No último post deixei um questionamento em aberto e acho que foi perfeitamente respondido a todos vocês. Isto é análise gráfica, não é bola de cristal, futurologia, nada disto.
Trata-se do estudo de padrões gráficos baseados em movimentos no passado que podem ser projetados ou prognosticados para o presente mediantes diferentes técnicas de análise.
A análise técnica nos indica o movimento mais provável no gráfico de preços, mas lembrem-se que o mercado é soberano e a decisão final está sempre nas mãos dele e não nas nossas.
Demonstrei duas técnicas: simetria e figura que corroboraram na mesma direção - rompimento da resistência - chances de sair por cima estavam mais fortes e o mercado correspondeu.
Rompemos para cima, consolidamos nossa tendência de alta e ainda acabamos nos descolando com relação aos mercados lá de fora, mais especificamente com o Dow Jones.
Não me perguntem o que vai acontecer na próxima semana. Não tenho essa resposta, mas o que posso dizer é que temos espaço para realizar, mas independente de tudo, deixamos um recado:
70.000 pontos, nos aguarde, os 67.000 já foram!
Bom fim-de-semana!
Boa noite Evandro,
ResponderExcluirQuero agradecer pelo blog e as boas dicas no forum da rico. Tenho uma duvida referente sobre essa pontuacao do ibov 70.000. Eu sei que é bom mas nao consigo explicar o porque. Gostaria de saber se no historia do ibov ja alcancou os 100.000 pontos? se alcancar o que aconteceria? e porque Down Jones esta nos 12.000 pontos. um grande abraço!!!
A máxima pontuação atingida pelo ibov foi de 73.920, em 29/05/2008. É um sistema onde cada ação tem um peso no índice, de acordo com a sua liquidez e são convertidas em pontos. A soma de todas elas gera a pontuação do índice bovespa. Não tem teto. Pode chegar a 100.000, 200.000, etc. As condições de mercado é que vão determinar o aumento ou redução da pontuação. O Dow Jones hoje está trabalhando na faixa próxima aos 13.000. Em teoria seriam mercados diferentes e "cada um por si", mas não é bem assim. Vivemos em uma economia globalizada, as empresas tem presença em diversos países, comércio internacional, tudo acaba se integrando e acabam convergindo em uma única direção.
ResponderExcluirO mundo hoje costuma seguir o carro-chefe mundial, Dow Jones. Nesta semana seguimos em frente, subimos e o Dow ficou, descolamos. A pergunta é: por quanto tempo? Voltando ao foco, o Dow Jones considera pesos iguais para as empresas que compõem o índice, que também são convertidas em pontos e também pode continuar subindo ou começar a cair de acordo com as condições de mercado. Um abraço!