Em um dia onde os indicadores divulgados vieram acima das expectativas sinalizando que a economia mundial pode estar se recuperando, tivemos um dia positivo nas principais bolsas mundiais.
Mais importante que o dia foram os números de fechamento, principalmente do Dow Jones e Ibovespa: o Dow rompendo de uma só vez o topo da sua congestão em 13.055 e depois a resistência dos 13.130 pontos e o Ibovespa rompendo os 67.800 pontos.
O rompimento dos pontos citados, tanto pelo Dow quanto pelo Ibov, consolidam novamente a tendência de alta nos dois mercados.
Do lado de cá o recado foi dado: estamos indo em busca dos 70.000 pontos e por que não falar também no antigo topo histórico do Ibovespa em 73.900 pontos? Pode ser nosso próximo objetivo de alta tão logo vençamos os 70.000 pontos.
Aproveito para falar aqui um pouco hoje sobre Petrobras e Vale, carros-chefes do nosso índice:
- PETR4
- Está lutando com "unhas e dentes" para segurar a sua tendência de alta no médio prazo. Pela segunda vez consecutiva corrigiu até a linha de tendência de alta do médio prazo e voltou com força. Ainda tem resistências importantes a vencer, como 25,30 e 25,90, para retomar a tendência de alta, mas mostra muita disposição para pelo menos "brigar" por elas
- VALE5
- Esta ainda está bem confusa: baixa no curto prazo, mas com a forte alta apresentada neste pregão começa a demonstrar sinais de recuperação, sinais esses que já apareceram no intraday, com um grande W no gráfico de 60 minutos sendo desenhado e acionado. Uma nova tendência, eventualmente pode aparecer neste tempo gráfico e depois repassar para o gráfico diário. Por enquanto ainda não arrisco uma compra no ativo, mas quem está dentro pode ir administrando os stops nesse repique. Uma nova correção com sinal de fundo pode já gerar uma entrada na compra e pode vir o primeiro sinal novamente no gráfico de 60 minutos.
Durmo mais tranquilo hoje, independente do que ocorrer no próximo pregão. Retomamos a tendência de alta e temos espaço para os zigue-zagues naturais da tendência.
Até amanhã!
Nenhum comentário:
Postar um comentário