Não quero fazer o mesmo post longo, amplamente discorrido na noite de ontem. Mudou alguma coisa? Sim, mudou.
Vamos começar pelo Dow Jones:
A análise técnica visa identificar a repetições de padrões. O fechamento de hoje sugere a repetição do padrão imediatamente anterior sugerindo um fundo, ou seja, expectativa de retomar a alta. Corrigiu e deixou um fundo em cima do suporte de 13.030 pontos. Perfeito dentro de sua tendência de alta. Lembrando ainda que o dow é o carro-chefe mundial, ou seja, termina a semana trazendo expectativa positiva para a próxima semana.
Ibovespa:
Ontem mencionei que havíamos fechado pressionando a linha de tendência de alta do canal de alta e o suporte em 65.900. Acreditava em um expectativa de repique no dia de hoje por conta do suporte e dos indicadores sobrevendidos. Não veio no dia de hoje. Gorou? Não sejamos tão imediatistas.
Reforço ainda a expectativa de repique. Como falei acima, a análise técnica se baseia em repetições de padrões do passado. Vejam o que aconteceu com o ibov quando o IFR (índice de força relativa) atingiu a região de sobrevenda, i.e., abaixo de 30. As regiões assinaladas por círculos mostram situações onde o IFR está sobrevendido. Nem sempre o resultado vem de um dia para outro. Vejam o fundo do final de novembro/2011. Demorou 3 a 4 dias para sair o repique, mas veio ou não veio? Entenderam o meu otimismo? E ainda temos uma ajuda de fora: o Dow Jones também está "puxando" para cima.
Bom fim-de-semana!
Nenhum comentário:
Postar um comentário