Depende. Num primeiro momento a resposta é não. Se estamos pensando em uma compra, o mais aconselhável é aguardar um sinal de fundo.
Mas há casos em que o sinal de fundo não aparece, ativo cai num dia e no outro volta forte e dizemos: fez fundo, mas aí já foi, subiu muito e agora o stop ficou caro, fica para a próxima.
Quero trabalhar justamente nestas situações em que talvez, valha a pena assumir o risco e pegar a faca caindo.
Selecionei um caso para estudo, com SULA11:
Vamos analisá-la:
- A primeira vista o que dá para notar é que tem uma grande figura de impulsão em forma de W que sugere movimentação positiva. Consigo traçar um alvo em 20,50.
- Dá para perceber que o ativo em uma boa LTA (linha de tendência de alta) de médio prazo, desenhada passando pelos fundos mais importantes.
- A partir dos últimos topos consigo estimar um timing para conclusão do objetivo, em torno de 1 mês e meio.
- A correção do último pregão parou no nível do eixo do W.
- Também no CP (curto prazo) vem fazendo topos e fundos ascendentes; está em TA (tendência de alta).
Temos 05 bons motivos para pensar que talvez valha a pena arriscar uma compra, mas ainda falta um último item, mais importante para toda a estratégia, que é definir o stop.
Como mostrei, SULA11 ainda não tem sinal de fundo, ou seja, apesar de toda a expectativa positiva para buscar o objetivo traçado, falta esse fundo para podermos precisar o nosso stop.
Como ainda não o temos, peguei 02 fundos já coinfirmados e estou sugerindo dois possíveis stops: o primeiro em 17,40 e o segundo em 16,85. A escolha vai depender do perfil de cada investidor e a partir dele, definir o lote a ser adquirido de acordo com o gerenciamento de risco.
Independente do stop escolhido, a ideia é, assim que confirmar novo fundo, alocar o stop para pouco abaixo deste.
Bem, fica aí a minha sugestão, lembrando que, como ainda não tenho o CNPI, não posso fazer recomendações nem emitir relatórios; expresso apenas a minha opinião pessoal e cada um deve fazer a sua avaliação pessoal.
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário