sexta-feira, 30 de março de 2012

Semana Complicada

Semana bastante complicada principalmente para o nosso índice, ibovespa.

Esperava no post desta noite estar trazendo um pouco mais de otimismo para a próxima semana; havíamos deixado grande expectativa para o pregão de hoje em função dos sinais apresentados no último pregão, mas infelizmente não foi o que aconteceu, pelo menos do nosso lado.

Da parte do dow, índice Dow Jones, perfeito sem surpresas. Tinha deixado um martelo no pregão anterior, sinal de fundo e confirmou hoje trazendo expectativa positiva para a próxima semana. Falta pouco para romper o topo da congestão em 12.290 pontos e retomar a tendência de alta; deixou essa expectativa.




Mas do lado de cá o sinal falhou; nosso martelo não confirmou e o pior, quase o anulou.


 As forças baixistas estão falando mais alto, assim como a maioria dos indicadores também apontam nesse sentido. Mas se não temos força para subir, com o dow subindo também fica difícil imaginar nosso índice caindo; podemos iniciar alguma lateralização acima do suporte de 63.900.

Porém se enfraquecer lá fora, o quadro por aqui pode ficar ainda mais perigoso; temos uma projeção em 63.400 pontos que já comentei anteriormente e não quero ir além desse ponto, pelo menos nesse momento.

O dia de hoje até começou promissor. Foi o famoso "me engana que eu gosto!" Eu mesmo acabei fazendo algumas apostas e acabei sendo estopado em operações que seriam para swing-trade; viraram day-trade com preju.

Mercado está perigoso. Sugiro evitar muita exposição, voltar ao mercado de trincheira com tiros curtos. Deu lucro, zera e volta para trás da trincheira tentando pegar outra oportunidade.

Estejam preparados para operações tanto na ponta de compra quanto de venda. Hoje foi um dia tão atípico que muitas operações configuradas para alta caíram e outras na venda subiram. Dia muito confuso.

Vou tentar rastrear algum ativo com melhor configuração, independente se for operação de compra ou de venda, claro que conforme a minha opinião pessoal; já comentei que ainda não concluí todos os exames de certificação do CNPI e por enquanto não posso fazer recomendações nem emitir relatórios.

Mas se achar algo interessante do meu ponto de vista, faço uma newsletter avulsa e envio para vocês.


Bom final-de-semana!

Esfriem a cabeça para estar com o emocional 100% na próxima segunda!

Até lá!

quinta-feira, 29 de março de 2012

Jogaram uma Bóia


Comentei ontem que a natureza é dinâmica e está sempre em transformação. Até ontem a noite o quadro era temeroso. Estávamos no meio de uma tempestade e o nosso barco afundando.

Hoje jogaram uma boia e podemos ser resgatados desse mar revolto.

Hã???? Calma! Estou falando do mercado mesmo! Vamos ver o que mudou:


Dow Jones:


Ontem falei do topo duplo do Dow apontando para baixo, certo? Certo, mas só fica perigoso se perder 13.000. Aí vira um M e pode precipitar bastante, mas enquanto estiver acima ainda é um cenário de congestão. Já começou a melhorar. Congestão é melhor que queda.

Mais o melhor sinal veio no final do pregão. Após se aproximar da base da congestão, o suporte em 13.000 pontos, respeitou-o e começou a voltar deixando um sinal de fundo (martelo). Por enquanto só um sinal, mas que gera expectativa positiva de um repique. Caso se confirme, se prolongue por 1 ou 2 dias e rompa os 12.290 (topo da congestão), retoma a tendência de alta, ou seja, o Dow Jones pode ter feito apenas uma pausa em sua tendência de alta. Diria hoje que as chances estão mais para o cenário lateral/alta do que para uma reversão de tendência.


Ibovespa:


Jogaram outra boia por aqui também. Ainda não anulamos o quadro negativo. Estamos em tendência de baixa, mas, assim como o Dow, ao se aproximar do suporte de 63.900, respeitou-o e voltou, não zerando a queda totalmente, mas também deixando um sinal de fundo (outro martelo) e gerando expectativa de repique. Muitos ativos no dia de hoje também deixaram martelos. Por hora temos a expectativa de um respiro.

E caso o Dow consiga uma boa recuperação e rompa os 12.290 voltando à tendência de alta, será que vamos afundar sozinhos? Não acredito; o Dow se recuperando, provavelmente "estende a mão" e nos resgata. Talvez só tenhamos a resposta na próxima semana dormindo de sexta para segunda pensando na possibilidade, mas deixa o repique chegar primeiro. Amanhã a gente rediscute o assunto!

Até amanhã!

quarta-feira, 28 de março de 2012

Tendência de Baixa no Ibovespa

As preocupações que vinha comentando nos últimos posts acabaram ganhando consistência culminando hoje na reversão de tendência do nosso índice.

Vamos entender o que aconteceu e discutir as perspectivas para o curto prazo.


Começando pelo Dow Jones:


Ontem aventei a possibilidade perigosa de ter deixado um sinal de topo que poderia se transformar em topo duplo caso se confirmasse; confirmou hoje. Agora começa a desenhar um M, figura de impulsão com implicações baixistas; acabou se confirmando: topo confirmado, apontou para baixo e se vier abaixo de 13.000 pontos, eixo do M, aciona figura de queda podendo acelerar na venda.


Índice Bovespa:


Não quero repetir a parte referente aos sinais que acabaram culminando no resultado de hoje, mas trazer o status atual e as suas implicações.

Montamos hoje um pivot de baixa. Perdemos o suporte de 65.500 pontos e iniciamos tendência de baixa no curto prazo; lembrem-se que tendência é feita de topos e fundos, no caso da de baixa, descendentes. Já temos dois topos descendentes: 68.900 e 66.800 e dois fundos descendentes: 65.500 e 64.800; confirmou a mudança de direção.

Temos dois suportes importantes que ainda podem ajudar a frear a queda: 64.800 (testado hoje e conseguindo segurar) e 63.900, mais abaixo.

Quero trazer agora uma técnica que nos ajuda a fazer projeções: Fibonacci. Fibonacci foi um estudioso que, através de observações na natureza conseguiu compreender uma série de fenômenos, como as proporções do corpo humano, a espiral da concha do caracol, a complexidade das árvores com seus galhos e folhas, o movimento das marés; é amplo o estudo e sugiro pesquisarem na internet para se aprofundar mais sobre o assunto.

Vou direto à parte prática aplicada ao nosso ibovespa. O movimento vai de 0 a 100% em ondas, primeiro até 61,8%, retraindo até 38,2% e depois seguindo para os 100%. Se observarem o ibovespa, o movimento começa com o topo em 68.900, fazemos um avanço até 61,8% (fundo de 65.500), recuamos até os 32,8% (topo de 66.800).

Qual o próximo movimento? Partir para os 100%. Se seguirmos dessa forma, a expectativa é de um recuo até 63.400. Vai acontecer? Esse é o cenário de momento, mas precisamos sempre acompanhar mesmo os mais sutis sinais para procurar detectar mudanças de direção e reformular nossas estratégias.

Como sempre, tenho procurado aqui, não somente ser um veículo de informação, mas também repassar técnicas que podem auxiliá-los em uma tomada de decisão.

De momento a única sugestão que faço é que sejam bastante seletivos com as suas operações. Procurem entrar em ativos com tendência bem definida, independente se for de alta ou de baixa, evitem operar repiques e saiam fora de ativos confusos, congestionados e sem uma tendência definida.

Até amanhã!

terça-feira, 27 de março de 2012

Dia Complicado

Mais um dia complicado por aqui. Não bastasse a situação nada confortável que estamos passando, nova preocupação apareceu.

Hoje vou inverter a ordem, começando pelo ibovespa e terminando com o dow.


Índice Bovespa:


Não quero ser repetitivo nos pontos mostrados ontem: divergência de topo no IFR e volume decrescente.

Quero chamar a atenção hoje para um ponto novo que surgiu, referente ao volume.

Antes quero falar rapidamente sobre o comportamento do volume dentro das tendências: o mesmo aumenta nos dias a favor dela e diminui nas correções.

As barras verticais no gráfico acima representam o volume negociado diário. Percebam o que aconteceu. Ontem subimos, certo? Certo. Observem o volume de ontem.

Hoje caímos, certo? Certo? Observem o volume de hoje; maior que o de ontem.

Perceberam onde quero chegar? Mais um complicador apareceu.


Dow Jones:


Até o dia de ontem comentei que o dow estava fazendo tudo certo. Confirmou fundo e seguia firme em sua tendência de alta. Pois bem. No dia de hoje, o recuo apresentado acende uma pequena luz amarela no índice pela região em que se formou, no nível da resistência em 13.260 pontos.

Se esse sinal de topo tivesse aparecido mais acima, não teria problema algum, pois tendência de alta é feita de topos e fundos ascendentes e se comporta em zigue-zagues, mas apareceu no nível da resistência e caso seja confirmado pode dar início à formação de um topo duplo, que poderia sinalizar uma eventual mudança de direção.

O Dow Jones é o carro-chefe mundial e se começar a balançar, ...

Muita atenção no próximo pregão!

Até amanhã!



segunda-feira, 26 de março de 2012

Quase Perfeito

Começo o post de hoje comentando sobre o dia de hoje, mais precisamente pegando as bolsas do Brasil e de Nova York.

Vamos começar pelo Dow Jones:


Na sexta-feira comentei que o Dow Jones havia deixado um sinal de fundo em cima do suporte de 13.030 pontos. Confirmou o sinal hoje e mantém firme a sua tendência de alta. Perfeito!


Índice Bovespa:



Na mesma sexta-feira comentei que o ibovespa estava extremamente sobrevendido e com IFR (índice de força relativa) ao nível de 2 e "clamava" urgente por uma alta. A alta chegou, confirmamos novo fundo e voltamos a apontar para cima sugerindo retomada da alta. Tudo certo? Uebaaaa!

Pera aí, tem um "pelinho" no caminho! Ué, mas não tá tudo certo, fundo confirmado e voltando a olhar para cima? Está, mas tem alguma coisa que não está legal! E o que é? A resposta está em dois indicadores: o próprio IFR e o volume.

Notem na primeira fase da alta, quando tínhamos um canal de alta mais acentuado, tanto o IFR quanto o volume estavam crescentes, perfeito para uma tendência de alta; todo mundo "falando a mesma língua".

E agora? Nessa segunda fase o ibov sugere a continuidade da alta em outro canal de alta com menor inclinação, mas ainda apontando para cima. Mas o IFR e o volume estão caminhando na ponta contrária formando uma divergência de topo. Estaríamos entrando na fase de euforia do ibov?

Para quem está meio perdido sobre o que estou dizendo sugiro dar uma olhada em "Sinais do Fim de Uma Tendência", na seção de estratégias do site.

Por enquanto é apenas um alerta, pois quem "manda" é o gráfico de preços e este continua "mandando comprar", mas ...

Vamos continuar acompanhando e respeitando sempre as estratégias pré-estabelecidas dentro do gerenciamento de risco; cada um tem o seu e principalmente, não esqueçam dos stops; bateu lá, saia. O primeiro prejuízo é sempre o menor assim como o lucro. Se for trade, bateu no "target" zere. Se subir mais, paciência (seu lucro já está no bolso). Novas oportunidades sempre aparecem.

Estou terminando o preparo para conclusão da minha "habilitação" no mercado financeiro (CNPI). São duas provas. A primeira já foi e estou com 50% da certificação. Tão logo conclua os preparativos parto para a segunda e última etapa. Por isso, por enquanto, tudo o que coloco no site, dicas, etc, refletem apenas a minha opinião pessoal. Cada um deve avaliar, refletir e todas as suas próprias decisões.

Até amanhã!

sexta-feira, 23 de março de 2012

Repique Adiado

Não quero fazer o mesmo post longo, amplamente discorrido na noite de ontem. Mudou alguma coisa? Sim, mudou.

Vamos começar pelo Dow Jones:


A análise técnica visa identificar a repetições de padrões. O fechamento de hoje sugere a repetição do padrão imediatamente anterior sugerindo um fundo, ou seja, expectativa de retomar a alta. Corrigiu e deixou um fundo em cima do suporte de 13.030 pontos. Perfeito dentro de sua tendência de alta. Lembrando ainda que o dow é o carro-chefe mundial, ou seja, termina a semana trazendo  expectativa positiva para a próxima semana.

Ibovespa:


Ontem mencionei que havíamos fechado pressionando a linha de tendência de alta do canal de alta e o suporte em 65.900. Acreditava em um expectativa de repique no dia de hoje por conta do suporte e dos indicadores sobrevendidos. Não veio no dia de hoje. Gorou? Não sejamos tão imediatistas.

Reforço ainda a expectativa de repique. Como falei acima, a análise técnica se baseia em repetições de padrões do passado. Vejam o que aconteceu com o ibov quando o IFR (índice de força relativa) atingiu a região de sobrevenda, i.e., abaixo de 30. As regiões assinaladas por círculos mostram situações onde o IFR está sobrevendido. Nem sempre o resultado vem de um dia para outro. Vejam o fundo do final de novembro/2011. Demorou 3 a 4 dias  para sair o repique, mas veio ou não veio? Entenderam o meu otimismo? E ainda temos uma ajuda de fora: o Dow Jones também está "puxando" para cima.

Bom fim-de-semana!

quinta-feira, 22 de março de 2012

Para Onde Vamos?

Hoje quero fazer um post mais técnico do que dissertativo. Tivemos um dia de perdas nos mercados mundiais, vários stops acionados por aqui e muitos de vocês se perguntando: E agora, voltou a tendência de baixa? Não é mais para comprar? Devo vender tudo? E por aí vai. Se deixar, o pessimismo vai correr solto.

Bem, vamos trazer os gráficos à cena e avaliar em conjunto a real situação de momento.

Começo pelo Dow Jones:


O que conseguem ver? É fácil perceber mesmo sem entender de gráficos que está subindo; o dow é o carro-chefe mundial, ou seja, a tendência de alta continua.

Mas é só isso? Não. Tendência é feita de zigue-zagues, no caso da de alta, ascendentes. O dow fez uma correção normal e parou no primeiro suporte importante em 13.030 pontos, antiga resistência rompida e respeitou-a, pelo menos no dia de hoje. E se corrigir mais? Não tem problema, desde que não venha abaixo do fundo anterior em 12.740. Tá tranquilo não está? Ufa! Acho que alguns já estão mais aliviados.

Vamos agora pegar o nosso índice, Ibovespa:


Propositalmente coloquei alguns indicadores ao lado direito do gráfico, mas vamos começar pela parte esquerda do gráfico.

O que conseguem notar de cara? Continua dentro do canal de alta. Alguns vão dizer: É, mas vazou. Tem uma parte escorregando um pouco para baixo. Gente, análise gráfica não é uma ciência exata. Não sendo tão rígidos conseguimos perceber que ainda estamos "brigando" tanto com a linha de tendência de alta quanto com o suporte de 65.900. Podemos dizer que perdeu a briga se voltar a ceder novamente no próximo pregão, mas não hoje.

Vamos aos indicadores:

Até o nível de 66/67.000 pontos, o volume estava crescendo, como mostra o OBV (On Balance Volume), o nome não vem ao caso. Esse volume crescente estava bem condizente com a tendência de alta, que estava bem forte até esse momento. O que aconteceu depois? O volume lateralizou, parou de subir, mas também não caiu. Começamos a corrigir mais forte. O primeiro recuo forte veio após atingirmos 67.800 pontos e o segundo quando bateu em 68.900.

No dia de hoje nem o dow nem o ibov deixaram sinais de fundo, mas vou buscar um outro conceito: sobrecompra e sobrevenda. Vou pegar o IFR (Índice de Força Relativa), que mede a força de compradores e vendedores. Acima de 70 ou 80 dizemos que o mercado ou o ativo está sobrecomprado e abaixo de 30 ou 20, sobrevendido. Dêem uma olhada no valor do IFR. Está ao nível de 2, ou seja, extremamente sobrevendido. Está "clamando" por repique. Se somarmos a isso o fato do ibov estar na base do canal de alta e em cima do suporte de 65.900, gera uma expectativa bem positiva para o próximo pregão.

Até amanhã!

quarta-feira, 21 de março de 2012

Tudo na Mesma


Tudo na mesma. Nem vou colocar o gráfico hoje pois não mudou nada.
Não confirmamos nem anulamos o sinal de fundo deixado no pregão anterior. Continuamos no meio do canal de alta e acima da linha de tendência de alta e do suporte de 65.900.
Nosso objetivo continua em 70.000 pontos.

Temos tido nesses dias, com exceção da segunda-feira, onde tivemos o vencimento de opções, volume muito abaixo da média praticada, em torno de 4 a 5 bilhões de reais, considerado fraco para a bolsa brasileira. Daí se entende o marasmo desses últimos dias.
Amanhã teremos alguns indicadores americanos para serem divulgados com destaque para a taxa de desemprego, último deles de relevância, previsto para as 9:30h, ou seja, quando abrirmos por aqui já estaremos refletindo esses indicadores.
De positivo nesses dias, são as oportunidades de compra que tem aparecido com vários ativos deixando sinais de fundo. Hoje por exemplo, com CPFE3 e UGPA3, no intraday, entre outras. Só que para estas e muitas outras operações já em andamento possam evoluir é preciso que o nosso carro-chefe, ibovespa, volte a se movimentar.
Estamos nessa expectativa.

Até amanhã pessoal!

terça-feira, 20 de março de 2012

Cair para Ganhar Força

Dois dias parados praticamente sem sair do lugar, nos movimentamos hoje e para baixo. Ruim? Talvez não.

A boa recuperação ao longo do dia, mesmo não revertendo a queda pode ter dado força ao mercado para seguir rumo ao objetivo em 70.000 pontos.


Estamos bem no meio do novo canal de alta e podemos ter deixado um sinal de fundo nesse último pregão, mas ainda temos mais "gordura para queimar" se for necessário. Estamos acima da LTA (linha de tendência de alta) e do suporte em 65.900 pontos.

Caímos hoje, mas ao que tudo indica para ganhar forças e buscar os 70.000 pontos.

Até amanhã!

segunda-feira, 19 de março de 2012

Freio de Mão Puxado

Mercados puxaram o freio de mão no dia de hoje: muitos fechamentos próximos do zero-a-zero.

A agenda fraca do dia, mesmo com o vencimento de opções por aqui, não contribuiu para animar nosso mercado.

De qualquer forma, o mercado continua comprador e do nosso lado, fica bastante claro nosso objetivo de alta em 70.000 pontos.


Podemos seguir de forma lenta até lá ou, ocorrendo uma realização mais forte e eventualmente se aproximando da nova lta (linha de tendência de alta), poderíamos ganhar força e velocidade novamente. O resultado final seria o mesmo, 70.000 pontos.

O mais importante de qualquer forma é a "cara" do gráfico. Alguém ainda tem alguma dúvida que estamos subindo?

Até amanhã!

sexta-feira, 16 de março de 2012

Euforia

Hoje quero fazer um post diferente e retomar alguns conceitos da teoria de Charles Dow sobre as tendências.

Vou pegar como exemplo a tendência de alta, seguindo nosso ibov. Antes de me adiantar no assunto, quero deixar claro que o ibov como índice, está bem firme em sua tendência de alta, mas o mesmo pode não estar ocorrendo com alguns papeis, que começam a mostrar sinais de cansaço.

Bom, vou começar relembrando alguns conceitos de como se inicia uma tendência de alta:

Após um período de baixa, os preços começam a se estabilizar. Surgem algumas tentativas de alta. Nesta fase, os grandes players começam a entrar no jogo. Ainda não há sinais claros de mudança de tendência. Após a primeira alta com um recuo, mas deixando um fundo em um patamar acima do último começa a segunda fase, ou onda 3. É nesta fase que aparecem os primeiros sinais gráficos e onde devemos nos posicionar e surfar a onda. À medida que "a notícia" vai se espalhando e todos começam a comentar sobre determinado ativo que "só sobe", os grandes começam lentamente a se desfazer das posições enquanto que os pequenos começam a entrar. Os indícios dessa fase vem através do volume, que começa a diminuir.

Vocês já viram em várias análises que faço, onde costumo traçar linhas de tendência e canais para tentar rastrear o movimento dos preços, sugestões de entrada em determinados papeis por estarem próximos desses divisores. Como estou falando de alta, vou me concentrar nas linhas de tendência de alta, formada a partir dos últimos fundos.

Vou colocar um exemplo real do dia de hoje em que eu mesmo pensei em fazer uma entrada, mas o ativo enfraqueceu no final e me fez rever estes conceitos que estou dividindo com vocês. No caso, coloco aqui Lojas Renner (LREN3).


Notem que após muita oscilação lá embaixo, o ativo finalmente engrenou numa boa tendência de alta. Percebam nos indicadores abaixo, o OBV, que mede o aumento de volume, a alta seguindo e o OBV aumentando, tudo perfeito, mas notem uma sutil mudança de direção no movimento, canal em azul e o que ocorre com o volume? Diminuindo. Lembram do que eu acabei de falar? Podemos estar entrando na fase de euforia, prenúncio de uma eventual mudança de direção novamente.

E se olharem com mais cuidado vão encontrar mais exemplos com outros ativos. Façam suas análises e tirem suas proprias conclusões. Só quis ser um pouco didático hoje. Espero não ter confundido a cabeça de vocês.

Bom fim-de-semana!

quinta-feira, 15 de março de 2012

Direções Opostas

No pregão anterior tanto o Ibovespa quanto o Dow Jones haviam deixado sinalizações gráficas que poderiam significar topo, face à última forte alta.

Ibovespa realmente confirmou topo hoje sinalizando alguma realização, mas o Dow Jones anulou o sinal rompendo para cima.



Alguém vai ter que se ajustar com alguém. Quem vocês acham que se ajusta com quem? Dow segue o Ibov ou Ibov segue o Dow?

Quem é o carro-chefe mundial? Dow Jones, logo ...

Independente de ajustes, uma coisa precisa ficar claro: tanto o Ibovespa como o Dow Jones estão em tendência de alta. Realizações fazem parte da tendência, que é feita de topos e fundos e no caso da de alta, ascendentes.

Hoje, com o dia negativo, uma série de papeis deixaram sinais de fundo sugerindo entradas. Um que me lembro agora de cabeça foi Pão de Açúcar, PCAR4. Comentei ao longo do dia do martelo que estava se formando quando ainda estava sendo negociado na faixa de R$ 63,00; fechou com um martelaço. É um ativo que tem uma boa tendência de alta de médio prazo, mas coloquei este só para exemplificar. Quase todos os dias, boas oportunidades de compra tem aparecido.

Disse compra porque o mercado está comprador e as melhores oportunidades de operação, não day-trade, para prazos maiores, swing-trade ou position estão nessa direção.

Até amanhã pessoal!

terça-feira, 13 de março de 2012

Alta Consolidada

Em um dia onde os indicadores divulgados vieram acima das expectativas sinalizando que a economia mundial pode estar se recuperando, tivemos um dia positivo nas principais bolsas mundiais.


Mais importante que o dia foram os números de fechamento, principalmente do Dow Jones e Ibovespa: o Dow rompendo de uma só vez o topo da sua congestão em 13.055 e depois a resistência dos 13.130 pontos e o Ibovespa rompendo os 67.800 pontos.




O rompimento dos pontos citados, tanto pelo Dow quanto pelo Ibov, consolidam novamente a tendência de alta nos dois mercados.

Do lado de cá o recado foi dado: estamos indo em busca dos 70.000 pontos e por que não falar também no antigo topo histórico do Ibovespa em 73.900 pontos? Pode ser nosso próximo objetivo de alta tão logo vençamos os 70.000 pontos.

Aproveito para falar aqui um pouco hoje sobre Petrobras e Vale, carros-chefes do nosso índice:

- PETR4
  • Está lutando com "unhas e dentes" para segurar a sua tendência de alta no médio prazo. Pela segunda vez consecutiva corrigiu até a linha de tendência de alta do médio prazo e voltou com força. Ainda tem resistências importantes a vencer, como 25,30 e 25,90, para retomar a tendência de alta, mas mostra muita disposição para pelo menos "brigar" por elas
- VALE5
  • Esta ainda está bem confusa: baixa no curto prazo, mas com a forte alta apresentada neste pregão começa a demonstrar sinais de recuperação, sinais esses que já apareceram no intraday, com um grande W no gráfico de 60 minutos sendo desenhado e acionado. Uma nova tendência, eventualmente pode aparecer neste tempo gráfico e depois repassar para o gráfico diário. Por enquanto ainda não arrisco uma compra no ativo, mas quem está dentro pode ir administrando os stops nesse repique. Uma nova correção com sinal de fundo pode já gerar uma entrada na compra e pode vir o primeiro sinal novamente no gráfico de 60 minutos.

Durmo mais tranquilo hoje, independente do que ocorrer no próximo pregão. Retomamos a tendência de alta e temos espaço para os zigue-zagues naturais da tendência.


Até amanhã!
 
 

segunda-feira, 12 de março de 2012

Indecisão

Acendemos uma pequena luz amarela no ibovespa. Confirmamos aquele sinalzinho de topo que havia comentado no último pregão.


Apesar da confirmação, não acredito em um cenário de queda e sim em um momento de congestão entre 64.900 e 67.800 e com chances maiores de romper a mesma para cima; cenário parecido se passa com o Dow Jones, só que para este, a congestão está entre 12.740 e 13.060.

Para o ibovespa, volta a ficar em um cenário mais tranquilo de alta, acima de 67.800, onde mira os 70.000.

Até amanhã!

sábado, 10 de março de 2012

Pequena Luz Amarela Acesa

Depois de um começo complicado de semana, um grande susto na terça-feira com uma queda forte do ibovespa chegando a bater em um único pregão no suporte de 65.000, conseguimos boa recuperação nos dois pregões seguintes, mas acendemos uma pequena luz amarela na sexta-feira.


Percebam vocês que ainda não conseguimos romper a resistência em 67.800. No último pregão da semana acabamos deixando um candle de topo abaixo desta resistência. Caso o mesmo seja confirmado no próximo pregão, forma uma falha na atual tendência de alta do ibovespa, um topo descendente e acende uma pequena luz amarela.

Por enquanto é apenas um sinal, que pode ou não ser confirmado, mas que fez com que a semana terminasse em suspense.

Caso o mesmo tivesse se formado acima da resistência citada, não causaria nenhuma preocupação, pois tendência é feita de zigue-zagues, no caso da de alta, ascendentes, mas se formou abaixo da mesma, sinal de alerta.

Vamos continuar acompanhando e quem sabe não passa de mais um susto novamente, mas ...

Bom fim-de-semana!

quinta-feira, 8 de março de 2012

quarta-feira, 7 de março de 2012

Apenas um Susto

Ontem comentei no título: Susto ou Reversão de Tendência?

Parece que estamos caminhando para a primeira alternativa. Não dá ainda para comemorar, mas pelo menos já dá para esboçar um sorriso meio tímido.

O suporte nos 65.000 pontos está se mostrando forte.


Mercado ainda pede alguma cautela, mas já dá para respirar mais. Precisamos de mais um dia assim para retomar o otimismo totalmente.

Já deixei uma setinha no gráfico, apontando para os 70.000. É para lá que queremos seguir.

Até amanhã pessoal!

terça-feira, 6 de março de 2012

Susto ou Reversão de Tendência

A forte queda apresentada não apenas no nosso pregão, mas ao longo do mundo veio de surpresa pela intensidade do movimento.

E o que levou este forte movimento? Posso sintetizar em dois pontos principais: China com encolhimento no crescimento e Grécia, necessitando de mais ajuda.

Vamos aos números de hoje:


Parece até uma ironia, enquanto o mundo todo com forte baixas, a Grécia, centro das atenções, fechando no azul, mas dá para se perceber como foi um dia pesado para os mercados.

Voltando ao nosso mercado, como ficou a situação do ibovespa?



 
Complicou. A intensidade da queda passando batido pelo primeiro suporte e vindo parar direto no suporte mais forte em 65.000 em um único dia surpreendeu negativamente.

E como ficamos?

Se tivermos uma alta forte amanhã poderemos respirar aliviados e dizer: foi só um susto.

Mas e se voltar a cair e perder os 65.000? Neste caso desconfiguraremos a tendência de alta e pode ser o primeiro sinal para uma eventual reversão de tendência.

Provavelmente teremos um dia decisivo amanhã.

Neste momento de suspense a recomendação é manter as estratégias pré-estabelecidas, apertar os stops onde for possível e ser mais seletivo com novas entradas, procurar dar "tiros curtos" até que se possa ter uma definição melhor do quadro.

Terminamos em suspense hoje de olho no próximo capítulo!

Até amanhã!

sábado, 3 de março de 2012

Pegar a Faca Caindo, é Bom?

Depende. Num primeiro momento a resposta é não. Se estamos pensando em uma compra, o mais aconselhável é aguardar um sinal de fundo.

Mas há casos em que o sinal de fundo não aparece, ativo cai num dia e no outro volta forte e dizemos: fez fundo, mas aí já foi, subiu muito e agora o stop ficou caro, fica para a próxima.

Quero trabalhar justamente nestas situações em que talvez, valha a pena assumir o risco e pegar a faca caindo.

Selecionei um caso para estudo, com SULA11:


Vamos analisá-la:

  1. A primeira vista o que dá para notar é que tem uma grande figura de impulsão em forma de W que sugere movimentação positiva. Consigo traçar um alvo em 20,50.

  2. Dá para perceber que o ativo em uma boa LTA (linha de tendência de alta) de médio prazo, desenhada passando pelos fundos mais importantes.

  3. A partir dos últimos topos consigo estimar um timing para conclusão do objetivo, em torno de 1 mês e meio.

  4. A correção do último pregão parou no nível do eixo do W.

  5. Também no CP (curto prazo) vem fazendo topos e fundos ascendentes; está em TA (tendência de alta).

Temos 05 bons motivos para pensar que talvez valha a pena arriscar uma compra, mas ainda falta um último item, mais importante para toda a estratégia, que é definir o stop.

Como mostrei, SULA11 ainda não tem sinal de fundo, ou seja, apesar de toda a expectativa positiva para buscar o objetivo traçado, falta esse fundo para podermos precisar o nosso stop.

Como ainda não o temos, peguei 02 fundos já coinfirmados e estou sugerindo dois possíveis stops: o primeiro em 17,40 e o segundo em 16,85. A escolha vai depender do perfil de cada investidor e a partir dele, definir o lote a ser adquirido de acordo com o gerenciamento de risco.

Independente do stop escolhido, a ideia é, assim que confirmar novo fundo, alocar o stop para pouco abaixo deste.

Bem, fica aí a minha sugestão, lembrando que, como ainda não tenho o CNPI, não posso fazer recomendações nem emitir relatórios; expresso apenas a minha opinião pessoal e cada um deve fazer a sua avaliação pessoal.

Até a próxima!

sexta-feira, 2 de março de 2012

Descolamento

No último post deixei um questionamento em aberto e acho que foi perfeitamente respondido a todos vocês. Isto é análise gráfica, não é bola de cristal, futurologia, nada disto.

Trata-se do estudo de padrões gráficos baseados em movimentos no passado que podem ser projetados ou prognosticados para o presente mediantes diferentes técnicas de análise.

A análise técnica nos indica o movimento mais provável no gráfico de preços, mas lembrem-se que o mercado é soberano e a decisão final está sempre nas mãos dele e não nas nossas.



Demonstrei duas técnicas: simetria e figura que corroboraram na mesma direção - rompimento da resistência - chances de sair por cima estavam mais fortes e o mercado correspondeu.

Rompemos para cima, consolidamos nossa tendência de alta e ainda acabamos nos descolando com relação aos mercados lá de fora, mais especificamente com o Dow Jones.

Não me perguntem o que vai acontecer na próxima semana. Não tenho essa resposta, mas o que posso dizer é que temos espaço para realizar, mas independente de tudo, deixamos um recado:

70.000 pontos, nos aguarde, os 67.000 já foram!

Bom fim-de-semana!