quinta-feira, 22 de março de 2012

Para Onde Vamos?

Hoje quero fazer um post mais técnico do que dissertativo. Tivemos um dia de perdas nos mercados mundiais, vários stops acionados por aqui e muitos de vocês se perguntando: E agora, voltou a tendência de baixa? Não é mais para comprar? Devo vender tudo? E por aí vai. Se deixar, o pessimismo vai correr solto.

Bem, vamos trazer os gráficos à cena e avaliar em conjunto a real situação de momento.

Começo pelo Dow Jones:


O que conseguem ver? É fácil perceber mesmo sem entender de gráficos que está subindo; o dow é o carro-chefe mundial, ou seja, a tendência de alta continua.

Mas é só isso? Não. Tendência é feita de zigue-zagues, no caso da de alta, ascendentes. O dow fez uma correção normal e parou no primeiro suporte importante em 13.030 pontos, antiga resistência rompida e respeitou-a, pelo menos no dia de hoje. E se corrigir mais? Não tem problema, desde que não venha abaixo do fundo anterior em 12.740. Tá tranquilo não está? Ufa! Acho que alguns já estão mais aliviados.

Vamos agora pegar o nosso índice, Ibovespa:


Propositalmente coloquei alguns indicadores ao lado direito do gráfico, mas vamos começar pela parte esquerda do gráfico.

O que conseguem notar de cara? Continua dentro do canal de alta. Alguns vão dizer: É, mas vazou. Tem uma parte escorregando um pouco para baixo. Gente, análise gráfica não é uma ciência exata. Não sendo tão rígidos conseguimos perceber que ainda estamos "brigando" tanto com a linha de tendência de alta quanto com o suporte de 65.900. Podemos dizer que perdeu a briga se voltar a ceder novamente no próximo pregão, mas não hoje.

Vamos aos indicadores:

Até o nível de 66/67.000 pontos, o volume estava crescendo, como mostra o OBV (On Balance Volume), o nome não vem ao caso. Esse volume crescente estava bem condizente com a tendência de alta, que estava bem forte até esse momento. O que aconteceu depois? O volume lateralizou, parou de subir, mas também não caiu. Começamos a corrigir mais forte. O primeiro recuo forte veio após atingirmos 67.800 pontos e o segundo quando bateu em 68.900.

No dia de hoje nem o dow nem o ibov deixaram sinais de fundo, mas vou buscar um outro conceito: sobrecompra e sobrevenda. Vou pegar o IFR (Índice de Força Relativa), que mede a força de compradores e vendedores. Acima de 70 ou 80 dizemos que o mercado ou o ativo está sobrecomprado e abaixo de 30 ou 20, sobrevendido. Dêem uma olhada no valor do IFR. Está ao nível de 2, ou seja, extremamente sobrevendido. Está "clamando" por repique. Se somarmos a isso o fato do ibov estar na base do canal de alta e em cima do suporte de 65.900, gera uma expectativa bem positiva para o próximo pregão.

Até amanhã!

Um comentário:

  1. Excelente análise...VQV

    Eu acho que so vai comecar a cair pra valer no meis de maio..mas ate la muitos trades felizes...

    ResponderExcluir