Comentei ontem que a natureza é dinâmica e está sempre em transformação. Até ontem a noite o quadro era temeroso. Estávamos no meio de uma tempestade e o nosso barco afundando.
Hoje jogaram uma boia e podemos ser resgatados desse mar revolto.
Hã???? Calma! Estou falando do mercado mesmo! Vamos ver o que mudou:
Dow Jones:
Ontem falei do topo duplo do Dow apontando para baixo, certo? Certo, mas só fica perigoso se perder 13.000. Aí vira um M e pode precipitar bastante, mas enquanto estiver acima ainda é um cenário de congestão. Já começou a melhorar. Congestão é melhor que queda.
Mais o melhor sinal veio no final do pregão. Após se aproximar da base da congestão, o suporte em 13.000 pontos, respeitou-o e começou a voltar deixando um sinal de fundo (martelo). Por enquanto só um sinal, mas que gera expectativa positiva de um repique. Caso se confirme, se prolongue por 1 ou 2 dias e rompa os 12.290 (topo da congestão), retoma a tendência de alta, ou seja, o Dow Jones pode ter feito apenas uma pausa em sua tendência de alta. Diria hoje que as chances estão mais para o cenário lateral/alta do que para uma reversão de tendência.
Ibovespa:
Jogaram outra boia por aqui também. Ainda não anulamos o quadro negativo. Estamos em tendência de baixa, mas, assim como o Dow, ao se aproximar do suporte de 63.900, respeitou-o e voltou, não zerando a queda totalmente, mas também deixando um sinal de fundo (outro martelo) e gerando expectativa de repique. Muitos ativos no dia de hoje também deixaram martelos. Por hora temos a expectativa de um respiro.
E caso o Dow consiga uma boa recuperação e rompa os 12.290 voltando à tendência de alta, será que vamos afundar sozinhos? Não acredito; o Dow se recuperando, provavelmente "estende a mão" e nos resgata. Talvez só tenhamos a resposta na próxima semana dormindo de sexta para segunda pensando na possibilidade, mas deixa o repique chegar primeiro. Amanhã a gente rediscute o assunto!
Até amanhã!
Nenhum comentário:
Postar um comentário