Mais um dia complicado por aqui. Não bastasse a situação nada confortável que estamos passando, nova preocupação apareceu.
Hoje vou inverter a ordem, começando pelo ibovespa e terminando com o dow.
Índice Bovespa:
Não quero ser repetitivo nos pontos mostrados ontem: divergência de topo no IFR e volume decrescente.
Quero chamar a atenção hoje para um ponto novo que surgiu, referente ao volume.
Antes quero falar rapidamente sobre o comportamento do volume dentro das tendências: o mesmo aumenta nos dias a favor dela e diminui nas correções.
As barras verticais no gráfico acima representam o volume negociado diário. Percebam o que aconteceu. Ontem subimos, certo? Certo. Observem o volume de ontem.
Hoje caímos, certo? Certo? Observem o volume de hoje; maior que o de ontem.
Perceberam onde quero chegar? Mais um complicador apareceu.
Dow Jones:
Até o dia de ontem comentei que o dow estava fazendo tudo certo. Confirmou fundo e seguia firme em sua tendência de alta. Pois bem. No dia de hoje, o recuo apresentado acende uma pequena luz amarela no índice pela região em que se formou, no nível da resistência em 13.260 pontos.
Se esse sinal de topo tivesse aparecido mais acima, não teria problema algum, pois tendência de alta é feita de topos e fundos ascendentes e se comporta em zigue-zagues, mas apareceu no nível da resistência e caso seja confirmado pode dar início à formação de um topo duplo, que poderia sinalizar uma eventual mudança de direção.
O Dow Jones é o carro-chefe mundial e se começar a balançar, ...
Muita atenção no próximo pregão!
Até amanhã!
Nenhum comentário:
Postar um comentário