quinta-feira, 19 de abril de 2012

OCO Volta a Preocupar

Muitos talvez não vão entender logo de cara o título do post, mas daqui a pouco vai ficar claro.

Mercados hoje tiveram um dia negativo. Nos EUA dados de trabalho e da atividade industrial vieram aquém do esperado. Na Europa, possibilidade de rebaixamento da nota de crédito da França pela Moody´s somado com as incertezas sobre as economias de Itália e Espanha foram decisivos para a virada do jogo, que começou positivo logo no início da manhã, fechando no vermelho em sua grande maioria nas bolsas mundiais.

Confiram o fechamento das principais bolsas:


Vamos agora à parte gráfica, com as análises do dow e ibov:


Dow Jones:



Aqui vai a explicação para o título do post.

Até ontem estávamos de certa forma tranquilos com relação ao comportamento do dow. Havia rompido a resistência de 13.000 e a mesma funcionado como suporte.

Mas hoje tudo mudou: a queda prosseguiu, confirmou topo e ainda perdeu esse novo suporte. O até então OCO (ombro-cabeça-ombro), figura de queda e sinalizador de reversão de tendência quando plotado em região de topo, voltou a mostrar a cara e reacendeu a possibilidade de desenhar a figura, mesmo com o segundo ombro mais alto.

O suporte de 12.700, ainda um pouco distante no momento, volta a merecer atenção especial. Vamos observar!




Índice Bovespa:


Sentiu mesmo a resistência de 63.060. Mesmo ainda não confirmando topo, sugere esse o caminho mais provável. A expectativa que surge é que, caso o dow comece mesmo a desenhar o segundo ombro em direção aos 12.700, o nosso índice faça o mesmo movimento em direção aos 61.290.

Só vamos ter uma definição melhor se vai ou não por esse caminho no pregão de amanhã. Vamos ficar atentos!

Não esqueçam de conferir na seção de análises, as perspectivas de BVMF3, OGXP3, PETR4 e VALE5


Até amanhã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário