Hoje quero fazer um post diferente e retomar alguns conceitos da teoria de Charles Dow sobre as tendências.
Vou pegar como exemplo a tendência de alta, seguindo nosso ibov. Antes de me adiantar no assunto, quero deixar claro que o ibov como índice, está bem firme em sua tendência de alta, mas o mesmo pode não estar ocorrendo com alguns papeis, que começam a mostrar sinais de cansaço.
Bom, vou começar relembrando alguns conceitos de como se inicia uma tendência de alta:
Após um período de baixa, os preços começam a se estabilizar. Surgem algumas tentativas de alta. Nesta fase, os grandes players começam a entrar no jogo. Ainda não há sinais claros de mudança de tendência. Após a primeira alta com um recuo, mas deixando um fundo em um patamar acima do último começa a segunda fase, ou onda 3. É nesta fase que aparecem os primeiros sinais gráficos e onde devemos nos posicionar e surfar a onda. À medida que "a notícia" vai se espalhando e todos começam a comentar sobre determinado ativo que "só sobe", os grandes começam lentamente a se desfazer das posições enquanto que os pequenos começam a entrar. Os indícios dessa fase vem através do volume, que começa a diminuir.
Vocês já viram em várias análises que faço, onde costumo traçar linhas de tendência e canais para tentar rastrear o movimento dos preços, sugestões de entrada em determinados papeis por estarem próximos desses divisores. Como estou falando de alta, vou me concentrar nas linhas de tendência de alta, formada a partir dos últimos fundos.
Vou colocar um exemplo real do dia de hoje em que eu mesmo pensei em fazer uma entrada, mas o ativo enfraqueceu no final e me fez rever estes conceitos que estou dividindo com vocês. No caso, coloco aqui Lojas Renner (LREN3).
Notem que após muita oscilação lá embaixo, o ativo finalmente engrenou numa boa tendência de alta. Percebam nos indicadores abaixo, o OBV, que mede o aumento de volume, a alta seguindo e o OBV aumentando, tudo perfeito, mas notem uma sutil mudança de direção no movimento, canal em azul e o que ocorre com o volume? Diminuindo. Lembram do que eu acabei de falar? Podemos estar entrando na fase de euforia, prenúncio de uma eventual mudança de direção novamente.
E se olharem com mais cuidado vão encontrar mais exemplos com outros ativos. Façam suas análises e tirem suas proprias conclusões. Só quis ser um pouco didático hoje. Espero não ter confundido a cabeça de vocês.
Bom fim-de-semana!
Não confundiu não Evandro...foi claro até demais!!
ResponderExcluirSó faltou dizer a média que vc plotou no OBV!
Abraço!