terça-feira, 3 de abril de 2012

Dia do Quase

Dow Jones quase confirmou topo, ibovespa quase perdeu suporte. O que mudou?

Hoje, sem muito "embromation", quero passar logo o recado que nos está sendo dado, já há algum tempo.

Tivemos um bom início de ano, tanto aqui quanto lá fora, Dow Jones. Engrenamos em uma boa tendência de alta, que veio forte até meados de fevereiro. A partir do início de março começamos a perder força na tendência, vários ativos nossos, que estavam  se desenvolvendo bem, ex.: construtoras, Cyrela por exemplo, viraram a mão; dêem uma olhada no gráfico diário dela e vão entender onde quero chegar.

As mudanças não acontecem de uma vez. Começam aos poucos até se refletirem totalmente no índice.

O dow, até que não está tão ruim, começando a congestionar; depois de bater no topo da congestão, voltou para dentro dela.


Dow Jones:



E do nosso lado?

Índice Bovespa:


Propositalmente afastei o zoom para ficar fácil para qualquer um, mesmo sem grandes conhecimentos sobre análise gráfica possam avaliar.

Perguntem ao seu filho (a), os que forem casados, ou para qualquer criança, olhando o gráfico acima, para que lado acham que vai seguir?

Muito provavelmente vão dizer: para baixo.

Tem um monte de indicadores do lado direito do gráfico que estão apontando para baixo; não quero me atentar a eles para não ficar cansativo.

Apenas quero reforçar que o recado está dado. Podemos ter repique? Claro que sim. O mercado se comporta em zigue-zagues, mas o movimento principal está bem desenhado.

Hoje estamos como meio que desordenados em uma fila: alguns querendo furar a fila e ir para a frente (subir), outros sendo empurrados para trás (caindo) e outros se segurando para não perder o lugar na fila (parados ou congestionados).

Precisamos por ordem na fila novamente para que esta volte a andar. Não se preocupem com a direção, o importante é tê-la, pois tendo direção dá para montar estratégias e traçar objetivos.

Por enquanto, cautela e cuidado; tiros curtos com objetivos curtos são os mais indicados.

Até amanhã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário