de simetria nesse possível segundo ombro.

Alguns de vocês vão me perguntar: mas não rompeu? Não e por que? Porque 13.000 é uma região e não um número exato.

Entretanto agora duas possibilidades se abrem:

  1. caso rompa 13.130 afasta o "fantasma" do OCO e pode buscar o topo da congestão em 13.290;

  2. voltando abaixo dos 13.000 começa a buscar o suporte dos 12.700 terminando de desenhar o segundo ombro.

Por enquanto está mais com cara de OCO, mas vamos aguardar os próximos pregões.



Índice Bovespa:



Tenta, tenta e não consegue vencer a resistência dos 63.100. Hoje mais uma vez rompeu e voltou, só que desta vez, deixando um candle de topo, viés negativo.

Caso se confirme no próximo pregão podemos testar o suporte de 61.200 e depois se perder, o principal na faixa de 60.000.

Por enquanto só temos o viés e este é de baixa. Definição só acima de 64.000 ou abaixo de 60.000.


Cautela continua sendo o nome do jogo!



Não esqueçam também de conferir as análises de BVMF3, OGXP3, PETR4 e VALE5 no site!



Bom fim-de-semana!




quinta-feira, 19 de abril de 2012

OCO Volta a Preocupar

Muitos talvez não vão entender logo de cara o título do post, mas daqui a pouco vai ficar claro.

Mercados hoje tiveram um dia negativo. Nos EUA dados de trabalho e da atividade industrial vieram aquém do esperado. Na Europa, possibilidade de rebaixamento da nota de crédito da França pela Moody´s somado com as incertezas sobre as economias de Itália e Espanha foram decisivos para a virada do jogo, que começou positivo logo no início da manhã, fechando no vermelho em sua grande maioria nas bolsas mundiais.

Confiram o fechamento das principais bolsas:


Vamos agora à parte gráfica, com as análises do dow e ibov:


Dow Jones:



Aqui vai a explicação para o título do post.

Até ontem estávamos de certa forma tranquilos com relação ao comportamento do dow. Havia rompido a resistência de 13.000 e a mesma funcionado como suporte.

Mas hoje tudo mudou: a queda prosseguiu, confirmou topo e ainda perdeu esse novo suporte. O até então OCO (ombro-cabeça-ombro), figura de queda e sinalizador de reversão de tendência quando plotado em região de topo, voltou a mostrar a cara e reacendeu a possibilidade de desenhar a figura, mesmo com o segundo ombro mais alto.

O suporte de 12.700, ainda um pouco distante no momento, volta a merecer atenção especial. Vamos observar!




Índice Bovespa:


Sentiu mesmo a resistência de 63.060. Mesmo ainda não confirmando topo, sugere esse o caminho mais provável. A expectativa que surge é que, caso o dow comece mesmo a desenhar o segundo ombro em direção aos 12.700, o nosso índice faça o mesmo movimento em direção aos 61.290.

Só vamos ter uma definição melhor se vai ou não por esse caminho no pregão de amanhã. Vamos ficar atentos!

Não esqueçam de conferir na seção de análises, as perspectivas de BVMF3, OGXP3, PETR4 e VALE5


Até amanhã!

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Tudo na Mesma

Sem enrolação vamos direto ao ponto:


Dow Jones:


Resistência rompida no pregão anterior de 13.000 hoje serviu como suporte. Mantém ainda expectativa de seguir para o topo da congestão em 13.290.


Índice Bovespa:



Testou e não rompeu o topo da congestão de 63.100, em números redondos. Continua indefinido. O perigo agora é virar topo e voltar o viés negativo até o suporte da congestão.


Permanece a cautela nas operações tanto de compra quanto de venda e com tiros curtos até o mercado se definir melhor.

Não esqueçam depois dar uma olhada também na seção de análises para ver BVMF3, OGXP3, PETR4 e VALE5.


Até amanhã!



 

terça-feira, 17 de abril de 2012

Dia Positivo, mas ...

Bom humor predominou nos mercados no dia de hoje, que fecharam em sua grande maioria em alta.

Vejam os números:




Parte Gráfica:



Dow Jones:


Rompeu resistência importante de 13.000, afastando por ora o OCO (ombro-cabeça-ombro), figura de queda, que vinha comentando e agora parte para a segunda parte da congestão em 13.290.



Índice Bovespa:



Perdeu a chance de acompanhar o dow e ainda está preso entre 61.290 e 63.060. Continua indefinido.


Ponto Negativo: dólar


Rompeu congestão gerando uma expectativa positiva. O problema é que quando o dólar sobe, ibovespa cai e vice-versa. Dificilmente temos os dois alinhados na mesma direção.

Graficamente o dólar rompeu com convicção sua  resistência, sugerindo continuidade da alta enquanto o ibov não, o que causa preocupação no índice.

De qualquer forma, só vamos ter um direcional mais claro do ibovespa, colocando em números redondos: ou acima de 64.000 (compras) ou abaixo de 60.000 (vendas).


Até amanhã!

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Dia Nervoso

Ainda refletindo as preocupações com as economias espanhola e italiana, mais o encolhimento do PIB chinês, os mercados fecharam em direções´opostas pelo mundo. O que ajudou um pouco foram as vendas ao varejo dos EUA que vieram melhores do que o esperado.

Vejam como fecharam as bolsas pelo mundo:



Parte Gráfica:


Dow Jones:


Está sentindo a resistência dos 13.000 e segue desenhando um perigoso OCO (ombro-cabeça-ombro), figura de queda, com linha do pescoço em 12.700.


Índice Bovespa:


Dia muito nervoso para o índice, com forte volatilidade, fechando com um candle de indefinição. Formou uma região de indefinição entre 61.290 e 63.060. Dá algum direcional rompendo um dos extremos, mas assim mesmo a faixa é pequena. Para cima tem a resistência dos 63.900/64.000. Para baixo o suporte importante de 60.000/59.600.


No semanal, no tocante às bandas de bollinger, a banda superior inflexionou para baixo; pode ser um indício de novo estreitamento e no diário permanecem fechadas indicando movimento à frente.

Muita cautela tanto na compra quanto na venda até que o quadro se defina melhor.


Até amanhã!

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Voltaram as Preocupações

PIB chinês aquém das expectativas, economias da Itália e Espanha com problemas. Foi o suficiente para voltar o mau-humor nos mercados mundiais.

Vejam como fecharam as bolsas pelo mundo:




Parte Gráfica:


Dow Jones:



Ontem comentei que tínhamos duas possibilidades distintas: romper a resistência e divisor em 13.000 e seguir para a segunda parte da congestão ou não conseguir ultrapassá-la e começar a voltar podendo virar um perigoso OCO (ombro-cabeça-ombro), figura de queda e de reversão de tendência quando plotada em região de topo; pelo dia de hoje as chances maiores estão nesta direção.



Índice Bovespa:


Sempre quando possível procuro ser um pouco didático e passar dicas e técnicas de análise.

Destaquei hoje no ibov as bandas de bollinger, que são indicadores de movimento. Funcionam assim: toda vez que a banda de baixo começa a apontar para a de cima e esta para a de baixo (as bandas estão destacadas em verde reforçado), chamamos de estreitamento das bandas, é um prenúncio de movimento forte à frente. Infelizmente não dá para saber a direção do mesmo antes de começarem a se abrir, mas o lado que abre começa a ganhar força no movimento.

Observem no gráfico acima e vão notar vários pontos de estreitamento e reabertura e parem no dia de hoje. Estamos com as bandas estreitas, logo ...

Se fosse dar um palpite para que lado vai abrir, diria que é para baixo; torço para estar errado, mas por que? Dow com chances de virar OCO, figura de queda, martelo de semanal que até ontem estava ganhando forma, hoje "gorou", sem sinal de fundo pelo semanal e pior ... Não tinha visto o semanal com as BB´s plotadas. Estou escrevendo e analisando:



Viram a força das BB´s? Semanal está coma as bandas abrindo e sem indicação de que vão começar a se fechar novamente; estão acelerando.

Gostaria de trazer um pouco mais de otimismo para a próxima semana, mas do ponto de vista gráfico não encontrei nada positivo.

Bem, com este cenário vamos estudar os gráficos e deixar engatilhadas estratégias na ponta vendedora e ficar atentos às posições compradas e aos sinais, para não sair tarde demais caso virem de mão.

Na medida do possível posso auxiliá-los em alguma estratégia, muito embora ainda não esteja oficialmente habilitado para fazer recomendações nem emitir relatórios. Estou em processo de certificação para obtenção do CNPI. Assim, tudo que passo aqui é fruto do meu estudo e interpretação pessoal, mas procuro sempre repassar o meu pensamento.

Estudem, analisem e tirem suas próprias conclusões.



Bom final-de-semana!


quinta-feira, 12 de abril de 2012

Forte Repique

Bom humor prevaleceu mais uma vez no dia de hoje nos mercados e desta vez aproveitamos com um forte repique no ibovespa.


Confiram o fechamento das principais bolsas mundiais:



Parte Gráfica:



Índice Bovespa:



Começo pelo ibov e coloquei o gráfico semanal onde sugere um martelo em formação, possível candle de fundo que, caso confirmado, sinalizaria o fim da correção e retomada da tendência de alta com a retomada das compras, a princípio para o médio prazo.



Dow Jones:



Destaco inicialmente a repetição de padrões. Vejam os dois sinais de fundo com o mesmo padrão sendo confirmados.

Agora imediatamente acima surge um divisor em 13.000 que assume bastante importância levando a duas possibilidades distintas:
  1. ultrapassagem da resistência de 13.000 prosseguindo na segunda parte da congestão até 13.290 e ajudando a fortalecer o martelo em formação do ibov;

  2. "Me engana que eu gosto", i.e., começar a lateralizar em cima da resistência e depois voltar a ceder podendo virar um grande OCO (ombro-cabeça-ombro), figura de queda e de reversão de tendência, quando plotada em região de topo.

O dia de amanhã assume assim uma grande importância entre a consolidação da melhora ou a retomada do medo e insegurança e como sempre, deixa o "pepino" para sexta-feira.

 

 
Até amanhã!

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Não Aproveitamos um Repique

Em um dia de algum respiro nas principais bolsas mundiais, ficamos com a minoria e não aproveitamos a chance.

Confiram o fechamento das principais bolsas mundiais:




Parte Gráfica:


Dow Jones:


Comentei ontem que o dow havia perdido o suporte de 12,740, mas que por muito pouco. A boa reação no dia de hoje nos remete a três cenários possíveis:

  1. ampliação da faixa de congestão passando a ficar entre 12.710 e 13.290

  2. "Me engana que eu gosto", i.e., repique até os 13.000 e depois voltar a ceder podendo virar um grande OCO (ombro-cabeça-ombro), figura de queda e de reversão de tendência, quando plotada em região de topo.

  3. Perda dos 12.710 e prosseguimento da queda até o suporte seguinte de 12.500

Índice Bovespa:


Para o lado de cá parece que o grande teste vai ser mesmo nos 60.000. Assim como foi difícil romper essa resistência, quando demos início à tendência de alta do médio prazo, acredito que não vai ser fácil perdê-lo agora como suporte. Vai ser uma briga boa. Pode até aparecer algum repique antes, mas o grande teste vai ser lá.

Hoje analisando uma série de ativos identifiquei uma série de formações gráficas interessantes, algumas dando entrada, como com LLXL3, que postei no twitter durante o dia, outras apenas sugerindo monitoramento, mas em praticamente todas uma coisa em comum, operações de venda e não de compra, sinal que mostra o atual direcionamento para baixo.

Vamos ver o que nos aguarda amanhã e permanecer no mercado de trincheira, principalmente nas operações de compra, com tiro curto.

Até amanhã!


terça-feira, 10 de abril de 2012

Queda Livre

Com pouquíssimas exceções tivemos um dia bem negativo nos mercados. Desaleração chinesa e preocupações com a economia espanhola deram o tom do dia.

Vejam como fecharam as principais bolsas:




Parte Gráfica:


Dow Jones:


Forte barra de baixa (marubozu) perdendo o suporte de 12.740, apesar de por muito pouco e sem sinal de fundo. Sugere a busca do suporte seguinte em 12.500.


Índice Bovespa:


Perdeu também o suporte de 62.000 sugerindo a continuidade da queda até o suporte de 60.000, tem uma importância a mais no gráfico semanal. É o primeiro suporte onde espera-se que sinalize um fundo retomando a tendência de alta neste tempo gráfico.

Relembro a sugestão de cautela nas operações de compra, cenário favorece as vendas. Hoje saiu uma bela venda com base no gráfico semanal em PDGR3. Quem me acompanha pelo twitter deve ter visto, postei-a logo cedo, mas quero lembrar que ainda estou em processo de certificação para obtenção do CNPI, não podendo fazer recomendações nem emitir relatórios. Expresso aqui apenas a minha opinião pessoal.

Até amanhã!


segunda-feira, 9 de abril de 2012

Alinhamento Negativo

Em um dia de pouco volume e com a Europa fechada tivemos um dia de baixa nos mercados brasileiro e americano. O ibov fechou em queda de 1,21% aos 62.923 pontos e o dow cedeu 1,00% encerrando em 12.929 pontos.

Vamos à análise dos índices:


Dow Jones:


O dow, que até agora vinha melhor que o nosso índice dentro de uma congestão entre 13.000 e 13.290, acabou perdendo o suporte formando topo duplo, quase triplo e agora busca o suporte em 12.740 sugerindo uma reversão de tendência no diário assim como no ibov; alinhamento negativo com o nosso índice.


Índice Bovespa:


Sem muitas novidades no gráfico diário, deu sequência à tendência de baixa já se aproximando do suporte de 62.000 e com objetivo de queda por fibonacci, em 61.000.

Mas se no diário estamos claramente em tendência de baixo no curto prazo, no semanal ainda mantemos viva a tendência de alta.


Observem que pelo semanal ainda mantém topos e fundos ascendentes, fazendo por enquanto uma correção da última pernada de alta. Até o nível de 59.600/60.000, primeiro suporte, seria considerado uma correção normal.

Nesse momento de mais fraqueza a sugestão é de cautela nas operações de compra, tiros curtos são mais recomendados, procurar entrar em operações com tendência mais definida; operações na ponta de venda estão mais favorecidas.

O alinhamento dos dois índices acabou acontecendo e para baixo. A diferença é que apenas estamos um pouco mais adiantados.

Até amanhã!

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Pequeno Respiro

Após perdermos o suporte de 63.900 no pregão anterior, tivemos um pequeno respiro no dia de hoje, mas foi só isso e muito sutil.

Vamos ver como ficam as perspectivas futuras:


Dow Jones:


Após testar por dois dias seguidos o suporte da congestão, conseguiu se segurar, deixando um sinal de fundo, mas o mais importante é que permanece dentro dela. Enquanto estiver entre os extremos da mesma não muda nada.


Índice Bovespa:


 
Acrescentei hoje a projeção da queda com a perda do suporte de 63.900. Por fibonacci, comentei sobre ele recentemente, podemos precipitar até o nível de 61.000 tendo o suporte de 62.000 no meio do caminho, mas podemos dizer que ainda estamos brigando com o suporte perdido. Além de passarmos parte do pregão acima dele, deixamos também um sinal de fundo (martelo invertido). No entanto, mesmo que inicie um repique, nada muda em relação à recente tendência de baixa do ibovespa no curto prazo, que permanece com topos e fundos descendentes.
 
Amanhã não teremos pregão, Sexta-Feira Santa e no domingo celebramos a Páscoa.
 
 
Boa Páscoa a Todos!